terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O PIOR JÁ PASSOU




Já é quase unanimidade entre os economistas a constatação de que o Brasil começou a sair da recessão. Indicadores econômicos melhores levam a esse consenso. Quem apostaria que a inflação estaria no centro da meta ainda em 2016? Que os juros começassem a cair ainda em 2016? Que aprovássemos um teto para as despesas, coisa sugerida a Lula por Pallocci em 2010 e que Dilma não deixou aprovar, afirmando que era um disparate? Que a Petrobras voltasse a ser gerida com autonomia e começasse uma acelerada recuperação? Que o déficit fiscal ficar abaixo da meta em tão pouco tempo? E que a importantíssima reforma do ensino médio, já foi aprovada na Câmara, agora só depende do Senado? 

E que a reforma da previdência e a trabalhista, que tantos tentaram aprovar, têm chances reais de serem aprovadas neste ano? Isto tudo feito por iniciativa do governo que hoje detém ampla maioria no Congresso graças a grande habilidade política do presidente Temer. Em seguida virão outras iniciativas, como a reforma tributária e teremos, enfim, um país preparado para crescer, atraindo investimentos que permitirão colocar muita gente no mercado de trabalho. Sem crescimento econômico não existem programas sociais, portanto, a reforma econômica é essencial.

As recentes eleições de Eunício Oliveira para presidente do Senado e de Rodrigo Maia na Câmara por ampla maioria demonstram o grande apoio que o governo desfruta no Congresso, fator fundamental para consertar a economia do país. 

As tensões políticas que foram exacerbadas pelo impeachment ainda seguem muito fortes e são dificuldades ainda por vencer. Mas até essas começam a ser atenuadas com os recentes encontros de FHC e de Temer com Lula no hospital nos momentos finais da luta de Marisa Letícia pela vida. Partiu de um Lula sofrido o oferecimento para ajudar a distensionar o ambiente político e isso pode propiciar a tão almejada reforma política, considerada por todos como extremamente necessária.

Será que os novos tempos em que debates serão possíveis estão chegando? Tomara que sim, pois isso será fundamental para que tenhamos rumo. É preciso desatar os nós que nos amarram ao atraso e ao subdesenvolvimento. É só pelo entendimento que conseguiremos avançar.

Falemos agora de outros assuntos.

Algumas pessoas estão dizendo que souberam que o ITA vai para o Rio Grande Norte. Eu só posso responder em tom de brincadeira: “- Só se levarem a UFMA e o Centro de Lançamentos de Alcântara  também!”. Vamos em frente.

E os indianos estão chegando! Estaremos juntos em Brasília e no Maranhão entre os dias 16 e 22 deste mês. Receberemos técnicos e engenheiros que estão desenvolvendo o projeto da refinaria. Dessa visita teremos como decorrência a concepção final do projeto. Possivelmente o óleo refinado será escoado pelo Porto do Itaqui e será transportado de Bacabeira por meio de um oleoduto que será construído é que é parte integrante do projeto. O grande número de navios que serão necessários para trazer o petróleo para a refinaria impede que se possa fazer isso pelo Porto do Mearim - a ser construído - por causa do canal e do número de berços portuários necessários. Essa questão complexa terá solução apropriada a ser dada pelos projetistas.

E para encerrar, estamos preparando a instalação da Frente Parlamentar para modernização do Centro de Lançamento de Alcântara. Essa abertura deverá ser feita pelo ministro da Defesa Raul Jungmann. Com a atuação da Frente, queremos tentar resolver os entraves que não deixam tornar realidade o Programa Espacial Brasileiro.

Temos muita esperança de que vamos dar um grande passo à frente com essas reuniões!