segunda-feira, 13 de junho de 2011

COM QUEM ESTÁ A VERDADE?

O deputado Aldo Rebelo ( PC do B-SP) tem larga tradição na Câmara dos Deputados, onde exerceu a Presidência da casa. Foi ministro das Relações Institucionais no governo Lula, cargo através do qual foi muito prestigiado pela classe política. Convivi com ele na Câmara Federal quando fui deputado e também como governador, quando estive inúmeras vezes com ele em audiência. Portanto, sou testemunha do respeito que goza em vários escalões do governo. Homem de bem é o conceito que desfruta como deputado e como cidadão.

Assim, acompanhei todo o desenrolar da tramitação do Código Florestal, lei da maior importância e prioridade para termos um meio rural organizado e produtivo, pois com a atual legislação a convivência entre ambientalistas, governo e produtores rurais se tornou caótica e prejudicial ao país. Claro, pois na situação atual, ninguém respeita nada e quem perde é o Brasil.

Homem de esquerda, integrante do PC do B em toda a sua vida, Aldo Rebêlo naturalmente tenderia a se posicionar contra os produtores rurais como acontece com a maioria, pois em alguns ambientes da esquerda é um verdadeiro dogma. Poderia acontecer com todos, menos com ele.

Enfrentou o veneno jogado sobre si com serenidade e firmeza. Ele sabe que muitas ONGs internacionais apenas existem para defender os interesses de empresários de seus países, pois sabem que não conseguem competir em produtividade com os produtores nacionais e tentam intimidar o país, como se fosse colônia e não fosse o gigante que é. São enormes interesses em jogo então sobreveio uma avalanche de desinformação sobre a nova lei, porque sabem que muita gente não leu o documento e se orienta pelos jornais, muitas vezes contaminados por esses interesses.

Uma das informações mais difundidas era a de que o novo Código Florestal promovia uma anistia ampla e irrestrita para os desmatadores e que permitia o desmatamento. Vejam o que disse Aldo Rebêlo em entrevista a Folha de São Paulo do dia 3 de junho passado, intitulada “Para ambientalistas, todos são criminosos”. Na reportagem, ele também afirma que 99% dos agricultores seriam ilegais se a lei sobre matas não fosse modificada. Ele diz também que ambientalistas criam “mitos” para não discutir “o essencial” a respeito da proposta aprovada na Câmara.

Agora vejam o que disse sobre a anistia aos desmatadores: “Não existe. A possibilidade de suspensão das multas para quem desmatou está prevista em decreto federal desde 2008. Na proposta do Código, reproduzi os mesmos termos do decreto. Isso não abrange desmatamento em área pública, grilagem, nem contrabando de madeira. É apenas para aquele agricultor que está irregular com reserva legal e APP (Área de Preservação Permanente). Em vez de anistia, vai ter a multa suspensa. Se não averbar reserva legal, voltará a pagar multa”.

E continua: “o desmatamento foi autorizado e estimulado pelo governo. A reserva legal de 80% na Amazônia é de 1998. A maior parte do desmatamento nessa região é anterior a isso. O governo só dava crédito  se você desmatasse ao menos 50%. Em Mato Grosso, eu vi assentamentos do Incra que não recebem verbas, porque a legislação mudou em 1998 e eles são obrigados a reflorestar 30% da área (...) mas também não podemos inviabilizar a agricultura por conta de exigências que nenhum outro país do mundo tem.”

Pois bem, a proposta do novo código foi aprovada na Câmara por imensa maioria. Falta agora o Senado.

Agora, o que não gera dúvidas nenhuma é a mediocridade e a falta de interesse do governo Roseana Sarney. Sobretudo quando o assunto é combate a pobreza, tema em que ela passa longe, como fica aqui demonstrado.

O Blog do John Cutrim publicou as duas matérias que seguem:

- Vai passar de meio bilhão para 3,5 bilhões de dólares o valor dos empréstimos do Banco Mundial para a região Nordeste. O número equivale a cinco bilhões e seiscentos milhões de reais e foi anunciado nesta sexta-feira (3), durante a reunião entre representantes do banco e governadores de vários estados da região. Os recursos serão principalmente direcionados para a erradicação da pobreza. Entre os Estados nordestinos, o Maranhão ficou de fora da lista dos contemplados com os investimentos.

O anúncio foi feito pelo presidente do Banco, Roberto Zoellick, na reunião com os governadores do Nordeste em Recife. No encontro estiveram presentes os governadores Eduardo Campos (Pernambuco), Cid Gomes (Ceará), Ricardo Coutinho (Paraíba), Wilson Martins (Piauí), Rosalba Ciarlini (Rio Grande do Norte), Teotônio Vilela Filho (Alagoas) e Marcelo Déda (Sergipe). A governadora do Maranhão Roseana Sarney esteve ausente e o Estado foi excluído por não apresentar projetos. Isso mostra o descompromisso desse governo com a população maranhense.

Esse é o fantástico governo de Roseana Sarney…

Para concluir vejam este material também do Blog do John:

Os idosos do Asilo Solar do Outono, no IV Conjunto Cohab Anil, a partir da noite à hoje podem ficar sem atendimento. É que funcionários da empresa responsável pela administração do local resolveram parar suas atividades.

Desde janeiro o governo do Estado, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, comandada pelo secretário Chico Gomes, não repassa recursos referentes ao pagamento dos salários dos funcionários. Por conta do atraso, cerca de 30 deles já haviam deixado o posto no início do ano.

Hoje, após a realização de uma audiência na Assembleia Legislativa para discutir uma solução para o problema, sob a coordenação da deputada Eliziane Gama, não se chegou a uma definição quanto ao pagamento dos vencimentos atrasados.

Devido ao impasse, os 30 servidores restantes no Solar do Outono decidiram por abandonar seus postos. A paralisação comprometerá o atendimento dos 28 idosos do asilo que necessitam constantemente de acompanhamento profissional, o que resultará numa série de riscos a vida dos anciãos.

Segundo vizinhos e frequentadores do Solar do Outono, antes do atual governo, a casa não passava por transtornos e nunca faltava assistência aos idosos. Agora, no “melhor governo da vida de Roseana”, até alimentação e material de higiene não existe.

Só resta perguntar onde está o governo? Só na propaganda?

Não existem limites para o desmazelo…

E o São João? O Jornal Nacional mostrou que os outros estados do Nordeste estão “de vento em popa” com suas comemorações e manifestações culturais, enquanto isso no Maranhão…