quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A TV nas Eleições de Hoje!

1. Desde 2003 que se sente um impacto cada vez menor dos programas e comerciais políticos de TV sobre os eleitores. A "morte do comercial de 30 segundos" se sentiu especialmente na comunicação política.

2. Curiosamente, para os eleitores, quem tem muito pouco tempo de TV é como se não fosse competitivo, não estivesse no jogo. Mas ao contrário, quem tem muito tempo, não tem mais a vantagem que tinha anteriormente. Em 2006, Cabral tinha mais que o dobro do tempo de Denise Frossard na TV, mas -na Capital- perdeu para ela a eleição no primeiro turno. Denise chegou à TV com 13%. Cabral com 40%. Depois de 45 dias, ela teve 31% e ele 30%. Crivella caiu de 22% para 14% neste período de TV.

3. A comunicação política na TV, hoje, para ser eficiente deve ser muito mais direta e menos rebuscada. As cenas chocantes voltam-se como bumerangue contra quem as usa. O eleitor já as vê todos os dias nos noticiários da TV. Não se impacta com um programa eleitoral. Quem sai com uma câmera na mão, buscando desgraça na rua, termina sendo parte dela mesma.

4. Há um nó fatal na comunicação em TV: confiança. Esse é o único decisivo. Como comunicar para que o eleitor tenha confiança no candidato? Esse é o X da questão. O conteúdo só entra se o nó da confiança for aberto.

5. Esse ano as Olimpíadas entram atrasadas, entre 8 e 23 de agosto. E depois vem as dramatizações das coberturas da TV, com as famílias dos medalhistas torcendo, chorando, com suas chegadas em carro do corpo de bombeiros, com suas vidas tão sacrificadas, com o apoio de um parente ou amigo, com o beijo de seu namorado ou namorada, esposo ou esposa ou filhos, ou pais... Isso no mínimo completa agosto. Será, portanto, uma eleição de tiro curto.

6. Usar a TV a partir do dia 19 exigirá comunicar num ambiente de enormes ruídos. Não adianta falar alto. Deve-se falar certo. No ouvido. Quase murmurando pela TV. Abaixo do nó ou vértice da confiança vem o triângulo do perfil do candidato: proximidade, capacidade de realizar, ideologia ou tema. O ideal é um grande triangulo equilátero. Mas é raro. Se for um triângulo isósceles, que o vértice da maior altura, que o seja muito alto, caracterizando claramente pelo menos um perfil.

7. O lugar adequado de bater forte é na internet.

Gilmar Mendes defende varas especiais para julgar abuso de autoridade

O Estado: O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, defendeu ontem a criação de varas especializadas da Justiça para combater abusos de autoridade em investigações policiais. A proposta foi lançada durante o debate O Brasil e o Estado de Direito, promovido pelo Estado, que reuniu ainda o ministro da Justiça, Tarso Genro, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto.

Durante quase duas horas, os quatro debatedores analisaram a crise institucional gerada pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity. Em julho, Mendes foi alvo de protesto de juízes, promotores e delegados por ter ordenado a soltura de Dantas em duas ocasiões. A operação também revelou divisões na própria PF: o delegado responsável, Protógenes Queiroz, denunciou ter sofrido boicote por parte de seus superiores, a quem sonegou informações por temer que elas chegassem aos alvos da investigação.

No debate, Gilmar Mendes enfatizou que é preciso conciliar o combate à corrupção com o respeito aos direitos dos indivíduos. "O criminoso também tem direitos fundamentais", lembrou. Crítico das ações da PF mesmo antes da prisão de Dantas, Mendes voltou a atacar o uso de algemas no transporte de suspeitos. "A prisão, em muitos casos, só se justifica para fazer a imagem e a imagem com algema. Prender é algemar e expor no Jornal Nacional."

Tarso Genro defendeu a Polícia Federal, mas também sugeriu mudanças na legislação para evitar que o uso de algemas sirva para "expor qualquer pessoa, seja de que nível social ela for". "Há um apenamento antecipado pela exposição pública na mídia. Isso é uma atitude arbitrária do Estado que tem de ser vencida."

Antonio Fernando de Souza concordou com a necessidade de agir para evitar abusos, mas lembrou que é preciso haver "equilíbrio" entre o direito dos acusados e o direito de o Estado investigar. "Não se pode, a pretexto de garantir os direitos fundamentais, impedir que regularmente, pelo mesmo processo criminal, o Ministério Público possa fazer prova e comprovar a legitimidade das ações."

Cezar Britto, ao defender o projeto que restringe buscas e apreensões em escritórios de advocacia, destacou que é preciso combater a "lógica policialesca de que a defesa atrapalha" o combate ao crime. Para o presidente da OAB, o projeto - que aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - não "blinda" advogados, mas evita que o Estado os espione e comprometa as estratégias de defesa dos acusados.

Como forma de fortalecer o Estado de Direito e evitar abusos contra os indivíduos, os debatedores destacaram a necessidade de mudar leis e estabelecer novos parâmetros de conduta para os agentes públicos. Todos concordaram com a possibilidade de criar uma comissão de alto nível para rediscutir procedimentos nas investigações policiais.

O debate, transmitido ao vivo pela TV Estadão, foi mediado pelo jornalista Roberto Godoy e teve participação do repórter Fausto Macedo. A seguir, os principais trechos da discussão:

CONTROLE DAS AÇÕES POLICIAIS

GILMAR MENDES: "Precisamos ter um controle das ações policiais. Discutamos a criação de varas e corregedorias de polícia no âmbito federal, por que não? Precisamos estar abertos a essa discussão, exatamente para evitar os abusos. Podemos discutir isso no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). (...) É fundamental que nós discutamos isso, uma nova Lei de Abuso de Autoridade, eventualmente varas especializadas para corregedoria da polícia e para contestar os abusos."

O COMBATE À CORRUPÇÃO

MENDES: "Combate à criminalidade, sim, mas com respeito aos direitos fundamentais. Quem eventualmente defende a observância dos direitos fundamentais não está assumindo a defesa da corrupção. (...) Todos queremos a eficiência no combate à criminalidade, ninguém quer celebrar um pacto quanto à impunidade, mas não nos é dado fazer escolhas em relação aos princípios básicos do Estado de Direito."

A POLÍCIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS

TARSO GENRO: "Os meios tecnológicos disponíveis para investigações da Polícia Federal evoluíram profundamente nos últimos 10, 15 anos. Isso implicou uma transformação da metodologia da investigação, que às vezes proporciona determinados excessos. Nós já remetemos ao Congresso um projeto de lei que proíbe, por exemplo, a gravação de conversa entre cliente e advogado. (...) Quando esses meios (tecnológicos) ainda não eram disponíveis, o inquérito policial ordinariamente começava com o interrogatório do suspeito, que se dava às vezes por meios não ortodoxos, não constitucionais. As pessoas sofriam violência, às vezes violência física, e aquele depoimento orientava o inquérito, que às vezes chegava cheio de vícios ao Judiciário. Com as transformações tecnológicas que ocorreram, foram oferecidos meios mais científicos de investigação. Temos de ver a fase pela qual estamos passando como virtuosa. (...) Uma coisa é a persecução criminal, é buscar a verdade quando se investiga um delito. Outra é utilizar esses meios tecnológicos para uma gestão manipulatória do Estado ou para a produção de persecuções políticas".

MENDES: "Diante dos avanços tecnológicos, já não se pode nem cumprir a lei estabelecida, porque não se consegue transcrever a quantidade de horas gravadas".

INVESTIGAÇÃO SEM GRAMPOS ANTONIO FERNANDO DE SOUZA: "Existem inúmeras investigações em curso em todo o Brasil - a maioria delas sem nenhuma utilização desses procedimentos de escuta telefônica. Mas não vêm ao conhecimento público. O Ministério Público tem trabalhado firmemente para impedir esses desvios (em operações da Polícia Federal), que devem ser punidos. E essa punição só virá, com absoluta certeza, a operacionalização do trabalho do Ministério Público só será definitiva, quando tivermos mecanismos mais efetivos de controle dos atos que são feitos."

VAZAMENTOS DE DADOS SIGILOSOS

MENDES: "A questão do vazamento, em dropes, parcelado, de informações é muito grave. Às vezes com intuito de prejudicar a imagem das pessoas de forma indelével. Não é possível que o Estado, valendo-se de um poder excepcional, faça isto. Não é razoável. É fundamental que se coíba esse tipo de prática. E a mídia aqui tem responsabilidade. É fundamental que discutamos isso com toda a abertura. (...) O vazamento hoje não é mais a exceção, é a regra."

SOUZA: "Neste momento há também um interesse da mídia em divulgar. O Ministério Público tem feito um esforço muito grande, mas reconhece ainda dificuldades, principalmente nessa questão de vazamentos, de identificar a autoria. Eu acho que devemos trabalhar o critério de se dar mais segurança nesses procedimentos, para garantir exatamente o conhecimento das pessoas que manusearam informação, a partir de que momento e de onde ela partiu."

PACTO COM A IMPRENSA

TARSO: "Temos de verificar, regrar, algum tipo de precaução contra a divulgação de informações infamantes e caluniosas. Sem ferir a liberdade de imprensa. Isso tem de passar, inclusive, por um pacto com a própria imprensa, porque às vezes o que se vê, além do vazamento - que já é uma ilegalidade -, é o uso calunioso do vazamento."

BLINDAGEM DE ADVOGADOS

CEZAR BRITTO: "Não podemos aceitar a lógica de que a defesa atrapalha, de que, se a defesa atrapalha, devemos acabar com o direito de defesa no Brasil. Esse é um debate atual , porque temos um projeto à disposição do presidente Lula que trata exclusivamente de reconhecer que, no conflito Estado-cidadão, o cidadão não pode ser a vítima do Estado. A forma pela qual o cidadão fala para o Estado é através do seu advogado, da sua defesa. Alguns acusadores passaram a imagem de que iam transformar os escritórios em depósitos do crime, colocariam-se cadáveres em escritórios de advocacia. Ou não compreenderam o que é a democracia, o Estado Democrático de Direito, ou não leram o projeto. (...) Atividade criminosa não é inerente à advocacia. O crime não tem ligação com a advocacia. Não tem, nunca teve e nunca terá o apoio da Ordem. (...) A primeira mentira que foi contada e repetida - repete-se e as pessoas acreditam nela - é de que esse projeto blinda a advocacia. O que o projeto quis estabelecer, e o fez muito bem, foi separar o joio do trigo. Um erro não pode justificar o outro. Se algum advogado errou, compactuou com o crime, ele deixa de ser advogado e passa a ser criminoso comum, como qualquer outro, e tem a Polícia Federal o direito de entrar no escritório de advocacia e processar a ele e a seu cliente. O que não pode, não deve, senão não estaríamos no Estado Democrático de Direito, é interferir na defesa, escutar a defesa, bisbilhotar a defesa, espionar a defesa."

CONTROLE IDEOLÓGICO E ESTADO DO MEDO

MENDES: "Quando se discutem questões sobre a liberdade do juiz (de primeira instância), devemos levar em conta este fenômeno: o controle ideológico e muitas vezes psicológico que se exerce contra essas pessoas. (...) Não há na história do mundo, na história universal, qualquer exemplo de país que tenha preservado a democracia tendo transformado a polícia em poder. Onde a polícia se transformou em poder, a democracia feneceu. (...) Há casos de denúncia que beiram a aventura. O processo Anaconda (sobre venda de sentenças judiciais) denunciou juiz por ter conta no Afeganistão."

BRITTO: "O que estamos propondo é revogarmos no Brasil esse Estado de medo que atinge todos. E não atinge só a advocacia, atinge a todos nós. Ninguém quer decidir mais nada, ninguém quer fazer mais nada, com medo da responsabilização, com medo de ser apontado no outro dia como criminoso em potencial. Ficamos raciocinando pela lógica do medo e o medo raciocinado sempre fazendo com que o Estado seja a razão de todas as coisas e o cidadão, um criminoso em potencial em todas as coisas. (...) O Estado tudo pode, pode controlar o cidadão? (..) Não tenho dúvida, ministro Gilmar Mendes, de que não estamos em um Estado policial. O tema desta conferência é uma reflexão para que evitemos, enquanto é tempo, e cheguemos a essa discussão."

TARSO: "A Polícia Federal não é uma instituição soberana. Se assim o fosse, se colocaria acima dos demais Poderes de Estado e teríamos aqui no Brasil um Estado policial. Isso não existe. (...) Perdoe, Britto, perdoe, Gilmar Mendes. Mas não é verdade que estejamos num Estado de medo. Isso não é verdade. Até porque, se nós corrigirmos essas ações da PF, ações determinadas pelo Poder Judiciário, corrigirmos erros do Judiciário da primeira instância, segunda instância, corrigirmos erros do Ministério Público, não vamos acabar com as escutas telefônicas."

ALGEMAS PARA RICOS E POBRES

TARSO: "Quando nós discutimos a questão do uso das algemas num cidadão que foi preso pela Polícia Federal, eu me propus a seguinte questão: todas as pessoas têm de ser tratadas de maneira igual; a lei permite que o agente verifique a oportunidade ou não de custodiar aquela pessoa mediante algemas. Enquanto a lei não for modificada, isso está delegado ao agente. Agora, o que não podemos é expor qualquer pessoa, seja de que nível social ela for. Há um apenamento antecipado pela sua exposição pública na mídia. Isso é uma atitude arbitrária do Estado que tem de ser vencida."

MENDES: "Em relação às algemas, e aqui também eu ressalto a comunhão de pensamento com o ministro Tarso, que não se trata de privilegiar pobres ou ricos. Nós queremos direitos fundamentais para todos e não enfatizarmos um modelo de classes. Queremos direitos fundamentais para todos. A prisão em muitos casos só se justifica para fazer a imagem e a imagem com algema. Prender é algemar e expor no Jornal Nacional. Nós vamos discutir essa questão na quinta-feira já. (...) Existe em relação a todos (indignação sobre uso de algema, sejam pobres ou ricos). Em matéria de habeas corpus, o tribunal é extremamente aberto. Estávamos discutindo uma questão relevantíssima da progressão de regime a partir da provocação de um réu - ele próprio impetrou habeas corpus, de uma carta feita em presídio. Temos uma sociedade marcadamente desigual, logo o acesso à Justiça também é comprometido. Muitas vezes as pessoas não chegam ao Supremo Tribunal Federal porque não têm advogado."

INFORMAÇÃO X PRESERVAÇÃO DA IMAGEM

TARSO: "É difícil porque são dois valores. Um, o direito à informação e a busca da notícia, um dos aspectos mais relevantes da sociedade democrática. De outra parte, a preservação da integridade moral do indivíduo. Problemático também, porque hoje a política se transformou em um grande espetáculo, com a criação de muitos fatos midiáticos e pouco conteúdo - e isso não é uma decadência da democracia, é uma nova etapa sobre a qual nós devemos nos debruçar para localizá-la. Isso só poderia ser resolvido por uma normatização forte da lei de abuso de autoridade e, concomitante, um grande pacto político, uma concertação política do Estado com a imprensa, que exerce uma função pública relevante. A imprensa hoje não é mais como a Segunda Guerra Mundial, que tentava interferir no comportamento."

DIREITO DE DEFESA X DIREITO DE INVESTIGAR

SOUZA: "O Ministério Público defende a ampla defesa dos acusados, mas também defende a sua possibilidade - e pelos mesmos recursos que a lei garante - de fazer prova. Tem de haver um equilíbrio também. Não se pode, a pretexto de garantir os direitos fundamentais, impedir que, regularmente, pelo mesmo processo criminal, o Ministério Público possa fazer prova e comprovar a legitimidade das ações. Estamos tratando de algo que pede o equilíbrio de todos."

ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

SOUZA: "O Ministério Público, embora seja organicamente estatal, está funcionalmente mais vinculado à sociedade. Essa conformação é reflexo da inter-relação entre esfera pública e privada. A instituição se move exclusivamente pelo princípio da legalidade, não da legalidade burocrática, mas daquela que possui o atributo da constitucionalidade. Não se trata de invadir competências alheias, nem de construir seu conceito próprio de legalidade. O Ministério Público não é político."

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Acaba o Programa da Mamona

O governo do presidente Lula lançou com grande estardalhaço um programa que parecia só ter virtudes. O uso do óleo de mamona como biocombustível. Anunciado como uma panacéia, parecia um programa perfeito, pois juntava reforma agrária, agricultura familiar, financiamento abundante, preços compensadores, possibilidade de produzir outros produtos na entresafra e contratos de venda com longos prazos. Ademais, era um elo importante de uma cadeia de produção da energia, um produto estratégico no mundo atual.

O competente governador do Piauí, Wellington Dias, do PT, saiu na frente. Lá não há nenhum Sarney para atrapalhar e ele foi escolhido pelo presidente Lula para ser o pioneiro. Um projeto de R$ 100 milhões com recursos públicos e privados, inclusive de um fundo de investimento alemão administrado pelo Deutsche Bank, com um programa de reforma agrária na Fazenda Santa Clara, em Canto do Buriti, foi lançado e badalado na imprensa nacional. A concepção do projeto era interessante, pois além da área destinada ao cultivo da mamona, foi construída uma vila com casas para os agricultores, escola, posto de saúde, igreja etc. Havia também uma área para cultivo dos produtos tradicionais da agricultura familiar para subsistência.

O governador entrou com tudo e dentro de pouco tempo o projeto tomou forma e recebeu a visita, várias vezes, do presidente, acompanhado por governadores, empresários, políticos, jornalistas e ministros. Logo depois, Lula ajudou a fazer um semelhante no Ceará. O projeto parecia ideal para o nordeste semi-árido e criava renda para extratos muito pobres da sociedade. No Maranhão, o governo federal não entrou, e nem poderia, porque houve um bloqueio ao estado e aqui nem ministros nem projetos do governo federal vieram no meu governo, visto que, como todos sabem, Sarney não deixava. Lembram da batalha pelo empréstimo do Banco Mundial, para combate à pobreza? Sarney pessoalmente comandou a tentativa de evitar a aprovação, como ficou demonstrado na sessão do Senado em que a matéria entrou em pauta. O filme está no meu Blog (http://josereinaldotavares.blogspot.com).

Contudo, veio uma empresa privada, a Brasil Ecodiesel, que financiou agricultores no interior do Maranhão para produzir mamona e construiu uma refinaria de grandes dimensões para produzir biodiesel no Porto do Itaqui. Pela concepção do governo, toda a produção de biodiesel seria comprada pela Petrobras. Esta não tinha onde armazenar o produto e se recusava a atuar no programa, que já mostrava falhas em seu planejamento. Agora, a fim de organizar o setor, esta acaba de criar uma subsidiária para cuidar do setor de biodiesel de todas as origens, inclusive da mamona.

Porém, semana passada veio a pá de cal que jogou por terra todo o aparentemente bem bolado programa do biodiesel do óleo da mamona, promessa de redenção de tantos agricultores pobres do nordeste, programa prioritário do governo do presidente Lula: a Agência Nacional do Petróleo divulgou o resultado de um estudo de seus laboratórios, condenando o biodiesel de mamona como combustível para veículos automotores, alegando a alta viscosidade do óleo que, se usado, iria danificá-los. Como esse óleo tem alto custo de produção, ele não serve para ser misturado a outras espécies de biodiesel, porque encareceria o produto final. Logo, resta agora para o óleo de mamona apenas o uso tradicional em insumo para cosméticos.

E vem então a pergunta óbvia: por que não fizeram os testes antes de lançarem o programa que jogou tanto dinheiro e esperança fora? É terrível, mas infelizmente aconteceu. Agora se percebe que a proposta do biodiesel de mamona não tinha suporte de pesquisa que comprovasse sua eficácia e competitividade econômica para uso na sua produção.

A Embrapa do Piauí informou que a solução possível é produzir algodão, girassol ou gergelim no lugar da mamona, que são matrizes energéticas mais indicadas para o semi-árido. Mas o processo de produção, para permitir competitividade, exige práticas modernas de produção que são ausentes nas práticas usuais da agricultura familiar. Os órgãos do governo teriam que criar as condições técnicas e financeiras e principalmente assistência técnica para permitir a modernização da agricultura familiar nordestina, que é a melhor maneira de tirar milhões de brasileiros da pobreza e da subsistência.

O algodão, na verdade, é o melhor, pois o óleo é extraído do subproduto, que é o caroço. O produto principal do algodão é a fibra. Não há, com isso, concorrência de produção de biodiesel com alimento, coisa que acontece com a soja, com o girassol e o gergelim.

A presença da Embrapa no Piauí é um ponto a favor desse estado na oferta de tecnologia de produção para o setor primário. Lutei muito para trazê-la para cá. Oferecemos tudo: a UEMA daria área suficiente para acomodar a empresa, por exemplo, mas ela nunca veio por inteiro. O Maranhão precisa de pesquisa, temos solos bons e clima compatível, com bom regime de chuvas. Todo o estado seria beneficiado e nos daria mais condições de tirar milhares de maranhenses das faixas de pobreza. Basta ver o que ocorre no sul do estado com a Fapsem.

Uma pena o que aconteceu com o programa do biodiesel de mamona. Boas intenções e muito açodamento não levaram a nada. Tomara que o presidente Lula aproveite o que recomenda a Embrapa e dê as condições para que o programa possa ser retomado, com a mesma força, mas com variedades agrícolas mais compatíveis e com estudos prévios competentes.