terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

SILÊNCIO DE CATEDRAL

Sarney mais uma vez toma posse, agora pela quarta vez, demonstrando às escancaras que está acima de todos os senadores, pois recebeu quase a unanimidade dos votos. E não se sabe a quem quis convencer quando falou e repetiu muitas vezes que aquilo era um tremendo sacrifício para ele e que o fazia apenas para atender a uma imposição do seu partido, o PMDB. 

Ele, mais que todos, sabe que na verdade ele está ali por conta de ajudar a sua filha, a governadora Roseana Sarney, cada vez mais perdida em um governo que parece muito maior do que ela pode suportar. E também para proteger membros de sua família de perigosas ações externas.

E soou engraçado quando ele repetiu um já muito desgastado bordão de sua filha, criado pelo marqueteiro Duda Mendonça, que na voz dela já soa sem convicção, quando diz que ‘este vai ser o melhor governo de minha vida’. Sarney o incorporou e também na posse revelou que vai fazer a ‘melhor administração do Senado de sua vida’. Os críticos dizem que não será nada difícil… Para ambos!

Roseana parece muito desanimada e sem motivação. Não dá uma palavra sobre a tremenda confusão que cerca as ações do seu governo e de seus secretários. Não parece ser com ela! E alguns já desconfiam que não é mesmo. Será com o supersecretário Luís Fernando? Se ele é o gestor do dia a dia da nova-velha gestão Roseana, como interpretar o silêncio do governo, e dele próprio, com a reportagem de domingo retrasado veiculada pelo Fantástico da Rede Globo sobre o descalabro total do sistema prisional do estado? 
Essa reportagem foi causa de um tremendo impacto na opinião pública, inclusive no Maranhão, indignando a todos, mas não ao governo, justamente ele que administra todo o sistema prisional! O secretário de Segurança parece que foi tomado de surpresa e não conseguiu dar uma resposta satisfatória. E a verdadeira responsável, a governadora, que já completa mais de dez anos de governo? Vale alegar que não sabia? Vejam vocês: é uma cobra jibóia é que cuida dos presos de Bacabal e os defende dos ratos, da sujeira e da podridão da cadeia local. E o que falar da infame gaiola onde os presos ficam ao sabor das intempéries, ninguém sai para explicar? 

Roseana age como se fosse uma espectadora privilegiada e que não cabe a ela explicar nada ou é porque ache que o seu sistema de comunicação tem força suficiente para tudo apagar da mente das pessoas?

Se o modelo adotado para dar substância e viabilidade eleitoral para o candidato do governo em 2014, Luís Fernando, foi copiado do que Lula fez com Dilma Rousseff, quando a colocou na Casa Civil para ser a gestora do governo e dar-lhe visibilidade,  é preciso que Luís Fernando copie também o jeito ‘Dilma de ser’. 

Esta quando, no exercício do cargo, cobrava duramente e sem contemplação qualquer descaso ou corpo mole na ação do governo. E a tudo acompanhava e dava explicação, no dia a dia tenso do governo Lula. Era além de tudo isso ‘a mãe do PAC’, o principal programa e vitrine do governo. Mesmo o governo federal dispondo de formidável aparato de comunicação, ela nunca se omitiu e a tudo enfrentava.

Não adianta se esconder. Se a governadora se esconde, entediada, o gestor do governo, que é Luís Fernando, tem que enfrentar a situação que se apresenta no momento. Tem que fazer como Dilma e gerir o governo, pois no momento ninguém está fazendo.

O caso da Fapema é emblemático. Roseana, em todos os seus governos, demonstrou sempre uma total indiferença ao sistema educacional. Não havia ensino médio na grande maioria dos municípios e, em muitos outros, nem mesmo  havia a segunda fase do ensino fundamental. A universidade estadual era levada sem prioridade e sem preocupação. Não existia Secretaria de Ciência e Tecnologia e ela extinguiu a Fapema no bojo de uma ‘reforma administrativa’ disparatada, patrocinada por ela em 1998, que causou danos irreparáveis a população do Maranhão.

No meu governo, tive que recriar a Fapema, como também criei a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Univima, Universidade Virtual, com a expansão dos Centros Tecnológicos para todo o estado. 

Agora o governo está às voltas com a denúncia- veiculada na revista Veja recentemente.  A reportagem denuncia a transformação de um órgão cuja prerrogativa única seria fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão, por meio do apoio à pesquisa científica e programas de excelência, fornecendo bolsas para pesquisadores realizarem trabalhos científicos de formação, em cabide de empregos para membros do PT que aderiram ao seu governo. 

Segundo a revista, eles recebiam bolsas da Fapema, sem estarem cursando ou fazendo trabalhos de pesquisa em qualquer universidade. É o completo achincalhe a um órgão que ela tinha extinto em 1998, que foi recriado e que ela não entende nem da valor algum. Então, como não pode extingui-la novamente, desmoraliza-a com as bolsas fantasmas. E ninguém do governo vem dar satisfações à opinião pública!

Não bastasse isso, agora me chega a notícia de que o governo está pensando em extinguir a Univima e os Centros Tecnológicos que na verdade são fundamentais em um estado com graves problemas na área educacional e de formação e capacitação profissional. Como capacitar tanta gente despreparada para o melhor governo de Roseana? 

Mas também, quem se importa com isso?

E por falar em “importâncias”, onde estão anotando as despesas do governo, se não tem orçamento aprovado? Chegamos rápido ao fundo do poço! E é só o inicio do governo...

E também ninguém diz nada. Silêncio de Catedral.