terça-feira, 22 de maio de 2012

UMA DECISÃO ENFIM


O Maranhão estava correndo o perigo de ser o estado onde os empresários poderiam instalar todo o tipo de engenhoca poluidora e, por isso, condenadas, desde que gozassem da amizade dos que se julgam donos do estado. Achavam-se protegidos das exigências legais e podiam trabalhar sem contestação.

Em outros estados ficavam expostos e tinham que gastar mais para adequar seus projetos, a fim de que para que não danificassem o meio ambiente.

O símbolo maior desses projetos nocivos é a Termoelétrica do Itaqui, planejada para produzir energia elétrica utilizando, no processo, carvão mineral de baixa qualidade, o mais poluidor dos combustíveis. 

Um tipo de projeto que não interessa ao estado, muito bem servido de energia, e, portanto, não precisa de projetos como esse. A energia gerada irá para outros estados e assim os impostos incidentes ficarão com esses estados. Aqui ficará apenas a poluição, que não deverá ser pouca. Os empregos para seu funcionamento também não serão muito expressivos. Qualquer shopping center disponibiliza muito mais empregos, tanto na construção quanto após ficar pronto...

Recentemente um juiz federal anulou todas as licenças já concedidas e passou toda a responsabilidade para o IBAMA, tal a complexidade e o potencial poluidor do projeto. Não há como não aplaudir o ato do magistrado em defesa dos maranhenses. Aos poucos o Maranhão vai ficando mais democrático, fato cuja plenitude só será alcançada depois de 2014.

O prefeito João Castelo aos poucos vem realizando projetos muito importantes para a cidade. Podemos destacar entre eles o prolongamento da avenida Litorânea, de enorme importância para a para o trafego engarrafado da região. O asfaltamento de 482 ruas, principalmente na área do Itaqui/Bacanga, é um marco na cidade e a construção do Corredor de Transporte, com recursos repassados pela Presidente Dilma, vai ajudar a estruturar o transporte público da cidade.

Não menos importante é o Hospital de Urgência e Emergência, obra muito importante para a população de São Luís, que sofre com o precário atendimento da saúde disponível. 

Dentre tudo isso se destaca o projeto mais ousado de um prefeito da capital, o VLT ligando o Tirirical ao Centro da cidade, capaz de eternizar João Castelo entre os melhores prefeitos que são Luís já teve. Tanto quanto o Italuís, construído por ele quando foi governador. 

E olhem que Castelo é o prefeito mais perseguido pela oligarquia, que não admite que ele faça nada disso, ao tentar criar obstáculos sem fim para a ação dele. 

Sei que tem muita gente trabalhando para derrubar Castelo e menosprezar o seu trabalho, mas estou firmemente convencido da importância da eleição de Castelo para 2014. É muito importante que o PSDB se junte ao PC do B, PSB, PPS, PDT e outros em 2014, permitindo criar uma estrutura forte e com tempo bastante de televisão, para eleger Flávio Dino governador do Maranhão em 2014. O estado precisa de justiça, igualdade, democracia, emprego e bons sistemas de segurança, educação e saúde. Enfim, precisa de seriedade e para isso é preciso união, modéstia e dedicação pelo estado. Temos ótimos quadros na oposição, os melhores do Maranhão, e dessas pessoas certamente sairão, futuramente, prefeitos, governadores, deputados e senadores tão necessários para suportar a fase de desenvolvimento sustentado que a população maranhense conquistará a partir de 2014. 

A oposição sempre perdia eleições para governador porque se dividia nas eleições para prefeito de São Luís e quando chegava a eleição para governador, o rancor inexorável, decorrente da disputa para prefeito, não permitia a união e então estes eram derrotados, divididos. A única vez em que houve a união foi em 2006, quando vencemos a eleição. Vamos nos unir neste ano de 2012, etapa muito importante para vencermos em 2014.

E para concluir, a anulação da licitação para a substituição dos canos do Italuís e da duplicação da adutora que serve agua tratada a capital foi mais grave do que foi noticiado. O empreiteiro “selecionado” apresentou documentação de outro, pasmem, entre muitas lambanças cometidas e o TCU desautorizou e suspendeu tudo. A recuperação emergencial vai atrasar muito por conta de mais uma lambança do governo ao tratar do tema. Roseana e seu governo são os únicos responsáveis pela falta de água e pelos riscos de agravamento do problema que ameaça a população.

Daí o espetáculo grotesco dos carros-pipa e seus problemas que agora passam a tentar suprir a população. E de onde vem a água dos carros-pipa? Estará poluída? Assim todos os dias o Maranhão vai regredindo no “melhor Governo de Roseana Sarney”. Voltamos a um passado bem longínquo que ninguém pensava em viver novamente aqui.

É um escândalo o que acontece. Seria até mais apropriado para configurar o quadro medieval a que estamos submetidos que a água fosse levada as casas dos moradores por burros de carga com pequenas pipas, como era em São José de Ribamar na minha infância e nas minhas férias...