terça-feira, 1 de abril de 2014

O QUE ANIMA EDUARDO CAMPOS



No dia 22 de março último estive em Salvador juntamente com Luciano Leitoa, presidente estadual do PSB, para participar de uma reunião programática do partido, que reuniu os filiados do nordeste e cuja finalidade foi discutir o programa de governo do nosso candidato para a região. Pela manhã, na sessão de abertura, ouvimos três grandes discursos proferidos por Roberto Freire, Marina Silva e Eduardo Campos. Os três se completam, o de Roberto mais na linha política, o de Marina - que sabe falar diretamente para o povo - usando uma linguagem direta e fácil de entender - e Eduardo, fazendo um competente discurso de candidato, demonstrando conhecimento e estudo das graves situações pelas quais passa o país neste momento. Impressionam pela competência e segurança com que se colocam.

Sabe-se, no entanto, que a favorita para o pleito presidencial que se avizinha continua a ser a presidente Dilma que naquele momento tinha em pesquisas 43 por cento das intenções de voto que hoje já se reduziram a 36 por cento, conforme pesquisa do IBOPE divulgada nacionalmente.  Eduardo tinha 7 por cento, mas tinha (e tem) grandes motivos para acreditar que pode ser eleito como futuro presidente. O que então  anima Eduardo?

Embora vá deixar o governo de Pernambuco no dia 4 de abril próximo como o governador mais bem avaliado do país, com quase 90 por cento de aprovação, isso depois de fazer dois governos muito competentes que deram benefícios reais à população do estado e impulsionaram muito a economia pernambucana, ele ainda é desconhecido por quase 40 por cento da população. Realmente só é bem conhecido em Pernambuco. Isso lhe abre uma perspectiva de crescimento muito grande à medida que as pessoas comecem a tomar conhecimento de suas propostas e do que foi capaz de fazer. Hoje Eduardo ainda tem muito pouco acesso às redes nacionais de televisão, veículos nos quais Dilma praticamente está presente todos os dias. 

Então, pergunto mais uma vez, o que anima Eduardo? Em 2010, nessa mesma época do ano, José Serra estava com 43 por cento e Dilma muito distante dele. Mas as pesquisas mostravam que 62 por cento da população queria a continuidade do governo. Bastou Lula apresentar Dilma como garantia de continuidade que Serra começou a cair e ela a subir até vencer a eleição.

O quadro neste ano é muito diferente do de 2010. Hoje Dilma tem 36 por cento das intenções de voto, porém, 63 por cento dos eleitores querem mudanças. E poucos querem mudanças com a própria presidente. Mudança quer dizer debates, o que não ocorreu em 2010. Por óbvio, se queriam continuidade, para que debater novos programas? E ninguém está tão preparado para o debate acerca de novas maneiras de governar, sobre programas funcionais e eficientes, e completamente habilitados para resolver os problemas atuais de desarranjos e instabilidades na economia do país, do que a dupla Eduardo e Marina. Nunca vi ninguém mais preparado para governar o Brasil, tampouco vi um governador tão moderno e dedicado ao trabalho como ele. Hoje tem a confiança de empresários e políticos de todo o país. E tem como espelho o governo que fez em Pernambuco. 

Com efeito, a eleição está mais aberta do que nunca e considero-a mesmo  indefinida no momento atual. Dilma tem problemas sérios pela frente e isso pode prejudicá-la. Logo, o candidato do PSB tem muita chance de ganhar. 

Enquanto isso, aqui no nosso estado, eis que o enigma da esfinge maranhense terá solução nesta semana. O “decifra-me ou te devoro” tupiniquim não levará à morte, mas constatação de que aquilo que foi um dia o grupo Sarney acabará logo nesta semana, ou então, numa visão menos otimista - mas também realista - continuará muito menor, minguando até a extinção inexorável. 

E por fim noticio um fato terrível que está acontecendo em Peritoró: o presidente da Câmara Municipal, vereador Constantino Santos Neto, denuncia que servidores capacitados para a função estão sendo demitidos em massa do Hospital Geral, porque são amigos do prefeito da cidade, Padre Josias. E vejam que isso está acontecendo, mesmo o prefeito tendo sido aliado fiel do grupo Sarney até agora. Parece uma caça às bruxas de um governo sem rumo e sem sentido. 

Perderam todos os limites.