terça-feira, 8 de novembro de 2016

NOVOS TEMPOS


A deputada Eliziane Gama deu uma pequena entrevista ao Jornal Pequeno em que denuncia a terrível campanha de destruição de sua imagem durante mais de um ano ininterruptamente. Ela atribui a isso a votação que teve. Um outro candidato, Eduardo Braide, que estava sendo deixado em paz, a partir da hora em que, surpreendendo a todos, chegou ao segundo turno da disputa em São Luís, também denunciou com veemência o trabalho sujo de que foi vitima, também de demolição de sua imagem.
Terminada a eleição, os políticos agora passam a pensar na próxima eleição, o pleito de 2018. Eu tenho dito aos que me perguntam que prefiro ir para o Senado, onde acho que poderei fazer um trabalho ainda melhor. Por esse motivo, sei que muitos outros também pretendem e noto que existe montado, articulado, um trabalho para tentar destruir minha imagem e minha credibilidade.  Agora recentemente sofri um ataque especulativo, que teve como objetivo dizer basicamente que eu estava mentindo sobre o ITA e sobre todo o resto. Publicaram declarações atribuídas à UFMA e ao Comando da Aeronáutica cujo conteúdo afirmava que nada existia e que era tudo uma invenção minha.
Não irei responder. Pela simples razão de que isso nada altera o trabalho que envolve dezenas de pessoas, professores graduados da UFMA, que lutam para que o vestibular do curso ocorra no próximo ano. Esse é o projeto mais importante que poderemos ter aqui e que alterará totalmente a nossa atual realidade socioeconômica para um outro patamar. Mas, por oportuno, transcrevo a nota da UFMA - ela basta por si só - para tranquilizar a todos os meus amigos, conhecidos ou não, que acreditam que o Maranhão pode ser muito melhor.
“Nota de esclarecimento sobre a implantação do ITA no Maranhão: Em relação à reportagem do jornal O Imparcial do último dia 5 de novembro - Aeronáutica nega ITA no município de Alcântara - a Universidade Federal do Maranhão vem a público informar:
1.  1.     Ao contrário do que diz a reportagem, não é verídica a afirmação atribuída a ASCOM que ‘Segundo a Assessoria de Comunicação da UFMA, o acordo está em discussão necessitando de acertos, já que a Universidade não disporia de infraestrutura para receber o curso de graduação já em 2017”.
2.  2.     Um grupo de professores da UFMA está trabalhando diuturnamente pela efetivação da parceria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – Universidade Federal do Maranhão.
A Universidade Federal do Maranhão reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do Estado do Maranhão, como vem fazendo nos últimos 50 anos”.
Tudo isso dá o que pensar. Muitos parecem achar que você pode almejar ser eleito qualquer coisa sem realizar um trabalho sério em benefício do nosso estado, se credenciando, assim, para maiores responsabilidades. Parecem achar que, para conseguirem o seu intento, basta enxovalhar e destruir a reputação de quem almeja o mesmo cargo. Estamos descendo ao mais baixo nível político jamais existente no estado.
Não queiram, no afã de me atacar, destruir a vinda do ITA para cá.
Mudando de assunto, o prefeito de Salvador, ACM Neto, foi o recordista de votos proporcionalmente nestas últimas eleições. Ganhou no primeiro turno com quase 80 por cento dos votos, coroando uma administração admirada pela grande maioria da população de Salvador. E ele conseguiu toda essa aprovação mesmo tendo contra si o governo do estado e a presidente Dilma. Ainda assim fez uma administração aplaudida por todos.
Como conseguiu isso lutando contra poderosíssimos adversários?
Ele deu uma entrevista à revista Veja na edição de semanas atrás, sessão Páginas Amarelas, em que explica como. Vejamos:
“Qual o motivo de sua popularidade em tempos de crise? Todo o êxito de minha gestão começa com um ajuste fiscal duro, pela melhoria do gasto público. Logo que assumi, revi contratos, diminuí a despesa com terceirizados, reduzi os cargos de confiança. Fomos firmes no controle das despesas e na cobrança de devedores. Aumentei o IPTU, que estava desatualizado fazia dezenove anos, implantei um cadastro de inadimplentes, abri o parcelamento de dívidas e fiz uma reforma tributária para potencializar a arrecadação. Conseguimos equilibrar as contas e investir na ampliação de serviços e obras de infraestrutura. O principal desafio dos governantes é o equilíbrio das contas”.
Pois bem, eu complementaria que a gestão também é um desafio, mas isso  também não faltou a Neto.
Sei por experiência própria que essa é maneira correta. Não o populismo financeiro de tempos recentes que levou à quebra do país, ao desemprego e ao desinvestimento.
Quando governador do Maranhão, dois secretários se encarregaram de fazer a gestão financeira até alcançarmos o equilíbrio fiscal. Simão Cirineu e José Azzolini. Dessa forma, consegui governar até o fim, sem deixar dívidas e com 400 milhões em caixa, mesmo com o bloqueio imposto por Lula.
E ainda pude ver  o estado ser elogiado pela Secretaria do Tesouro Nacional pelo correto enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal e pela gestão de nossas contas.
É possível sim.