terça-feira, 26 de junho de 2012

DESCASO ABSOLUTO


A governadora Roseana Sarney, única responsável pelo agravamento do problema da água em São Luís e na ilha, não possui nem projeto para uma segunda adutora do Italuís e assim resolver o problema que ela própria criou em seu segundo governo.

A solução do gravíssimo problema de abastecimento de água da capital deveria ser necessariamente precedida pela construção da segunda adutora, pois só assim a primeira, muito cansada de guerra, e inviabilizada pelos sangramentos ilegais, mas permitidos  ao longo dela, poderia ser consertada adequadamente, após sua desativação temporária. Isto sem dúvidas garantiria o abastecimento pleno à população ou quase isso. De outra maneira, trata-se apenas de enrolação, especialidade deste governo.

Há dinheiro, isto é, se a governadora achasse que o problema é sério, o que não parece ser o caso. A presidente Dilma colocou à disposição dos estados 20 bilhões de reais que podem ser tomados emprestados ao BNDES e esses recursos poderiam resolver o grave e angustiante problema que só tende a se agravar com a apatia do governo. Apatia que se materializa com a precaríssima contratação carros pipa, que levam água contaminada à população sem resolver nada. Mas ela, como é usual, deve tomar o dinheiro emprestado, à semelhança de empréstimos anteriores, que já tomou e que ninguém sabe para onde foram ou o que deixaram de positivo para o povo do Maranhão.

Excetuando-se Castelo, nenhum dos ditos candidatos da oposição toca no assunto. Não creem que esta seja uma demanda importante ou só interessa a eles bater no prefeito?

O prefeito de São Luís está muito preocupado, porque sabe o que isso representa para a população mais humilde da cidade. Os mais abastados se viram de qualquer jeito, mas quem não tem recursos extras disponíveis, como fará? À época, Castelo fez o melhor sistema de abastecimento de água de uma cidade brasileira, que hoje está quase destruído. Que o digam as pessoas que sofriam nos anos 80 com o crônico desabastecimento de água existente na São Luís de então. Era um sofrimento diário das famílias. Foi uma obra tão importante que ninguém se preocupava mais com o assunto. Até que veio Roseana, que, com suas licitações atípicas, causou a interdição pelo TCU de recursos federais para a obra, até há pouco tempo. Hoje ela não se mexe e nem se importa com o sofrimento de tantas famílias.

Castelo já se convenceu de que Roseana nada fará para ampliar o sistema. Será por que foi ele que fez ou porque não está nem aí? Seja por qual razão for, nada justifica essa atitude.

Ele começa a amadurecer a ideia de que, se for reeleito, pensará na cassação da concessão que a prefeitura deu à Caema para gerir o sistema de água de São Luís. A Constituição diz que esta concessão pertence aos municípios e pode mesmo ser retomada, aliás, como já o fizeram muitos municípios brasileiros.

Então, podem ter certeza, dentro de pouco tempo o problema estará resolvido, e ninguém é mais abalizado e autorizado que o prefeito João Castelo, que construiu o sistema cerca de trinta anos atrás.

Mudando de assunto, fica cada vez mais evidente que a refinaria Premium foi apenas um projeto eleitoreiro, como tantos outros, para eleger Roseana em 2010. Hoje ninguém fala nada sobre ela e as notícias que chegam só trazem rumores de cortes no orçamento da Petrobras e todos na conta refino. O ministro Lobão, também beneficiado na eleição, emudeceu e nada diz sobre ela. Parece mesmo que tudo não passou de uma grande tentativa de enganação para facilitar a absorção da candidatura de Roseana Sarney, estigmatizada pela forma como voltou ao governo, num processo apelidado pelo ex-ministro Rezek como golpe de estado jurídico. Isso e muita coisa mais - e que coisas! - deu o governo a Roseana.

Tudo isso está comprovado na ação de cassação de seu diploma e do seu vice que patrocino no TSE. Quem quiser conhecê-la, basta procurar no site do tribunal que a irá julgar.

Essa maneira paraguaia de tirar o governo de presidentes daquele país sem causa comprovada, sem direito de defesa e em 24 horas deve causar inveja à oligarquia que levou mais de um ano para cassar o governador eleito Jackson Lago...