terça-feira, 17 de julho de 2012

SERÁ QUE NÃO SABEM?


A cidade de São Luís está sem serviço de abastecimento de água há alguns anos e desde 2009 a gestora do sistema, a governadora Roseana Sarney, colocou a cidade em regime de calamidade pública por meio de decreto. Esta situação corresponde a sérias ameaças à saúde da população e durante a campanha de eleição de prefeito, com exceção de João Castelo, ninguém falou sobre isso, e tampouco este parece constar das pautas de preocupações dos candidatos. Aliás, o único discurso desses candidatos é bater em Castelo, como se isso resolvesse qualquer problema.

Pois bem, a governadora Roseana Sarney, gestora do sistema e do decreto de calamidade pública, nada faz além de contratar carros-pipa para ‘quebrar um galho’, o que na verdade pode estar envenenando vagarosamente a população, conforme já foi denunciado nos jornais. Nem um único exame dessa água foi feito após o líquido ser depositado nesses caminhões-pipa.  Mas, vejam, ela até lançou um candidato a prefeito de São Luís que jamais deu uma palavra sobre o tema. O que diria o representante de Roseana se fosse inquirido sobre o assunto? Seria interessante saber, não só dele, mas de todos os outros autointitulados de oposição o que pensam sobre isso e como solucionar problema tão grave, penoso e humilhante para a população da cidade.

Quem fez o magnífico projeto de abastecimento de água para São Luís foi João Castelo, quando governou o Maranhão nos anos 80. O sistema funcionou maravilhosamente e resolveu inteiramente o problema durante décadas. Mas um sistema desses precisa de atualização, de reparos e substituição antes de completar sua vida útil, no caso, já vencida.

Malfadada “licitação” realizada por Roseana nos anos 90, do seu jeito especial, com a finalidade de duplicar o sistema Italuis, foi condenada pelo TCU, que impediu o prosseguimento do contrato e, mais ainda, proibiu durante anos que fossem alocados quaisquer recursos para essa obra no orçamento da união, impedindo até há pouco tempo a atualização do sistema que hoje cai aos pedaços.
Roseana Sarney é a única responsável pelo estado verdadeiro de calamidade que massacra a população da capital. E nenhum candidato, exceto Castelo, fala no assunto, quase como se o problema não existisse, fosse virtual.
O prefeito Castelo está revoltado com o assunto, não se conforma com a irresponsabilidade e descaso do governo estadual e pensa em medidas drásticas,  pois a concessão é do município de São Luís. Isto é, se reeleito for, está pensando muito em retomar o sistema, duplicá-lo e recuperá-lo.

Para quem fez o sistema, isso não pode ser considerado uma mera promessa, pois é a única pessoa com credibilidade para fazê-lo. Do jeito que está é que não pode ficar.

O fato é que o grave problema tem de ser resolvido de uma vez por todas, assim como um outro problema gravíssimo que inferniza a vida de toda a população e depõe contra a cidade, qual seja a questão da poluição de nossos rios e da totalidade de nossas praias. Poluição por esgoto, por fezes, devido ao fechamento das duas estações de tratamento entregues pelo meu governo e que hoje estão sem funcionar, além do abandono do programa que previa a construção de pelo menos mais 4 estações de tratamento de esgoto.

Por força da ação de juiz federal, instado pelo Ministério Público Federal e sob pena de multa diária, a Secretária do Meio Ambiente foi obrigada a divulgar semanalmente o índice de poluição das praias e afixar avisos em todas elas sobre o nível de poluição das mesmas. Mas nada é dito sobre a faixa de areia dessas praias, certamente repleta de coliformes fecais, passíveis de contaminar a todos que ali pisam descalços ou que ali se sentam ou se deitam. Um crime.

Além das placas, o que faz o governo do estado, que é o detentor da concessão da Caema? Absolutamente nada!
E os candidatos? Repito: esses parecem que ainda não tomaram conhecimento do assunto, pois nada falaram de suas intenções ou de como pretendem resolver o assunto. Salvo o prefeito Castelo, que já falou várias vezes sobre o prejuízo e o perigo de infecções que ameaça a população. Esse assunto parece que não preocupa os demais candidatos.

Falar é fácil, fazer é que é difícil, já está provado. Ser prefeito ou governador contra José Sarney é muito difícil. Precisa ser muito experiente para conseguir trabalhar. Eles fazem tudo para impedir, não deixam vir recursos federais, tomam dinheiro de convênios, mesmo que já estejam na conta, tentam jogar a população contra tudo o que o dirigente faça ou não faça e quando não há nada palpável, inventam.  Eu enfrentei isso e Castelo também está enfrentando.

Com a experiência adquirida na prefeitura, o prefeito se preparou para furar o bloqueio fazendo bons e importantes projetos para melhorar a cidade e assim vai fazendo um governo muito bom e, consequentemente, enfurecendo a oligarquia. Castelo quebrou o paradigma da maioria dos prefeitos anteriores que nada faziam, além de retirar o lixo. Obras, nem pensar. Nenhuma avenida, nenhum projeto modernizador, nada importante. Faziam apenas o mais do mesmo. Quase todos foram assim.

Castelo, no entanto, já inaugurou várias avenidas, asfalta toda a cidade, projeta o VLT - um sonho antigo e muito importante - além de estar fazendo o plano diretor, o novo zoneamento, uma modernização sem precedentes na capital. E executa um projeto muito importante que é o Hospital de Urgência e Emergência.

Os demais candidatos, por seu turno, fazem apenas frases de efeito, vazias de sentido em relação aos verdadeiros problemas da cidade.  Não falarem de água e esgoto é sintomático...

Mudando de assunto, a fotografia fala por si mesma: a fisionomia de Roseana ao lado de Graça Foster diz tudo.

E por fim, o candidato de Roseana Sarney à presidência da Assembleia era Max Barros, mas diante da não aceitação por parte de Ricardo Murad, que certamente seria candidato também, ela preferiu evitar a briga e apoiar Arnaldo Melo.