terça-feira, 9 de janeiro de 2018

UM PLANO PARA O ESTADO

Eu sempre acreditei que o Maranhão precisa de um Plano de Desenvolvimento que permaneça sendo implementado de maneira permanente, independentemente de governos do momento. 

Tal plano deveria ser elaborado após ampla discussão e aprovado na Assembleia como projeto permanente de Estado, entrando no juramento dos governadores ao tomar posse perante àquela Casa.

Isso tiraria o caráter episódico dos chamados planos de governo, evitando o que se repete há anos, pois a cada nova gestão projetos são abandonados e novos são postos no lugar com resultados deploráveis, já que sempre estamos recomeçando. 

Os países asiáticos, que vêm experimentando um crescimento vertiginoso, conseguiram deixar a pobreza para trás e alguns se tornaram os países que mais crescem no mundo e isto se de programas permanentes, com esse sentido.

Por que isso não se repetiria aqui? Se os projetos forem bons e estruturantes, eu, por exemplo, não tenho dúvidas de que dariam certo.

Esses projetos teriam que atacar as causas de nossa secular pobreza. Teriam que inverter essa trajetória e nos tirar do terrível título de estado campeão no número de famílias que vivem do Bolsa Família ou outros benefícios sociais. E sem, dúvidas, criar atividades de massa que sejam permanentes e tragam empregos em larga escala.

Eu me arrisco a propor dois desses projetos permanentes que nos ajudariam a sair desse atoleiro. 

A primeira dessas sugestões é na área da educação, pois foi assim que os países mais desenvolvidos do mundo conseguiram deixar a pobreza e a extrema pobreza para trás. Existe hoje quase um consenso sobre a importância da educação de qualidade como a principal arma de combate à pobreza e de estímulo ao desenvolvimento.

Esse programa seguiria os ensinamentos do professor da Universidade de Chicago e Prêmio Nobel de Economia, o economista James Heckman, criador de métodos científicos para avaliar a eficácia de programas sociais, um homem reverenciado tanto na sua área de origem, a economia, como na educação. 

E o que ele prega? Que a ciência já juntou evidências de que essa atenção precisa acontecer com o bebê ainda na barriga da mãe, pois a probabilidade de ele vir ater uma vida saudável se multiplica quando a mãe é disciplinada ainda no período pré-natal. Até os 5,6 anos, a criança aprende em um ritmo espantoso e isso será valioso para o resto da vida. O que ocorre é que as famílias pobres não recebem orientação básica sobre como enfrentar o desafio de criar um bebê. Além disso, faltam boas creches e pré-escolas e, sobretudo, o empurrão na hora certa. 

O grande impacto positivo vem de programas que conseguem envolver famílias pobres, creches e pré-escolas, centros de saúde e outros órgãos que, integrados, canalizam incentivos – não só materiais - para a criança.

Aquelas que conseguem dispor dessa ajuda ficam resistentes à violência e chegam ao ensino fundamental em pé de igualdade com crianças de famílias abastadas que se preparam convenientemente para as etapas posteriores de sua formação educacional para a vida futura. 

Esse programa bem feito e eficazmente avaliado mudaria o nosso estado, formando novas gerações de jovens, diminuindo os índices de pobreza e melhorando sua produtividade.

Uma outra sugestão seria um programa de Estado que envolvesse Cultura, Turismo e Emprego. Seria um programa de massa que, ao mostrar a vasta cultura popular do Maranhão e um esforço eficiente de atração de turistas, no Brasil e no mundo, traria renda para vastas camadas da população. Se um programa desses passar a ser permanente, todos ganharão: desde os segmentos existentes de hotéis a motoristas de taxi, vans, ônibus de turismo, agentes de viagens, restaurantes, supermercados, artistas de diversas brincadeiras, cantores, casas de shows, shoppings, produtores e lojas de artesanato, músicos, guias bilíngues, praias, bares, enfim, uma infinidade de setores de pequenos empresários, o que traria renda e investimentos para o estado.

Estas seriam as minhas sugestões. E as suas quais seriam?
Dessa forma, estaríamos preparando as bases permanentes para um Maranhão muito melhor no futuro. 

Dentro de poucos anos veríamos uma grande diferença em nosso estado!