terça-feira, 6 de setembro de 2016

TEMER TEM AJUDADO O MARANHÃO


Vejam como são as coisas e as verdades da política. Nesses tempos, enquanto durou o processo de impeachment, cansei de ouvir que Temer como presidente seria terrível para o Maranhão. Diziam que ia ser um tempo de perseguições, de negação dos projetos mais caros ao estado e de uma luta política terrível. Ao ouvir isso, eu mostrava que não seria assim. Que Temer era um político conciliador, de trato ameno e determinado a tirar o país do caos econômico em que foi metido, cuja pior consequência são os doze milhões de desempregados e falência das nossas maiores empresas públicas, como Petrobras, Eletrobras e BNDES.  Isso sem contar a deterioração de nossa infraestrutura, do aumento da inflação e da quebra de vários estados. Portanto, eu falava que não existiria esse período de perseguição do qual muitos vaticinavam por aqui. Mesmo porque os cinco anos de Dilma Rousseff no governo foram caracterizados pela ausência total de investimentos federais no nosso estado, já que nada foi feito aqui pela sua gestão nesse período.

Já Temer, ainda na interinidade, acudiu aos governos dos estados, com a negociação da dívida, o que foi um presente, pois só aqui no Maranhão deixamos de pagar 50 milhões de reais a cada mês até o final do ano e que o alívio continuará até 2018, pois só aí os estados voltarão a pagar as prestações integrais ao governo federal. Isso será um grande benefício, pois muitos estados acompanharam a gastança do governo federal, consumindo mais do que arrecadavam e hoje devem muito dinheiro a fornecedores de todos os tipos.

Eu mesmo, acreditando nisso, procurei trabalhar para que finalmente, projetos fundamentais ao desenvolvimento do estado se tornassem realidade, com ajuda de toda a bancada da Câmara Federal. O nosso ITA, com o curso de Engenharia Aeroespacial em preparação para ser ministrado pelo ITA de São José dos Campos e UFMA, um dos mais importantes e completos na temática, será o primeiro curso a ser oferecido aqui. Toda a burocracia está consolidada, o professor Lacava, por incumbência do Comandante da Aeronáutica, já definiu todo o curso, que terá uma importante disciplina a mais, a de especialização em Centros de Lançamento, que não é oferecida em nenhum outro local no Brasil, mesmo porque é no Maranhão que está localizado o único Centro importante do país.

Esse instituto, todos vão ver, será fundamental para mudar o nosso patamar de desenvolvimento, pois assim entraremos no mundo da tecnologia e da inovação, uma vez que isso é o forte do ITA. Será um curso que preparará os alunos para serem inovadores, característica que é vanguarda do ensino no mundo. Isso é o que interessa hoje e o Maranhão queimará etapas em seu desenvolvimento.

Pois bem, para completar e aproveitar bem as nossas possibilidades de projetos estruturantes, criei a Frente Parlamentar para a Modernização do Centro de Lançamentos de Alcântara, fundamental para que nos transformemos em importante centro mundial de tecnologia. Estamos convidando gente de grande domínio técnico do assunto para fazer parte dessa iniciativa, para aproveitarmos toda a experiência brasileira de todos estes anos entre sucessos e fracassos. O governador Flávio Dino será convidado a integrá-la na certeza de que, se aceitar, poderá dar uma grande contribuição.

Outro sonho maranhense - a refinaria e o polo petroquímico -  com o apoio obtido do governo Temer, incentivado por todos os ministros a quem pedi audiência, acompanhado pelos empresários interessados, está praticamente decidido e terá um aporte financeiro já todo montado de cerca de 3 bilhões de dólares, pois os empresários sentiram segurança total por parte das autoridades consultadas. Os empresários se renderam aos dados da ANP, que mostra a nossa importância estratégica no mercado brasileiro de petróleo e derivados, com localização ideal para alcançar mercados estrangeiros.

Dessa forma, em outubro deverei, como único parlamentar convidado, integrar a Comissão de Minas e Energia da Câmara, e fazer parte da comitiva oficial brasileira que irá ao Irã e à Índia. O grupo será chefiado pelo Ministro de Minas e Energia, deputado Fernando Coelho Filho, e integrado pela Diretora Geral da Agência Nacional de Petróleo - ANP, Magda Chambriard, pelo Superintendente de Refino da ANP, Alexandre Camacho, e pelo Secretário de Projetos Especiais do Governo do Maranhão, Pierre Januário. O Vice-Governador Carlos Brandão deverá ir no mês seguinte.

A agenda prevê reunião com o ministro de Petróleo do Irã e com a Equipe de Coordenação do projeto da Petro-Refinaria no Maranhão-NIOC, NIORDC e Ministério do Petróleo.

Na Índia, teremos reunião com o Ministro de Petróleo daquele país, com o Presidente da EIL (Engineers of India - empresa de engenharia de petróleo vinculada ao Ministério de Petróleo, já engajada no projeto) e a equipe de coordenação da Petro-Refinaria no Maranhão. E também estão previstas reuniões com empresas privadas de engenharia de lá.

E, finalmente, coroando o trabalho do Vice-Governador Carlos Brandão, que foi designado pelo Governador Flávio Dino para coordenar as ações em prol da instalação de uma siderúrgica chinesa no Maranhão (ele esteve na China e fez excelente trabalho junto às autoridades dali), o Presidente Temer incluiu esse importante projeto, tão buscado por nós, inclusive por mim quando exerci o governo do Maranhão, na pauta dos acordos comerciais entre Brasil e China, um grande presente ao nosso estado pelas repercussões econômicas e sociais que nos trará. É um sonho com grandes possibilidades de se tornar realidade.

Imaginem se o Presidente Temer não fosse um “inimigo do Maranhão”, como profetizavam alguns

Muito bom, presidente Temer.  Muito obrigado.