terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

TRAGÉDIA ANUNCIADA

Uma tragédia como a que aconteceu no final do ano passado em Pedrinhas ninguém esperava ver repetida tão cedo, tal a gravidade dos acontecimentos. Mas não na gestão de Roseana Sarney, a ausente.

O governo demonstra que nada aprendeu com o que aconteceu e que também não se preparou para evitar sua repetição. Considerou que estava superada a imensa repercussão da tragédia, que pouco a pouco o assunto cairia no esquecimento... Assim, o estado de letargia e sonolência que impera no dia a dia do governo voltou a dominar. 

A rede Globo, da qual a TV Mirante é afiliada, mostrou, com tremendo impacto na sociedade, que o caldo de cultura que levou a rebelião dos presos em Pedrinhas estava intacto.   A reportagem mostrava que nada havia mudado e a situação dos presos era pior a cada dia e  tão intolerável quanto antes. Nem Roseana e nem ninguém do seu governo se mexeu ou mesmo reconheceu o tamanho do problema carcerário. A governadora, assim como nenhum dos seus secretários, sequer falou em providências e nem tentou mostrar preocupação com o que a Globo mostrou. Nenhuma comissão foi formada para estudar e propor soluções. Nada, absolutamente nada foi proposto ou prometido. 

Agora a tragédia se repete, só que desta vez na cadeia existente na delegacia de Pinheiro, cidade natal do patriarca da família. Seis presos foram mortos de maneira brutal, configurando uma tragédia proporcionalmente maior, pela diferença entre o número de presos na delegacia e na penitenciária. Em junho passado, no mesmo local já havia acontecido outra rebelião. Qualquer governo, principalmente depois do ocorrido em Pedrinhas, tomaria urgentes providências. Este aqui, contudo, nada fez e o pior aconteceu de novo. Tragédia anunciada.

Roseana, então apela para uma jogada de marqueteira, especialidade dela. Move montanhas e com a ajuda do pai, o senador José Sarney, presidente do Congresso Nacional, trouxe a São Luís o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, para ter uma reunião no Palácio dos Leões, palco da farsa governista. Pobre ministro, que nada tinha com a história.

Assim fazendo - arquitetou Roseana - a população entenderia que o assunto não era de responsabilidade apenas do governo do estado, mas sim, responsabilidade conjunta dos governos estadual e federal. 

Apenas uma jogada de efeito, pois o governo federal nada tem a ver com o que aconteceu, visto o acontecimento ter ocorrido em uma delegacia estadual do interior, responsabilidade única e exclusiva do governo estadual. Se ainda houvesse presos federais ali, até que se pode compreender, do contrário, o governo federal nada tem a ver com a administração de delegacias de polícia de estados. 

Mas (como sempre), visto que nada poderia fazer para justificar o acontecido, Roseana tenta confundir a opinião pública e ao mesmo tempo tenta parecer que está tomando formidáveis providências definitivas sobre o problema. Pura enganação e enrolação. Apenas isso.

O competente ministro da Justiça, que sabe de toda a história, falou em mandar R$ 20 milhões para fazer uma penitenciária em Pinheiro, como se não soubesse que o dinheiro está disponível há anos para que o governo faça a penitenciária de Pinheiro. Ou seja, o problema é, na verdade, fruto do desinteresse e incompetência do governo do Maranhão, que não consegue um terreno que seja para realizar a obra. Essa busca já completou seu primeiro aniversário. Alegam que a população não aceita a penitenciária lá, mas de fato o que ocorre é a reação ao governo de Roseana por ela ter tomado, na marra, os R$ 10 milhões depositados por Jackson Lago na conta da Prefeitura destinados a fazer um Socorrão no Município. E ela ainda quer jogar a culpa nos moradores de Pinheiro! O ministro sabia de tudo isso... 

Desta forma, tudo vai continuar como antes, com o ambiente prisional completamente deteriorado e submerso em revolta. Mas é assim que Roseana ‘governa’ o estado… Na televisão, só ficção.

E para completar, ainda denunciam que tudo se trata de mirabolantes conspirações sem nenhum cabimento. Pois é: ou aquilo que a Globo mostrou, veiculado na própria TV Mirante,  em noite de domingo no Fantástico, também faz parte da  conspiração ou não são verdadeiros os fatos escabrosos ali narrados? Roseana, já passou da hora de parar de dar desculpas. É necessário trabalhar!

A Associação dos Magistrados do Maranhão, ao ver que a governadora estava tentando colocar a culpa no judiciário, reage com dureza e diz com todas as letras que essa história tem um único culpado: o executivo estadual.

Quando será a próxima tragédia? Há várias já anunciadas, só Roseana Sarney não vê...

Agora me digam, é esse o melhor governo da vida dela? Tiririca é que tem razão: pior do que está, não fica!
E continuando, eu já passei por muita coisa na vida e desconfio daquilo que sai do  curso normal. Todos sabem que Roseana Sarney, ela mesma, lutou muito para ter o PSB entre os partidos que apoiam o seu governo. Hoje já desistiu, porque tudo que o partido quer é ficar longe da família Sarney. Mesmo assim, ela não desistiu de ter um grande partido da oposição (o PT não conta mais) na sua base de apoio. Quer enfraquecer a oposição e evitar críticas.

Estou vendo coisas estranhas acontecerem com o PDT na Assembleia. Os deputados estão defendendo o governo com mais ênfase do que os deputados governistas e muito irritados com quem faz qualquer reparo ao que esta acontecendo. Chegaram a um ponto que até a frase de efeito que Duda Mendonça mandou Roseana repetir -  e que nem mesmo ela diz mais, tal o ridículo da frase ante o que está acontecendo no governo perdido em todas as áreas - só eles estão repetindo. O que parece é que querem passar em testes de credibilidade junto ao governo. A organização da oligarquia tem coisas sicilianas...

Espero estar enganado, gosto dos deputados que integram o partido, mas imagino que o jogo não seja nada inocente. Com Jackson convalescendo de grave enfermidade e afastado temporariamente da política, e sem nenhum deputado federal eleito, Roseana acha que a presa é fácil e já deve ter negociado com o intermédio, naturalmente, de José Sarney junto ao ministro Lupi, presidente nacional do partido. E, desconfio até mesmo que a algum deputado já foi oferecida a presidência do partido, pois é assim que age a oligarquia. 

Espero sinceramente estar errado, mas as evidências são enormes.

Se for o caso, não estão respeitando o sentimento dos formadores e da militância do PDT e pior, se for assim, repito, estarão se congraçando e se unindo àqueles que deram o maior golpe no partido e na sua maior figura, o ex-governador Jackson Lago, de quem tomaram o governo na marra!

E saibam, está aí mesmo o PT para demonstrar, que eles não cumprem o que prometem. Cuidado!