terça-feira, 25 de outubro de 2016

UMA SEMANA AGITADA



Semana passada, mais precisamente na quarta-feira passada, vencia na Câmara Federal o prazo para apresentação das emendas das bancadas e também as individuais dos deputados. Praticamente todos os novos prefeitos eleitos neste ano estiveram naquela Casa, visitando os gabinetes em busca de recursos para os seus municípios. Recebi um número enorme de gestores municipais em meu gabinete e procurei atender a todos os que me procuraram. Uma ginástica enorme para acomodá-los. Além dos recursos para eles, disponibilizei verba de emenda para o ITA de São José dos Campos, a pedido do Reitor Anderson; para consertar o porto de Alcântara, a pedido do Comandante Olany, do Centro de Lançamentos, pois todos os dias os funcionários fazem a viagem de ida e volta pelo catamarã que parte dali. Também dei uma modesta contribuição para o Hospital Aldenora Bello. Todas essas alocações provieram de minhas emendas individuais impositivas. 

A bancada maranhense em peso assinou as emendas e confirmou 60 milhões de reais para o nosso ITA, que assim vai poder começar a construção de salas de aula e de laboratórios e outros 164 milhões de reais para a duplicação da BR-135 entre os municípios de Bacabeira e Miranda. Essas indicações provieram das emendas impositivas de bancada, que também contemplaram recursos para a UEMA, UFMA e para os Institutos Federais do estado. Também foram alocados outros recursos para saneamento e para que a Marinha faça os estudos de dragagem e de correntes com vistas à instalação do Distrito Naval em São Luís, um projeto gigante de enorme investimento e repercussão econômica e financeira para o Maranhão.

Quero agradecer também a assinatura dos senadores nessas emendas de bancada de que falei. João Alberto, Lobão e Pinto do Itamaraty concederam seu apoio tanto ao nosso ITA quanto à duplicação BR-135, dando inestimável colaboração aos projetos de interesse maior do nosso estado.

Mudando de assunto, estive recentemente na Embaixada da Índia, junto com Pierre, secretário de Assuntos Especiais do governo do Maranhão e do secretário da Representação em Brasília, Cappelli. Estivemos ali para falar da visita àquele país com o propósito de tratar da instalação da refinaria e do polo petroquímico que empresários daquele país pretendem trazer para o Maranhão, mais especificamente no município de Bacabeira. A visita deverá ser em novembro ou dezembro, dependendo da agenda do ministro de Minas e Energia, que é quem chefiará a delegação.

Recebi também a visita da magnífica reitora da UFMA, Nair Portela, que esteve em Brasília resolvendo pendências da universidade junto ao MEC. Ela esteve acompanhada do coordenador da bancada, deputado Juscelino Filho, e foi muito bem recebida. Entre outros assuntos, ela esteve em meu gabinete para comunicar a outorga da medalha Sousândrade, comemorativa dos 50 anos da UFMA, pelo trabalho realizado em parceria para trazer o curso de Engenharia Aeroespacial do ITA à nossa universidade. Já recebi com muito orgulho a distinção das mãos da reitora, junto com outros agraciados.  

A UFMA tem realizado um trabalho admirável no Maranhão, no âmbito da graduação e pós-graduação, formando milhares de estudantes que hoje são profissionais muito bem preparados em várias áreas. Louvo o passado, mas vejo um futuro extremamente importante para a UFMA, pois a parceria com o ITA nos permitirá repetir aqui o que aconteceu com São José dos Campos: aquele município, sediando o ITA, a EMBRAER e o CTA deram origem a indústria aeronáutica brasileira.

Poderemos ter tudo isso aqui em Alcântara, com a UFMA-ITA e o Centro de Lançamentos. Só falta uma empresa pública, como foi a EMBRAER, para repetirmos o modelo que deu certo em São José dos Campos. Contudo, aqui não será mais para a indústria aeronáutica e sim para o programa espacial brasileiro, um mercado ainda maior, da ordem de mais de 300 bilhões de dólares a cada ano. Isso transformará o nosso estado em um dos maiores complexos de difusão tecnológica no mundo. 

Vejam que estamos próximos disso. Não é um sonho distante!

Explicarei melhor no próximo artigo.