terça-feira, 11 de setembro de 2012

MARAJÁ DO SENA É EXEMPLO DE COOPERAÇÃO?


O Jornal Nacional da Rede Globo mostrou por inteiro a pobreza e o abandono que impera no interior maranhense, principalmente em quase metade dos municípios do estado. O que mostrou em Marajá do Sena não é muito diferente de tantos municípios do Maranhão e os governos de Roseana Sarney deram grande contribuição a esse estado de coisas.
Ela, em governo nenhum, se preocupou com isso, nunca implantou programas de combate à pobreza, nunca se preocupou com a baixa escolaridade, com o analfabetismo, com a mortalidade infantil, com a ausência de abastecimento de água, com a qualidade do ensino, com a oferta de saúde pública, com a segurança, com a agricultura familiar, com a assistência técnica aos pequenos agricultores, iniciativas fundamentais e transformadoras dessa realidade. Ao contrário, ela deu imensa contribuição para o agravamento e a continuidade desse quadro quando acabou com a Secretaria de Agricultura e deixou, também, 158 municípios sem ensino médio ao final de seus primeiros oito anos de governo. Inusitado e nunca visto em qualquer outro governo brasileiro, somente nos mais atrasados países africanos.
Isso tudo teve consequências seriíssimas para o Maranhão que, a partir daí, passou a presentar os terríveis indicadores sociais que vemos hoje. Indicadores tais que, ao serem publicados, revoltam a oligarquia, que não reconhece os fatos e se defende dizendo que a divulgação de tais números é coisa dessa oposição maranhense e os autores seriam eu e Jackson Lago. Até quando vão prosseguir nessa argumentação...
Desta forma, soa alarmante quando candidatos à prefeitura de São Luís apresentam como seu maior trunfo eleitoral a cooperação e a colaboração com  o governo do estado. Vejo isso mais como uma terrível ameaça... Ou não foi Roseana que impediu a construção de avenidas e viadutos muito importantes, tomando o dinheiro que Jackson Lago passou em convênio para São Luís? Não foi ela quem prometeu, seguidamente, doar o terreno para ser construído o mais importante hospital do estado, obra da prefeitura de São Luís? Acontece que todos eles eram inviáveis, fazendo o prefeito perder tempo precioso.  Não foi ela quem liquidou com o abastecimento de água e o tratamento de esgoto, tornando temerário o lazer em todas as praias da cidade, que estão poluídas? Não foi ela também quem assistiu impassível São Luís perder o aeroporto internacional, porque nem aeroporto tínhamos por mais de ano e meio? E a duplicação da BR-135, a Biblioteca fechada, etc.? É uma cooperação e tanto, ninguém pode negar...
Enquanto isso, o prefeito de Marajá do Sena é aliado de carteirinha da governadora. É isso que significa essa cooperação? Se for, é muito melhor deixar a governadora longe de São Luís, politicamente falando.
Mudando de assunto, na quinta-feira participei do primeiro teste do VLT. É seguro, confortável, silencioso, tem bom ar condicionado, assentos confortáveis, enfim, uma grande evolução no transporte urbano de São Luís, que agora permite o bilhete único, um sistema moderno e inovador que dá conforto aos passageiros e inclusive acaba com a necessidade de passar pelos terminais de transporte. Os trens são grandes, cada um equivalendo a quatro ônibus e transportando 350 passageiros por percurso.
Foi triste ver tanta gente torcendo contra. O candidato da oligarquia, deitando conhecimentos insuspeitados sobre o sistema, falou que era impossível fazer tão rápido e que, segundo ele, seriam necessários três anos para fazer qualquer coisa, certamente pela experiência da rapidez e seriedade das promessas da sua chefe Roseana Sarney. Outros disseram que era apenas uma carcaça, que era de isopor e outras tolices mais. Não dá para entender esses candidatos que dizem querer modernizar a cidade e de maneira torta desancam o projeto mais modernizador jamais realizado na cidade e já em execução pelo prefeito João Castelo.
Na verdade, deveriam era parabenizar o prefeito... A segunda linha do VLT, já em estudo para o ano que vem, é a do Itaqui-Bacanga e a ela se seguirão mais cinco. Sem falar no Corredor de Transportes da capital – um senhor projeto no valor de 480 milhões de reais, já incluído no PAC - com seis faixas de rolamento e corredor central de transporte urbano, onde o veiculo será o BLT, ônibus articulado. Cortará toda a cidade e só será iniciado ano que vem. Atualmente os projetos de engenharia estão sendo executados, mudando de vez o sistema de transporte público de São Luís.
Mas voltando ao “desgoverno” do Maranhão,  os órgãos de controle do governo federal descobriram que as cadeias estaduais estão sendo executadas com superfaturamento de preços e foram  paralisadas, semelhante ao que acontece em mais oito estados. Nada aqui vai para a frente, sempre com problemas, geralmente de superfaturamento.
E a criminalidade anda solta com 64 assassinatos no mês de agosto e mais de 440 neste ano até agora, recorde negativo de todos os tempos  e  cem por cento a mais de assaltos a bancos. O governo abandonou a população do estado à própria sorte!
Por fim, passando às eleições deste ano, pesquisas estão sendo realizadas a torto e a direito. Eu tenho cá minhas razões para não dar tanta credibilidade a elas. Sabem o que dizem os que entendem bem dos seus macetes? Você registra uma pesquisa com mil entrevistados, por exemplo, mas faz mil e quinhentas entrevistas e escolhe as mil iniciais entre o total, mais convenientes para o seu propósito. Apresenta as mil ao TRE, tudo legal, tudo direitinho como manda a lei. Mas a pesquisa teve seu resultado manipulado. Daí nem sempre são confiáveis, principalmente quando são contratadas pelos interessados.
Contudo, a pesquisa publicada domingo traz uma excelente notícia para o prefeito. Pela primeira vez a maioria da população aprova a administração de João Castelo. Nove pontos percentuais melhor que na última pesquisa, realizada em 18 de agosto. Melhor ainda foi a avaliação da administração de João Castelo, que somando ótimo  (7,1%), bom (29,1%) e regular (25,8%), tem-se 62% de avaliação positiva da população.
Isso é uma alavanca segura de mais votos na eleição. A população aprova a Litorânea, o asfaltamento dos bairros, a construção do hospital de Urgência e Emergência e, sem dúvidas, o VLT, além da melhora geral da administração. Chega na hora certa.