terça-feira, 21 de maio de 2013

ARROGÂNCIA E DESPREPARO


Roseana ser completamente despreparada para governar o Maranhão não é novidade. Ela é desinformada e tampouco tem interesse em se informar. Não sabe nada sobre os indicadores sociais nem econômicos do estado, muito menos sobre a situação enfrentada pelo povo maranhense. Roseana não tem programa de governo ou de ações para enfrentar a terrível decadência pela qual passa o Maranhão. Como poderia ter planos, se não conhece, nem quer conhecer a realidade? 

Quando se vê apertada por alguém, com qualquer questionamento, por mais legítimo que seja, ela parte para a intimidação e para a desqualificação do questionador, visando intimidá-lo. Age com arrogância como se não devesse explicações a ninguém. Cerca-se de gente que, por esperteza, abaixa a cabeça. E pensa que a sua mídia mete medo a qualquer um.

Quando está nervosa e pressionada por pesquisas ruins, como é o caso, então torna-se agressiva e destrambelhada. Acho que o termo certo é esse mesmo.
Não é isso o que está acontecendo?  

Roseana está tendo atitudes mesquinhas e raivosas em quase todas as viagens dos “itinerantes”. Em Chapadinha, quando soube que a Câmara de Vereadores iria votar uma proposição concedendo o título de cidadão para Flávio Dino, tentou intimidar os vereadores para que negassem a honraria a Flávio Dino. O que leva uma governadora a se rebaixar tanto? Só a raiva e a impotência. Entretanto, hoje comanda um governo sem credibilidade e, crença geral, deve ser o último da oligarquia. Já não tem o mesmo poder...

No dia seguinte, já em outro município, quando soube que Flávio estaria lá no em breve, chamou a prefeita e a obrigou a antecipar a comemoração do Dia das Mães do domingo, como teria que ser, para sábado na mesma hora da reunião de Flávio, tentando esvaziar o compromisso do odiado adversário político. Não adiantou nada, mas deu maior relevância a Flávio e este virou o assunto mais comentado da cidade. Arrogância ou desespero?

Os dois!

Entretanto, o ponto máximo de coisas vexaminosas aconteceu esse final de semana em Edison Lobão. E se passou com um jovem que, revoltado com razão -  por se sentir lesado ao vislumbrar que se nada mudar, sofrerá um tremendo prejuízo em suas oportunidades no futuro, pois deseja estudar e o governo lhe sabota travou um diálogo com a governadora. Um rapaz assim não se intimida facilmente, nada deve a Roseana, e sem medo e mantendo o respeito, fê-la conhecer melhor a grande farsa que é o seu governo, principalmente na área da educação.

Vejam o diálogo, transcrito da gravação feita no local:  “A governadora Roseana Sarney passou pelo maior vexame durante a passagem do governo itinerante por Governador Edison Lobão. Confrontada sobre a qualidade de ensino por um aluno da escola pública, Roseana se viu encurralada.

- Se as escolas não têm qualidade, você tem que cobrar isso dos professores – respondeu a governadora, se esquivando da responsabilidade.

Esperto, o estudante retrucou:

- Eu estou falando é de infraestrutura da sala de aula, escola com estrutura adequada.
Sem reação, ela tenta desviar do assunto:

- Ei, ei, ei, olha aqui. Eu quero saber qual foi sua nota do Enem.

Nisso, o estudante desmascara Roseana mais uma vez e acusa a situação do ensino público oferecido pela rede estadual:

- Eu ainda não fiz o Enem, tô sem aula, e tô correndo risco de não fazer o Enem porque não tem professor na sala de aula”.

Diante da repercussão nacional, ela mandou publicar uma nota, sem pé nem cabeça, e tenta atribuir o incidente ao tempo de disputa eleitoral, como se um questionamento legítimo pudesse ser confundido com disputa eleitoral. Se não fosse tão arrogante e despreparada, poderia ter contornado a situação, determinando providências urgentes. Mas a raiva não deixa. Na verdade, ela é que está antecipando a campanha eleitoral.

É até engraçado o pavor que tem da candidatura do Flávio Dino ao governo do estado e querem impedir - ela e seus amigos- que ele venha nos seus finais de semana ao Maranhão, quando visita o interior. É muito medo. Inventam umas coisas descabidas, querendo causar embaraços a ele. Dino está fazendo tudo direito, não comete qualquer deslize ético e usa seus finais de semana como lhe aprouverem. 

Por outro lado, quem abandonou tudo de vez foi Roseana, que, em busca de um difícil mandato no senado, largou  tudo, não procura nem esconder as aparências e não vai mais ao escritório de despachos do Palácio do Governo. 

Acredito que está sendo muito penoso para ela viajar sem parar pelo interior e ver que as coisas mudaram. Ela não sente mais que as pessoas ainda se comovem com a sua presença. Na sua perplexidade, ela não sente a solidariedade e o calor humano que já desfrutou. As viagens seguidas a estão deixando frustrada pela falta de resultados. Então apela as inaugurações, especializando-se em entregar tratores do governo federal, agências do INSS e distribuir sementes selecionadas para pequenos agricultores fora do período em que podiam plantar. As sementes, como são cobertas por fertilizantes, nem para comer servem, pois podem ser tóxicas. Chegou até a subir em uma colhedeira de soja de um produtor rural para tentar passar a imagem que tem alguma coisa com aquilo.

A última imagem em que a retrataram sobre um trator foi na montagem midiática da refinaria Premium da Petrobras, o maior factoide eleitoreiro já produzido no Maranhão. O truque não empolga mais.