terça-feira, 12 de abril de 2016

UMA GRANDE VITÓRIA PARA O MARANHÃO


Eu sou daqueles que acredita que a inovação será a grande força que moverá o mundo. O mundo está em transformação rápida e estarão na vanguarda aqueles que tiverem pessoal preparado para essa nova realidade.  Engenheiros bem preparados serão um trunfo inestimável, grande atrativo para a localização de empresas e para o desenvolvimento.
Pensando assim, tenho dedicado meu mandato a trazer o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) - uma das melhores e mais respeitadas escolas de engenharia do mundo - para o Maranhão, ou, em outras palavras, pretendendo contribuir para que rompamos as amarras do passado e nos transformemos em um estado desenvolvido e promissor. Para isso, tenho dedicado os meus dias na Câmara. Muitos dos meus amigos estranham, porque evito entrar no combate político diário, ocupando os microfones. Creio que os votos que recebi serão muito melhor justificados se eu puder usar a força do meu mandato para fazer a diferença para o meu estado.
Com efeito, tenho me dedicado a resolver problemas que obstruíam o nosso desenvolvimento, tanto na área de minas e energia como na agricultura, na logística e na educação. Esta última é ainda mais vital para nós. Eis então o meu modus operandi, minha tentativa de evitar atritos maiores, a fim de poder me dedicar a equacionar as soluções definitivas para o Maranhão.
Dito isso, ano passado pedi ao deputado Pedro Fernandes, um grande parceiro nesse projeto, brilhante e experiente parlamentar, até então Coordenador da Bancada do Maranhão e que também tem um projeto na Câmara para instalar o ITA no Centro de Lançamento, que marcasse com os componentes da bancada uma audiência com o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Nivaldo Luís Rossato, objetivando tratarmos desse projeto.
No dia em questão, a audiência começou difícil, porque o Comandante sabia do interesse de importantes estados em querer levar o ITA para seus territórios. Esta, inclusive, foi uma de suas alegações, mas argumentamos que o único estado que possuía uma Base de Lançamentos era o nosso, em Alcântara, e que por isso tínhamos a primazia, porque uma coisa se interligava com a outra. Daí para a frente, a conversa mudou e o Comandante “comprou” a ideia e sugeriu começarmos com um curso de Engenharia Aeroespacial.
Pois bem, nós tratamos de montar o projeto e de conhecermos melhor o Instituto, suas bases e sua doutrina, e de ganharmos apoio político para o projeto, o que fizemos indo visitar São José dos Campos e com a ajuda do Brigadeiro Pazini, que é engenheiro e professor do ITA.  Além disso, acompanhamos o governador Flávio Dino em visita ao Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, de quem recebemos todo o apoio. Vejam que o apoio do ITA conseguimos informalmente, o que não foi menos importante. Contudo, o apoio do Ministro foi formalizado por uma consulta ao ITA, cuja resposta chegou semana passada. No documento, o instituto declara apoio à iniciativa e sugere começarmos com o curso de Engenharia Aeroespacial, um dos mais difíceis e complexos e o mais importante para nós e para o Centro de Lançamentos de Alcântara. Ali teremos disciplinas nos mais diversos campos do saber: tecnologias da informação, eletrônica, mecânica, projeto de aeronaves e foguetes, etc.
Na semana passada, o Comandante Rossato entrou em contato solicitando que eu oficializasse o pedido, pois tudo estava sendo discutido sem uma oficialização da solicitação. Eu lhe garanti que entregaria o documento na terça-feira, dia 5 de Abril.
Ele me recebeu às 16 horas do dia acordado, acompanhado do Brigadeiro Macedo, que se tornou o interlocutor do ministro Rebêlo junto a nosso pleito. Tivemos uma longa troca de ideias e ao final ficou tudo decidido. Fiquei então sabendo que o ITA enviara um documento ao Comandante, enfatizando que o único local em que eles concordariam instalar um novo Instituto seria em Alcântara, devido à existência do Centro de Lançamentos.
Vejam que o Centro de Lançamento de Alcântara está quase paralisado, após uma imensa sucessão de erros que trouxeram imensos prejuízos ao país. Contudo, o Comandante da Aeronáutica tem outras ideias muito boas para a base. Ao invés de fazer um contrato com um país ou uma empresa, ele pensa em fazer com cerca de sete empresas ou países, o que daria um dinamismo e uma utilidade nunca vista ao local. Melhor dizendo, isso vitalizaria o centro e criaria uma demanda significativa por serviços e pessoal qualificado. Explico: esses parceiros, ao invés de trazer engenheiros e técnicos de seus países, contratariam os nossos. Nesse ponto, entra a importância do ITA de Alcântara, uma âncora para o sucesso do empreendimento.
O comandante então me pediu que escolhesse uma Universidade para ser parceira e eu escolhi a UFMA, que já tinhas projetos de instalar cursos no município de Alcântara.
Na última quinta-feira, recebi um expediente do Comandante oficializando a instalação do ITA no Maranhão e solicitando a ida de dois professores da UFMA para passarem alguns dias em São José dos Campos, a fim de que, junto com professores da instituição, detalharem o curso e todas as providências, inclusive financeiras que teremos que tomar.
Na sexta-feira seguinte, estivemos na reitoria da UFMA reunidos com a reitora Nair Portela e sua equipe. Ali tudo ficou acertado.
Uma preocupação latente que fez parte da discussão é com o nível dos alunos maranhenses e sua aptidão para serem aprovados na seleção, competindo com alunos de outros estados mais bem preparados. O ITA é uma escola de alto nível e só entram os melhores, independente dos estados de origem.
Discutimos então, com o apoio da Universidade e da Secretaria de Educação do Maranhão, a concepção de um curso de preparação para alunos escolhidos, por meio de testes, com a finalidade de melhor prepará-los para a seleção do ITA. Foi inevitável também não discutirmos a melhoria do ensino Fundamental e Médio do Maranhão, já que, se não fizermos isso, não teremos tão cedo alunos maranhenses no nosso ITA.
E vejam: eis ai mais um aspecto confirmador de que o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica do Maranhão será fundamental para a grande mudança do nosso estado.
Finalmente temos uma grande oportunidade ao nosso alcance!