terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

TREM DESGOVERNADO

Na propaganda eleitoral de 2010, o marqueteiro Duda Mendonça criou para a campanha de Roseana Sarney um trem que passava em alta velocidade, tentando induzir a mensagem que no ‘melhor governo da vida dela’, o progresso viria rápido. Era uma tentativa imaginada por Duda para tentar dar credibilidade a mais do que desgastada candidata oficial da oligarquia. Mesmo assim, o resultado das urnas mostrou que nada disso evitaria o segundo turno. Este parece ter sido evitado na calada da noite, com paralização da contagem, que só foi reaberta com o suspeitíssimo resultado de 2000 votos, que afastaram por fim o perigosíssimo segundo turno,  que provavelmente daria a vitória a Dino. Tudo dentro do figurino do coronelismo que já subjugara a justiça ao tirar Jackson Lago na marra do governo e a tresloucada decisão de transferir o governo para a perdedora. Coronelismo puro, Chico Heráclio ficaria com inveja.

Não bastasse isso, o suspeito resultado ainda depende de decisão da justiça, dada a derrama de dinheiro público na campanha, mais do comprovado no processo que pede a cassação do diploma de Roseana. Por isso vejam que foi bem empregado Duda ter desenhado um trem fechado, sem maquinista. Ele a conhece bem. E trem sem maquinista acaba descarrilando. É inevitável.

Sobretudo quando a maquinista não gosta de trabalhar, tem outros interesses na vida, e raramente entra na cabine do trem para que este ande um pouco. Quer entrar de férias o ano inteiro e quando está na estação, não chega perto da cabine do maquinista. E assim o trem de Duda não anda e quem sofre são os que dependem desse “tal” meio para o emprego e para tudo em sua vida...

Aqui no Maranhão tudo regride, tudo anda para trás e o que existia antes de Roseana chegar ao poder novamente hoje não funciona mais. Vamos ver?

O aeroporto de São Luís nunca foi bom, mas pelo menos existia. Hoje não existe mais e os jornais dizem que é tal o desinteresse que depois de um ano interditado, tudo que foi feito não chega a 10% do que é necessário. Nesse ritmo, vai levar 10 anos para sua reconstrução...

A BR-135 continua matando gente, pois o projeto anterior para a  duplicação, elaborado aqui, não passou no TCU, tampouco no DNIT e está sendo feito de novo, para então possibilitar a licitação, que todos sabem, é processo muito demorado.

Aí estão duas infraestruturas fundamentais ao estado, que não funcionam há muito tempo, e Roseana não diz uma palavra sobre isso. Talvez nem saiba o que está acontecendo, pois em Paris está tudo muito bem... O resto não interessa.

Mas não é só isso infelizmente. A segurança funcionava e os índices de criminalidade eram dos mais baixos do país. Hoje São Luís passou de último lugar em crimes de morte entre as capitais para quinto lugar e é a vigésima sétima cidade mais violenta do mundo. Tudo isso em pouco tempo, verdadeira façanha até mesmo para Roseana.

E para completar sua caótica administração, ela lega ao país a greve das polícias militares. Sim porque foi ela que, ao não negociar com a PM do Maranhão, demonstrando uma arrogância desmedida, provocando a greve, depois ao ceder tudo o que eles pediam inicialmente, colocou todos os estados na mesma situação e assim a iniciativa outras de greves, motivada com o sucesso do Maranhão, se instalou no Piauí, no Ceará, na Paraíba e agora na Bahia. Ela deve ser consagrada a musa da greve dos policiais.

 Na educação, o Maranhão, que estava em posição intermediária entre os estados brasileiros, hoje se fixou nos últimos lugares e em 2011, 16 colégios de ensino médio foram fechados sem explicação. Nenhuma surpresa nesse setor, pois Roseana, quando saiu do governo em 2002, deixou 157 municípios sem ensino médio. Nesse setor ela apenas se repete...

Na saúde, antes de Roseana tomar o governo, os servidores tinham hospital próprio o que sua fantástica gestão lhes tirou. Ademais, em São Luís e no interior do estado, diversos hospitais foram fechados e o governo diz que a população espere os novos que só existem na propaganda. Os outros estão fechados para reforma caríssimas e intermináveis, pois acaba uma reforma e começa outra.
 
As estradas estaduais estão esburacadas e na região da baixada maranhense vários trechos são verdadeiras tábuas de pirulito. Em contrapartida, o governo estadual inventa uma Via Expressa em São Luis com o custo, verdadeiro recorde nacional, de R$ 22 milhões/km e que além de tudo, agride o meio ambiente, não tem licença da Prefeitura, ameaça agredir o patrimônio histórico, com a derrubada iminente de vila secular, atravessa e derruba manguezais, tudo para ligar dois Shoppings Centers. Nada vai resolver, pois o traçado está errado. E acontece sem contestação das autoridades que deviam zelar e exigir explicações exigidas em lei.

E, para concluir, algo de muito estranho acontece. Com Roseana no Palácio dos Leões, o governo faz reunião no gabinete da governadora, mas no lugar de honra da mesa estava o Secretário Chefe da Casa Civil. Normalmente, essa solenidade deveria ter sido realizada em outra dependência ou na própria Casa Civil, que já sediou o governo e possui boas instalações para esses encontros. Seria uma ‘homenagem a Luís Fernando? Se esse foi o intuito da governadora, tenha cuidado, Luís, pois ela pode estar te rifando da candidatura ao governo...

E a solenidade era para apresentar o novo código de licitações do estado. Interessante, depois de gastarem mais de um bilhão de reais em licitações fora da lei, a maioria muito suspeita, eles agora, com pompa e circunstância, apresentam um novo código. Tenha cuidado também, Chico Batista, pois esse governo não tem como seguir esse código...