sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Cresce o desemprego

Estado de SP: IMPACTO DA CRISE NO EMPREGO É MAIS RÁPIDO DO QUE SE ESPERAVA

Pochman, do IPEA, considera "surpreendente" a velocidade com que os efeitos da crise chegaram ao emprego. “Esperava uma desaceleração para outubro, mas um resultado negativo foi inesperado", afirmou sobre a pesquisa divulgada esta semana pela Fiesp. “O 13 salário e as férias, concentradas em dezembro e janeiro, vão mascarar um pouco os impactos da crise”, diz Pochman. "Em janeiro veremos o verdadeiro estrago." Ele prevê o primeiro trimestre de 2009 com PIB zero. "Se isso acontecer no 4 trimestre, será terrível. O governo terá de fazer ações precisas para garantir o emprego da população." Nas contas da instituição (Credit Suisse), a taxa de desemprego sairá dos atuais 7,6% para 9% em 2009.


ECONOMIA BRASILEIRA DESACELERA MAIS QUE O PREVISTO!

Estado de SP 16/11:

ANALISTAS JÁ VÊEM DESACELERAÇÃO, E PIB TRIMESTRAL ESTÁ PRÓXIMO DE ZERO

Indicadores antecedentes apontam desaceleração da economia brasileira mais forte do que se imaginava. Setor de embalagens, visto como um termômetro das condições futuras da economia, detectou indícios de redução na demanda em novembro. Informações da FIESP mostram que diversos setores já demitiram nas últimas semanas. Montadoras deram férias coletivas a milhares de funcionários. Com base nesse cenário a Credit Suisse uma das mais importantes gestoras de recursos do País, prevê uma retração de 0,1% do PIB brasileiro no quarto trimestre em relação ao anterior.

DESPENCA TAMBÉM O MERCADO IMOBILIÁRIO DE SP! QUEDA DE 46,8%%!

Conforme Ex-Blog informava ontem, hoje A Folha de SP: VENDA DE IMÓVEIS EM SP CAI PELA METADE!

"As vendas de imóveis residenciais novos na capital paulista caíram quase pela metade em setembro em comparação com igual mês de 2007, conforme pesquisa Secovi. A expectativa é que o quarto trimestre, mais fraco, reverta o ciclo de crescimento anual do setor observado desde 2004."

O consumidor pisa no freio

Agora, não dá mais para esconder: a crise mundial instalou-se na indústria automobilística brasileira. Nos primeiros 17 dias de novembro, as vendas caíram 32% em comparação com o mesmo período do mês anterior.

Trata-se de uma diferença e tanto. Em outubro, a queda nas vendas em relação ao mês anterior fora mais tímida: somente 12%.

Aos números: foram vendidas 89 849 unidades de carros de passeio e comerciais leves contra os 132 663 veículos vendidos no mesmo período de outubro.


ECONOMIA
Tijolo em queda

Uma pequena mostra de como a construção civil está penando com a crise: das cinco ações com pior desempenho na Bovespa nos últimos doze meses, três são do setor: a campeoníssima nesse discutível pódio é a Rossi (queda de 88% até sexta-feira). A Cyrela (com queda de 75%) e a Gafisa (menos 72%) ocupam a quarta e a quinta posições.

TRECHO INICIAL DO COMENTÁRIO DA MCM-CONSULTORES: "RECESSÃO LONGA E SEVERA", DE 15/11!

Uma nova onda de pessimismo tomou conta dos mercados na última semana, provocando alta volatilidade de preços de ativos em todo o mundo. Uma das razões foi o discurso do secretário do Tesouro dos EUA, informando que a compra dos ativos “tóxicos” não constitui prioridade na alocação dos US$ 460 bilhões restantes do pacote de ajuda. Mas, na verdade, o pessimismo reinante resulta da comprovação de que tanto os EUA como a União Européia já estão em recessão e os problemas com empresas importantes - mas ineficientes - como a GM, irão se multiplicar, daqui por diante. O índice de confiança do consumidor norte-americano, medido pela Universidade de Michigan, encontra-se no patamar mais baixo das últimas três décadas. Não é para menos: a perda de riqueza real das famílias é gigantesca, a taxa de desemprego já chegou a 6,5% - e continua subindo - e a falta de crédito estrangula empresas e consumidores. Aos poucos, consolida-se a percepção de que esta é uma crise profunda e longa. Ou seja, o “sapo” é grande demais para ser engolido: a digestão será penosa e tomará muito tempo.

Comentário do Blog: A crise vem tomando uma feição muito dura. Agora é a USIMINAS parando alto-forno e a VALE demitindo muita gente. Como todos dependem do mercado americano, a crise mundial está ficando muito feia. Ou seja, lá instalou-se primeiro a recessão e agora vem ameaça pior, que é o início de uma deflação, os preços caem, porque ninguém compra e, se ninguém compra, as indústrias reduzem a produção e o número de empregados... Parece esgotado o repertório das ações que os Bancos Centrais possuem para fazer frente a elas. Agora todos dependem do governo de Obama. Pois ele, somente ele, pode inverter essa tendência nos EUA e superar esse quadro ameaçador a que ninguém estará imune, como se pode ler nas notícias acima, todas referentes ao Brasil. Tomara que dê certo.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Bota pra moer

SEBASTIÃO NERY ( www.sebastiaonery.com.br )

RIO – Alto, forte, mulato, valente e brigão, cara e corpo de estivador, “Bota Pra Moer” estava sempre à frente nas manifestações e lutas sociais e políticas de São Luis, no conturbado Maranhão da década de 50.

Em 3 de outubro de 1950, Eugenio de Barros, apoiado pelo senador Victorino Freire, principal líder político do Estado, foi eleito governador pelo PST (Partido Social Trabalhista), com o tenente da Marinha Renato Archer como vice-governador, derrotando o até então vice-governador Saturnino Belo, candidato das oposições reunidas no PSD, UDN e PSP.

A oposição não aceitou o resultado e levantou a população. Em 16 de janeiro de 51, Saturnino Belo morreu de repente, a crise se agravou e assumiu o governo o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Traiaú Moreira, que em fevereiro empossou Eugenio de Barros.

EUGENIO DE BARROS

Mas o Maranhão continuou em pé de guerra e em março Eugenio de Barros passou o governo interinamente para o presidente da Assembléia, César Aboud. Seis meses de confusão, não se conseguia a pacificação, o governador eleito não assumia, até que em setembro o general Edgardino Pinto, comandante da 8ª Região Militar, deu posse a Eugenio de Barros.

A oposição não se conformou. Fazia grandes e violentas passeatas, tentando tomar de assalto o palacio dos Leões. Numa delas, a sede do governo já quase cercada, com “Bota Pra Moer” à frente da turba enlouquecida, o governo instalou uma fileira de metralhadoras pesadas na entrada do palácio. “Bota Pra Moer” parou, contou, gritou para a multidão :
- Daqui pra frente, arranja um mais doido do que eu!

Ninguém mais quis tirar Eugenio de Barros.

SARNEY

O Maranhão já não está entendendo mais nada. Conhece bem o senador Sarney, com sua infinita sêde de poder, mas sempre mantendo uma aparente elegancia por trás dos bigodes pintados. Agora, desandou. Virou o novo “Bota Pra Moer”.Pôs na cabeça que precisa derrubar o governador Jakson Lago para colocar no governo a filha Roseana, derrotada em 2006.

O grupo Sarney entrou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com um pedido de anulação do mandato do governador, acusando-o de “abuso de poder politico” na campanha eleitoral. Ora, o ex-prefeito de São Luis já não exercia função publica nenhuma, quando se candidatou em 2006.

Segundo Sarney, o “abuso de poder” teria sido praticado pelo ex-governador José Reinaldo, através de convênios com prefeituras do Estado. Mas o candidato do ex-governador nem era Jakson Lago. Ele apoiou o ex-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Edson Vidigal.

EROS GRAU

A “denúncia” foi feita direto ao TSE, porque o Tribunal Eleitoral do Maranhão, conhecendo os métodos de Sarney, não a aceitaria. No TSE já há processos contra os governadores Cunha Lima da Paraíba, Luis Henrique de Santa Catarina, Ivo Cassol de Rondônia, Marcelo Miranda de Tocantins, José de Anchieta de Roraima e Marcelo Deda de Sergipe.

O de Sarney ficou com o ministro-relator Eros Grau. Sarney, em um desrespeito ao ministro, fez espalhar no Estado que já em fevereiro o ministro Eros Grau iria apressar e antecipar o julgamento e dizem por que: perto de afastar-se do Supremo por limite de idade (70 anos), o também escritor e poeta Eros Grau gostaria de ir para a Academia Brasileira de Letras. - “E na Academia, mando eu”, diz o “Bota Pra Moer” de bigode.

ROSEANA

Desde 1966, durante 40 anos, Sarney foi o governador, nomeou ou elegeu o governador do Maranhão. Não se conforma em Roseana ter perdido em 2006. E sabe que pelo voto não voltarão: a dupla derrota de Roseana para governadora em 2006 e agora o desastre na eleição municipal.

Sarney perdeu em São Luis e Imperatriz. Como não tinha força para concentrar seu apoio a um candidato na capital, apoiou 4. Todos juntos fizeram 7,82% : Gastão Vieira (PMDB), 1,9%. Raimundo Cotrim (DEM), 4%. Pedro Fernandes (PTB), 0,5%. Valdir Maranhão (PR T B), nem 1%.

Em 2004, seu PMDB ganhou em 44 municipios. Agora, apenas em 16. Dos 217 municipios, a aliança do governador venceu em 146. Sarney se desespera e endoida o PMDB do Senado para arrancar vaantagens de Lula.

TARSO GENRO

Na “Veja” desta semana, o Lauro Jardim (“Radar”) conta :

- “Tudo Menos Tarso – Aviso aos navegantes : fale de qualquer nome diante de José Sarney. Menos um : Tarso Genro. Em particular, Sarney tem soltado os cachorros em cima de Tarso.

Culpa-o pelas agruras que o seu filho Fernando vem passando por causa de investigações da PF”.

No “Holofote” da mesma “Veja”, o Felipe Patury também conta : - “Além do ministério da Justiça e da Policia Federal, os senadores do PMDB querem também diretorias nas estatais do setor eletrico, da área nuclear, nos bancos federais e uma no BNDES. Essa ultima, iria para um afilhado do senador José Sarney, que já não demonstra resistência a ser candidato à presidência da Casa. É isso mesmo: o que o PMDB quer é ficar com os cargos no governo e também manter o comando do Senado”.
Tem razão a lucida Eliane Cantanhede (Folha) : - “Sarney está indo ladeira abaixo no Maranhão... A Policia Federal de Lula tem pilhas de documentos e suspeitas sobre o empresário Fernando Sarney”.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

PIB mostra a diferença

Um dos meus melhores Secretários, o Professor José Lemos, mandou-me uma análise do meu período de governo em relação ao PIB estadual. Escreveu “Veja em anexo que o amigo tem motivos de sobra para sentir que cumpriu bem a sua missão de bem governar o nosso Estado. Apesar da dívida e de toda carga midiática e caluniosa, os resultados sairam. Como digo no texto ao final das tabelas, eles não podem ficar apenas para o nosso consumo. Os maranhenses precisam conhecê-los. Cumprimentos e forte abraço. Lemos”

Vi também o esforço dos que fazem o jornal da oligarquia tentando diminuir o avanço do estado para gerar riqueza após o reinado dos Sarney. Um excelente editorial do Jornal Pequeno, do domingo dia 16, coloca muito bem a questão: “A alvissareira notícia do crescimento de 5% do Produto Interno Bruto do Maranhão de 2006 em relação a 2005, atingindo a marca de R$ 28,621 bilhões contra R$ 25, 335 bilhões em 2005, repõe realidades e diferenças entre o que foram os governos Roseana Sarney e José Reinaldo Tavares.

Os que ainda têm memória lembram que Roseana, em mais um lance de delírio administrativo, inexplicavelmente ordenou o desmonte do Sistema Estadual de Agricultura, praticamente alijando o setor primário da economia maranhense. Uma verdadeira loucura.

Lembram também o esforço do governador José Reinaldo Tavares para reconstruir esse sistema, principal força da economia, e que durante os 8 anos de governo de sua antecessora ficou relegado a plano nenhum, transformando em verdadeiro inferno a vida do homem do campo e entregando imensas vastidões de terra à especulação imobiliária. Sem contar que tão temerária decisão, inevitavelmente, imobilizaria os outros setores econômicos do estado.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, (IBGE) num trabalho meticuloso e responsável, vem nos dizer, agora, que o PIB maranhense cresceu acima das médias do Brasil e do Nordeste. E, mais ainda, que o Maranhão apresentou um crescimento de 60,5% em sua renda per capita ao longo da série de 2002 e 2006, mantendo a tendência de crescimento acima das médias do Nordeste e do Brasil... A agricultura, a pecuária, a pesca e extrativismo mineral são segmentos do setor primário de importância vital para o Maranhão, e mais vital ainda para a sobrevivência das populações mais empobrecidas do país. O desmonte da agropecuária maranhense foi, portanto, o maior crime do governo Roseana, além de uma extremada crueldade.”

Isso, sem falar no abandono irresponsável da educação, pois em 2002, não havia ensino médio em 158 municípios e a escolaridade média do maranhense era de 4,3 anos. Hoje, graças a um esforço gigantesco, temos ensino médio em todos os 217 municípios e a escolaridade média ultrapassou os 6 anos. Tudo isso contribuiu para manter a pobreza e jogar a renda per capita para baixo.

O PIB dobrou entre 2002 e 2006. Em números redondos, de R$ 14 bilhões para quase 29 bilhões. É como o Maranhão se soltasse das amarras e dobrasse de tamanho em apenas 4 anos. Um feito, apesar da dívida gigantesca e irresponsável que nos obrigava a pagar R$ 50 milhões por mês, do boicote econômico do governo Lula por interferência de Sarney (nem Ministro podia vir aqui) e do crime feito contra os maranhenses, quando impediram que a siderúrgica viesse para cá.

Já pensaram se tivéssemos recebido o que recebeu o Piauí do governo federal? E se tivesse vindo para cá a usina siderúrgica, impedida pela oligarquia? Teríamos dado um salto. Eles precisam deixar de usar o poder e o prestígio que detêm no governo Lula, para atrasar e atrapalhar o crescimento do estado. Mas um dia isso acaba e não está longe!

Nosso crescimento se deveu ao esforço do governo, da sociedade maranhense e dos empresários. Além, é claro, dos muitos técnicos abnegados do governo, entre os quais os da CAF, da excelente administração de nossas finanças e do nosso orçamento feita por Simão Cirineu, do rigor técnico e da competência de José Azollini e do pessoal da Fazenda, enfim dos excelentes Secretários e Secretárias que tive e da garra das equipes técnicas.

Quando assumi o governo, arrecadávamos R$ 68 milhões por mês. Quando saí, esse valor tinha crescido para R$ 220 milhões/mês, o que nos permitiu trabalhar.

A restruturação do sistema da agricultura e o combate a febre aftosa recuperou a agricultura e a pecuária e permitiu esse grande crescimento. Os dados divulgados pelo IBGE não deixam dúvidas: o acréscimo do volume do valor adicionado no Maranhão por setor econômico foi: Agricultura 7,5%; Indústria 4,5% e Serviços 4,1%. Para não deixar dúvidas, fomos o 8° colocado no Brasil na Agricultura; na Indústria, tivemos o 11° crescimento; e nos Serviços, ficamos em 19° lugar. No geral temos o 16° lugar do Brasil entre os 27 estados.

O crescimento continua com Jackson Lago e, se vierem os empreendimentos prometidos, nosso estado irá se colocar entre os dez maiores PIB do país.

Valeu, Maranhão!

domingo, 16 de novembro de 2008

Em gravação, Protogenes admite espionagem no STF

FOLHA: Em Brasília, uma cidade guiada pelo interesse, o segredo é um projeto irrealizável. Há quatro meses, interessava ao governo esconder os desacertos da Satiagraha. Decidiu-se, então, guardar a sete chaves uma gravação produzida em reunião da PF.

Reunião realizada em 14 de julho, que resultou no afastamento do delegado Protógenes Queiroz do leme da investigação contra Daniel Dantas e sua gente. De um lado da mesa, o delegado Protógenes a equipe dele. Na outra ponta, três mandachuvas da PF:

Roberto Troncon, diretor da Divisão de Combate ao Crime Organizado, Leandro Coimbra, superintendente da PF em São Paulo e Paulo de Tarso Teixeira, chefe da divisão de Combate aos Crimes Financeiros.

Agora, numa fase em que Protógenes foi convertido de investigador em investigado, interessa ao governo trazer o áudio da reunião à luz. De repente, a gravação ganhou as páginas. Entre as pessoas que a ouviram estão os repórteres Expedito Filho e Diego Escosteguy.

O resultado da audição está exposto em texto veiculado pela revista Veja (só assinantes). Vão abaixo os principais detalhes das quase três horas de fita:

1. Espionagem no STF: A certa altura, Protógenes pronunciou diante de seus superiores uma frase que, ouvida hoje, soa como uma confissão.

Sem mencionar o nome do ministro Gilmar Mendes, o delegado contou que dispunha de informações sobre o que se passava na sala do presidente do STF:

"Nós sabíamos que tinha um HC [habeas corpus] já preparado, já um outro HC, que estava sendo gestado no gabinete no Supremo Tribunal Federal... né? E em escritórios de advocacia. Isso em trabalho de inteligência que nós...".

Protógenes não concluiu a frase. Tampouco os delegados que o ouviam se preocuparam em pedir-lhe que esmiuçasse o tal "trabalho de inteligência".

O ex-chefão da Satiagraha chegou mesmo a profetizar, em timbre de ironia: "Vão surgir notícias de que nós grampeamos o Supremo, que a Abin grampeou...".

De fato, as notícias sobre o monitoramento ilegal do STF surgiram. Hoje, compõem o inquérito aberto contra Protógenes, sob a responsabilidade de Amaro Ferreira, o corregedor da PF.

2. Participação da Abin: A cúpula da PF cobrou explicações acerca da participação de agentes da Abin na Satiagraha.

Protógenes soa peremptório na gravação: "Não houve. Os agentes da Abin apenas trocaram informações conosco".

Hoje, sabe-se que a negativa é mentirosa. No curso da investigação contra Protógenes, a PF confirmou que o delegado cercou-se de uma legião de espiões.

Contaram-se, até o momento, nada menos que 82 agentes da Abin enfiados ilegalmente no inquérito da Satiagraha. A participação foi muito além da mera "troca de informações".

3. Quebra de confiança: Em vários momentos, a reunião ex-sigilosa descamba para o bate-boca. A certa altura, o diretor Roberto Troncon queixa-se do fato de Protógenes ter sonegado aos seus superiores dados sobre o andamento da apuração.

"Você tem uma teoria da conspiração e uma paranóia que contamina todo mundo", bateu Troncon. Protógenes apanhou calado.

Troncon insistiu. Queria saber por que Protógenes agira em segredo. Coube a um outro delegado da Satiagraha dar as explicações:

"Tem um compromisso com o juiz [Fausto de Sanctis, responsável pelo processo contra Daniel Dantas]".

O delegado do time de Protógenes acrescentou: "Esta não é uma operação como as outras. Ela envolve corrupção no alto escalão dos três poderes".

Como se vê, há muito por investigar em relação à ação deletéria de Protógenes. Mas a platéia também aguarda ansiosa pelo desfecho da apuração de toda essa "corrupção no alto escalão dos três poderes".

Comentário do Blog: Daniel Dantas, como se vê, é assunto explosivo. Muita gente preocupada.