terça-feira, 18 de outubro de 2016

SESSENTA MILHÕES DE AGRADECIMENTOS

“A união faz a força” é um ditado popular incontestável, ouço-o desde os meus avós. Todos sabem que se o Maranhão superar posições políticas, fizer uma pausa nessas querelas político-eleitorais e nos unirmos em torno de alguns projetos estruturantes, muito importantes para o nosso desenvolvimento, estaremos reunindo forças para lutar a nível nacional por recursos indispensáveis a esses projetos.
A bancada federal do Maranhão está dando uma aula à classe política maranhense em geral. Ali tem gente de vários partidos políticos, de várias tendências e preferências eleitorais que sempre se bateram na época das eleições. E certamente vão continuar assim. Mas justamente essa nossa bancada está dando um exemplo que pode ter grande reflexo no futuro do nosso estado, na solução de nossos problemas crônicos, de pobreza e desigualdade social, fruto, também, da grande divisão da classe política.
Vou dar um exemplo claro desses novos e promissores tempos. A nossa bancada se reuniu para decidir as duas emendas de bancada, aquelas cujos valores fixados podem ser muito maiores e com a força de que agora são impositivas. Pois bem, a bancada acatou por unanimidade a minha proposta para termos a maior e melhor escola de engenharia do país, causa maior da indústria aeronáutica brasileira, e por amplos centros de pesquisa cujos produtos beneficiam toda a sociedade brasileira, aprovando e destinando 60 milhões de reais no orçamento do ano que virão para o MEC, a UFMA e o ITA instalarem no Maranhão um novo Instituto tecnológico da Aeronáutica, a se localizar em Alcântara, ligado ao Centro de Lançamentos, o que consolida definitivamente esse grande projeto.
Esse é um projeto que avança celeremente graças à grande dedicação da reitora Nair Portela, dos professores da UFMA - muito dedicados ao projeto, da grande parceria com o Comando da Aeronáutica e com o reitor Anderson do Ita de São José dos Campos. Todas as instituições envolvidas, incluindo o MEC, estiveram reunidos em São José dos Campos, tratando da estruturação do nosso instituto na semana passada. A preocupação é que o curso a ser aqui instalado tenha o mesmo padrão de excelência e de exigência do ITA. Reuniões como essa, com a presença dos reitores, garantem a qualidade e o êxito do nosso curso. E, dessa forma, teremos seleção já no ano que vem.
A outra emenda a que a bancada tem direito também priorizou um projeto muito importante para o Maranhão: uma demanda que se arrastava por falta de ação política e destinou 164 milhões de reais para a duplicação da BR-135 no trecho entre Bacabeira e Miranda.
Portanto, amigos, quero dizer do meu grande orgulho em ver a atuação desses parlamentares sendo decisiva para o desenvolvimento do nosso estado, priorizando ações extremamente importantes para o nosso desenvolvimento. Eu nunca tinha visto antes nada igual por aqui.
No jantar oferecido pelo Presidente Temer à bancada que apoia o seu governo, aproveitei para pedir a ele uma audiência, prometida para quando do seu retorno ao exterior. Quero tratar com ele do Programa Espacial Brasileiro, que precisa ser priorizado pelas vantagens que estão em torno dele tanto financeiras como tecnológicas e ainda para o controle do nosso território e do nosso ambiente.
Nenhum país continental como o nosso pode desdenhar de um programa espacial. Esse é o assunto da frente parlamentar que criamos e é fundamental para o nosso Centro de Lançamento que, junto com o ITA, vai fazer do Maranhão um estado muito importante como polo tecnológico de importância global.
Temos conversando muito com políticos influentes, mostrando o que acontece hoje e o que significa o programa para o desenvolvimento brasileiro. E isto será fundamental para o Maranhão.
Só para finalizar, mudo de assunto para falar de Braide. Sem dúvida nenhuma ele foi um dos melhores presidentes que a CAEMA já teve. Como isto aconteceu no meu governo, conheço de perto o trabalho que executou. É por isso que tenho grandes esperanças de que ele será um grande prefeito para São Luís. Um prefeito de que precisaremos muito!