terça-feira, 18 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO: QUESTÃO CRUCIAL

A governadora Roseana Sarney vem repetindo que este vai ser o melhor governo de sua vida. Toda as vezes que a ouço dizer isso, lembro-me do filme de Jonathan Moussek, produzido nos EUA,  “Pior Impossível”. Claro se você tiver a curiosidade de ver os dados nacionais do IBGE de 2001 (Roseana deixou o seu segundo governo em abril de 2002), vai ver que realmente pior seria impossível.

Só para recordar: o Maranhão era o pior em renda per capita, em analfabetismo, em mortalidade infantil, o pior  no Enem, em crescimento do PIB, em escolaridade, o pior IDH, enfim o pior em qualquer indicador, se comparado aos outros estados brasileiros. Em quase tudo era o pior do Brasil.

E a meu ver o pior indicador de todos, impensável sob todos os aspectos, era o de que não havia ensino médio em 159 municípios do estado. Só havia ensino médio em 58 municípios.  E nem havia a segunda parte do ensino fundamental em 45 destes. Inacreditável. Hoje sabemos que ensino de qualidade e a existência de bom ensino de matemática e de ciências é o que atraem empresas para o local onde investir. E como fazer isso sem o ensino médio? Era assim com o governo anterior de Roseana Sarney.

Realmente pior é impossível. Mesmo assim, pelo andar da carruagem, ela pode e é capaz de deixar o estado em 2014 em pior estado ainda, em que pesem as melhorias nos indicadores sócio-economicos deixadas no estado pelo meu governo,  que foi concluído em 2006, cujos dados podem ser facilmente encontrados no IBGE, referenciados ao ano de 2007.

Entretanto, a governadora como sempre tenta nos enganar e sai fazendo alarde e querendo se apropriar do trabalho de outros governos, como os dados do ENEM de 2007. A melhora que ela atribui ao governo dela aconteceu na verdade devido ao trabalho na educação que aconteceu no meu governo e no de Jackson Lago. Basta ver os dados que exponho a seguir:

1)    Nas Séries iniciais do Ensino Fundamental, o Maranhão foi o primeiro do ranking nacional, alcançando em 2007 a nota de 3,7 no IDEB, quando a meta era de 2,9 com um crescimento em relação a meta de 0,8.

2)    Nas Séries finais do Ensino Fundamental, o Maranhão foi o quinto do ranking nacional, alcançando a nota de 3,7 no IDEB, quando a meta era de 3,4 com um crescimento em relação a meta de 0,3.

3)    No Ensino Médio, o Maranhão foi o quarto no ranking nacional, alcançando a nota de 3,0 no IDEB, quando a meta era de 2,8 com um crescimento além da meta - de 0,2, mostrando claramente que o estado conseguiu no meu governo implantar com sucesso o ensino médio nos 159 municípios do estado que não dispunham deste.

Essas informações do IDEB mostram a recuperação que o estado conseguiu nesse período, mas o quadro geral, considerando números absolutos, mostra que o Maranhão ainda está muito atrás dos outros estados da federação.

Nas séries finais do ensino fundamental, em números absolutos, ocupamos o 11º lugar em 2007 e no ensino médio ocupamos o 21º lugar entre os 27 estados, mostrando o que significou e como foram péssimos os dois primeiros governos de Roseana Sarney para a educação do Maranhão. Pior impossível!

Mas sabem o que ela mandou os seus jornais escreverem? Que os resultados do IDEB publicados em 2009, mas apurados em 2008, e publicados em 2010, foram resultados do trabalho do governo dela. Os resultados foram estes:

1)    Nas Series Iniciais do Ensino Fundamental, caímos em 2009, de décimo para décimo quarto, alcançando a nota no IDEB de 3,9, quando a meta era de 4,2;

2)    Nas séries finais do Ensino Fundamental, permanecemos em nono lugar, não alcançando também a meta de 3,7 para 2009, pois ficamos em 3,6;

3)    No Ensino Médio, permanecemos em décimo lugar também em 2009, pois ficamos com 3,2, abaixo da meta que era de 3,5;

Pode-se se ver que o Maranhão andou para a frente mesmo foi em 2007 quando superou todas as metas. Agora voltou a cair para trás das metas em 2009...

Mas como poderia ser melhor com a grande confusão que se instalou na área de educação desde que Roseana Sarney assumiu? E se continuar assim, não há como melhorar.

Desconfio muito que o melhor governo da vida de Roseana vai ser o maior fiasco. Na hora de fazer o que prometeu, a coisa está pior do que antes: onde estão a quase a centena de novos hospitais que seriam entregues em dezembro? E a Refinaria, a maior do Brasil, da qual nem a obra para cercar o terreno foi concluída, e tampouco a terraplenagem foi iniciada? E o gás dos ‘imensos lençóis comparáveis aos bolivianos’, de Capinzal? E os milhares de empregos anunciados antes das eleições?

No mais, as coisas continuam do mesmo jeito só que piorando... Ricardo Murad, agindo como se Roseana lhe devesse muito, não para de provocá-la e de azucrinar a sua vida.

Está complicado para a governadora ter a paz necessária para fazer ‘o melhor governo de sua vida’...