terça-feira, 17 de janeiro de 2017

REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO LUÍS É URGENTE



Temos uma extraordinária expectativa de que a região que se convencionou ser a Região Metropolitana de São Luís vai receber enormes investimentos estruturantes em uma perspectiva de poucos anos. A Assembleia Legislativa já aprovou a lei que cria a Região Metropolitana de São Luís (RMSL), que fora enviada pelo executivo, em matéria relatada pelo deputado Eduardo Braide. Farão parte da RMSL 13 municípios, incluindo alguns da região do Munim.

Desconhecer o que está previsto na região e não fazer nada seria cometer um erro muito sério. Precisamos nos preparar para uma mudança profunda ali, muito grande mesmo, e com força suficiente para modificar inteiramente as condições socioeconômicas hoje existentes na região. Esses investimentos são tão expressivos que, na verdade, influenciarão, de maneira profunda, a estrutura social e econômica de todo o estado.

São investimentos significativos para qualquer região do planeta, bilhões de dólares em iniciativas estruturantes, que têm um poder de multiplicação enorme em importantes cadeias produtivas.

O que poderá acontecer então nessas regiões? 

Certamente estudos e muitos debates terão que acontecer, mesmo que discretamente, pelo menos no começo. Mas não poderemos nos omitir, sob pena de não aproveitarmos plenamente a grande oportunidade que tanto lutamos para tornar realidade.

Poderíamos falar aqui apenas em uma das nossas necessidades: a formação de pessoal especializado, para que homens e mulheres maranhenses estejam preparados convenientemente para ocuparem um grande número das vagas que serão ofertadas nesses empreendimentos. E a necessidade de moradias, escritórios, infraestrutura viária, transporte, aeroportos, portos, distritos industriais, etc.?

Ou será que teremos, por precaução, que esperar tudo começar para nos movermos? Sim, poderemos fazer isso, mas os estudos que nos mostrarão os cenários futuros não podem esperar. Quanto antes conhecermos o que poderá acontecer e principalmente o que teremos que fazer, melhor. Dessa forma, é fundamental começarmos logo a realizar os estudos necessários, feitos por gente capaz, agregando gente da iniciativa privada e das nossas universidades públicas, como a UFMA e a UEMA.

Mas o que tem a Região Metropolitana a ver com isso? 

Ela tem muito a ver, pois essa região, que envolverá uma expressiva população, precisa de legislação homogênea simplificada que atraia e não afaste futuros investidores. Além disso, que também possa facilitar a busca de apoios para sensibilizar o governo federal a fim de viabilizar investimentos para as áreas de saúde, educação, transporte e segurança. A Região Metropolitana, se bem dirigida, poderá atrair muitas empresas de todos os tamanhos e também facilitará a atração de investimentos para saneamento básico e treinamento de pessoal. Se cada um, ao contrário, agir isoladamente, isso poderá, inclusive, abrir uma guerra entre os municípios. Isto acabará por prejudicá-los e tornar caótico o desenvolvimento da região. Muitos prefeitos estão preocupados com esse assunto, como Luís Fernando, de São José de Ribamar; Irlahi, de Rosário, Dr. Hilton, de Santa Rita e Fernanda, de Bacabeira, entre outros. Bem como muitos deputados estaduais e federais.

E, claro, o governador Flávio Dino, que enviou a Lei para votação na Assembleia Legislativa e sabe o que isso significa.

A verdade é que temos tempo e gente preparada para estudar o assunto.

Esses estudos serão fundamentais para que posamos conseguir junto ao governo federal e em instituições internacionais a ajuda necessária para o melhor aproveitamento possível dessa grande oportunidade que temos diante de nós.

A bancada federal pode dar novamente uma grande contribuição ao nosso estado. Da mesma forma como o fizemos ao conseguir resolver a já quase crônica questão da duplicação da BR-135 até Bacabeira. E fizemos mais: conseguimos estender a duplicação até Miranda, uma necessidade absoluta, sem dúvidas.

Conseguimos também resolver a conclusão da pavimentação entre Presidente Dutra e Timon, que estava paralisada há mais de trinta anos. Este trecho contara apenas, durante todo esse tempo, com os 25 quilômetros saindo de Presidente Dutra, que mandei fazer quando fui Ministro dos Transportes. Depois disso nada mais foi feito, nem sequer um metro. Agora será concluído. 

Como se não bastasse, a bancada também viabilizou 60 milhões de reais para a implantação do ITA no Maranhão, um dos maiores projetos em andamento no estado. Algo digno desses tempos de esperança.

Portanto, não duvidem, a bancada maranhense pode ajudar muito a Região Metropolitana de São Luís a receber apoio do governo federal.

A união sempre faz a força.

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