terça-feira, 6 de junho de 2017

ALCÂNTARA E PÓS-VERDADE



Transformar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) em Centro Espacial de Alcântara (CEA) é uma iniciativa do maior interesse para o Brasil e para o Maranhão. Para isso, só precisamos resolver as pendências fundiárias com os quilombolas e assinar o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) com os EUA. Resolvidos esses dois assuntos, o CLA vira CEA e se torna um dos mais importantes componentes do Programa Espacial Brasileiro e um dos mais importantes centros de lançamentos de artefatos espaciais do mundo. Sim, porque essas características gerarão um economia dos custos de lançamento e de seguros da ordem de milhões de dólares a cada lançamento.

Isto tudo ocorrerá sob o comando firme da Aeronáutica e da Agência Espacial Brasileira. Muitos países e empresas trarão para cá seus técnicos, laboratórios e muita tecnologia desenvolvida em anos de muito esforço, muita dedicação e  muito dinheiro investido. O Maranhão terá uma oportunidade enorme de desenvolvimento e a vinda do ITA para cá em parceria com a UFMA, a fim de formar pessoal técnico altamente qualificado permitirá que o Maranhão faça parte de tudo isso.

A Advocacia Geral da União (AGU) depois de muito trabalho que envolveu vários ministérios e muito diálogo com os quilombolas, já encaminhou à Presidência suas conclusões. Isto deverá fomentar a completa solução do problema, acrescentando 12,6 mil hectares ao CLA - área que faz parte do Decreto de Utilidade Pública - mas que não podia ser usada devido aos litígios que existiam. Com essa superfície extra poderão ser criados mais alguns sítios de lançamento que serão usados em lançamentos de foguetes e satélites por diversos países e diversas empresas para. O uso do Centro será oneroso e esses recursos irão ajudar a financiar o programa espacial brasileiro e o desenvolvimento da tecnologia nacional, tão carente de recursos na época atual.

Dessa forma, o CEA passa a ser a parte mais importante do Programa Espacial Brasileiro e finalmente virão para cá muitos investimentos e muitas pesquisas de vital importância ao país. 

Tão relevante quanto a solução das pendências fundiárias é a assinatura do AST com os EUA. Por que esse acordo é tão importante? Porque todos os países do mundo usam em seus artefatos espaciais algum componente americano e, sem isso, nada poderá ser lançado por Alcântara. 

O acordo só tem essa finalidade: garantir que a tecnologia espacial pertencente a outros países seja protegida. Nada mais. 

Mas nós sabemos o prejuízo que a ideologia de alguns causou ao Brasil e ao CLA. Perdemos anos e anos preciosos. Nesse ínterim, o acordo com a Ucrânia nos custou 500 milhões de dólares em dez anos perdidos sem fazer nenhum lançamento. E vejam que isso ocorreu por falta do AST com os EUA, já que havia tecnologia americana nos foguetes ucranianos.

Contudo, foi só o Ministro da Defesa anunciar que o AST com os EUA seria assinado para que blogs ideológicos colocassem as garras de fora e anunciassem que o governo iria entregar Alcântara para os americanos. As mentiras de sempre. As mesmas mentiras que conseguiram paralisar o programa brasileiro por muito tempo...

Não há programa governamental que traga mais benefícios para a população do que o programa espacial. Para o Maranhão então, com essa pobreza toda, o acesso à banda larga em qualquer ponto do nosso território levará benefícios muito importantes em todas as áreas, indo desde os serviços públicos até a atividade privada.

Nessa época de pós-verdades em que o vale-tudo impera, a verdade não é importante e mentir acaba sendo a regra não importando o mal que possam causar, coisas assim são muito perigosas.