terça-feira, 19 de dezembro de 2017

REFINARIA DO MARANHÃO É IMPORTANTÍSSIMA

Quero inicialmente agradecer as centenas de mensagens de apoio que chegaram até a mim, pela emboscada de que fui vítima no aeroporto, feita por grupos formados por pessoas frustradas, tantas vezes candidatas a cargos eletivos para os quais tiveram votação inexpressiva. São pessoas que, não convencendo ninguém pelo discurso retrógrado, querem, pela agressão, me intimidar.
Muitas das mensagens vieram de pessoas que nem conhecia. Quero agradecer ao Dr. Peta pelas palavras de apoio e a todos que, por onde estive, me dirigiram palavras de confiança e conforto.
Mas qual seria o motivo das agressões preparadas contra mim? Pela votação da reforma da Previdência não foi, pois essa ainda nem foi votada e nem acho que o será neste ano próximo, pois não há ainda uma conscientização por parte da população da absoluta necessidade dela.
Aliás, a reforma não é um projeto partidário, mas sim uma necessidade econômica que se impôs entre as necessidades mais imperiosas que temos que resolver e, se assim não fosse, os presidentes Lula, Fernando Henrique e Dilma não teriam tentado resolver. Se o tivessem feito, não estaríamos no ponto em que estamos. Mas não acredito que possa ser votada, enquanto o povo não aceitar e compreender que é um remédio que teremos que tomar.  No entanto, reafirmo que creio que não será votada no próximo ano.
Dessa forma, concluo que o motivo não poderia ser a reforma previdenciária. Então o que teria motivado tanta preparação e armação com retratos, bandas musicais e militantes se esgoelando e gritando insultos? Estou propenso a acreditar, já que ninguém foi tão hostilizado quanto eu, que a motivação foi política.
Eu, pelo lugar importante que ocupo na política do Maranhão, pelo que já fiz e pelo que estou fazendo, sem falsa modéstia, já estou acostumado a ser escolhido como alvo. Como candidato ao senado, com boa aceitação da população, sou empecilho aos planos de muitos, que me olham como adversário forte e assim, sem propostas a apresentar, querem me ver rebaixado ao nível deles. A esses, quero avisar que muitos já tentaram me tirar do cenário político sem conseguir e que não sou réu em nenhum processo, tampouco respondo por nada. Eu e toda a minha família somos de classe média, não usufruo riqueza da política, como, aliás, de fato deve ser. Tenho a cabeça erguida e força interior para enfrentar essas armações, como já as enfrentei no passado.
Dito isso, vamos ao que interessa. Nessa última semana os engenheiros e técnicos da Sintopec, empresa chinesa, uma das maiores do mundo, especializada em refino e em petroquímica, esteve demoradamente no Maranhão, visitando os locais previstos para o projeto, como o município de Bacabeira. É essa empresa que está elaborando o projeto da refinaria e vieram visitar o local para tirarem qualquer dúvida por acaso existente. Isso se deu, porque em 2018 as obras devem ter início, em meados do ano. Essa refinaria será fundamental para o país. No domingo último o jornal O Estado de São Paulo publicou importante matéria com o título “Falta de refinarias pode ameaçar abastecimento”, já em 2025. É disso que se trata.
Na semana passada também estive em reunião com diretores de empresas do setor espacial dos Estados Unidos, no Senado. Estivemos reunidos com a Boeing, Lockheed Martin, Space X e Vector, gigantes mundiais do setor espacial, interessados em fazer lançamentos por Alcântara e até participar da indústria espacial brasileira. Fizeram um roteiro completo ouvindo empresários brasileiros em São José dos Campos, além de parceiros e clientes. Estiveram também com o Brigadeiro Amaral, Comandante do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (INPE), para possível colaboração na fabricação de satélites, e também tiveram encontros com o ministro da Defesa Raul Jungmann, com o Comandante da Aeronáutica Nivaldo Rossato, além de outras autoridades da Aeronáutica.
No Congresso estiveram com o senador Roberto Rocha, comigo e com o deputado Eduardo Cury. Depois se encontraram com Aluísio Nunes, ministro das Relações Exteriores. Visitaram ainda as instalações do CLA, em Alcântara, e a UFMA.
Com efeito, conseguiram levar uma visão completa do Programa Espacial Brasileiro e do futuro Centro Espacial Brasileiro de Alcântara, que deverá abrigar parte das industrias do setor, além de centros de alta tecnologia, obtendo também informações do curso de Engenharia Aeroespacial a ser ministrado pelo ITA, pela UFMA e pelo CLA.
Vejam então que estamos avançando e tornando realidade esses dois gigantescos projetos que vão mudar a economia do Maranhão. Fico satisfeito por ter dado enorme contribuição e esforço para torná-los realidade.
Feliz Natal a todos, com paz e muitas alegrias junto a toda a família e entes queridos.