terça-feira, 25 de janeiro de 2011

POR QUE O PSB?

Dia sim outro também o jornal da oligarquia publica declarações de membros do partido, dizendo que o melhor caminho é se entregar a Roseana e ao governo.

Por que isso acontece? Porque Roseana não para de chamar membros mais amigáveis do partido para conversar e na conversa só tem um assunto: trazer o PSB para junto do governo.

Ela faz isso porque sabe que o PSB, junto com o PDT e o PC do B, no presente, formam o cerne da oposição. E Roseana, pelo tipo de governo que faz, ou seja, patrimonialista, excludente e repleto de irregularidades e de favorecimentos, não quer de jeito nenhum qualquer oposição, por menor que seja. A postura tomada pelo PSB é muito importante para o Maranhão e para a democracia. Oposição séria e consciente, como faz o partido, é boa para qualquer governo que pretenda fazer as coisas direito. Só as ditaduras não precisam e nem suportam ter oposição. E nós temos legitimidade e responsabilidade.

Outro motivo caro para ela é não deixar que um candidato da oposição conte com vários partidos para coligar e assim não dispor de tempo aceitável na televisão durante as eleições e nos programas periódicos pertencentes a esses partidos. Ela quer agir sem receber críticas ou sofrer oposição.

Querem um exemplo? Assunto muito comentado na cidade é a tal via expressa que o governo anuncia. E os comentários são muito fortes, pois ninguém está entendendo porque a via começa no local mostrado no jornal. Sim, porque ali, a obra não poderá ter prosseguimento como seria o lógico e o esperado, uma vez que, para se integrar com outros pontos da cidade, o que é fundamental, ela teria que avançar sobre o campus do UniCeuma que teria que ter grande parte das instalações derrubadas, além de outras edificações à frente. E ainda assim não seria uma boa solução. Dessa forma, torna-se aparentemente incompreensível esse traçado, um tremendo desperdício financeiro.

E teria traçado melhor? Claro, o traçado correto e de interesse para a cidade seria se a via expressa fosse ligada a Av. Ferreira Gullar, um pouco mais a frente e dando finalmente uma grande utilidade a essa Avenida.
Como entender por  que não é assim? Nessa hora aparece um grande numero de comentários maldosos afirmando que o local escolhido, que é em frente ao Shopping Jaracatí, até hoje um empreendimento que não deu certo, é para beneficiar os seus proprietários, Jorge Murad e José Sarney, e principalmente valorizar muito aquele ponto. Certamente é pura maldade... E apenas uma coincidência!

Como a outra extremidade da via sairá ao lado de outro Shopping (Sá Cavalcante) em construção, engraçadinhos já querem mudar-lhe o nome para outro mais apropriado: a Inter- Shopping!

E assim perde-se uma grande oportunidade de modernizar e melhorar o caótico transito da cidade de São Luís.

Li nos jornais que eu e o ex-governador Jackson Lago estaríamos respondendo a processo por improbidade administrativa porque, tanto eu quanto ele teríamos contratado um funcionário cada para o Hospital de Colinas. Quem patrocina a ação é o Ministério Público estadual. Eu fico pensando: Governador não autoriza esse tipo de contrato, não é responsável pela gestão de hospitais ou escola etc. Para acompanhar essas atividades de perto, essa função é delegada aos secretários de estado, que são os ordenadores de despesa no governo. Fazendo uma comparação rasa, seria processar o presidente Lula porque contratou-se alguém nas mesmas condições no Hospital Universitário do Maranhão.

Assim, respondam então: E por que não processam Roseana, pois no governo dela essa é prática corrente?
A governadora parece que só quer mesmo oposição de membros do seu próprio governo. Não quer oposição de verdade, mas só não consegue se livrar da pressão de Ricardo Murad. Por quê?

E para concluir, e já que o tema recorrente neste artigo é a oposição, muita gente está preocupada conosco. Podem ficar certos de que a oposição vai forte para as eleições. Estamos conversando e vamos cumprir nosso papel na democracia que precisa que estejamos firmes e fortes. É verdade que algumas pessoas não continuarão nessa lide e têm procurado rumos governamentais. Mas outras continuam firme nessa posição... Não vamos arredar o pé do nosso papel.

Roseana, que é marqueteira de carteirinha, diz que o estado está preparado para enfrentar enchentes. Tenta fazer contraponto com o que aconteceu no Rio de Janeiro. Já se reuniu com vários secretários e resolveu mostrar trabalho. Entretanto, para que tivesse credibilidade deveria primeiro assistir os desabrigados de 2009 que ainda esperam pelo governo. Ela ou os seus secretários deveriam mostrar o plano que fizeram, e sobretudo agir limpando canais e rios, galerias, retirando pessoas das áreas de risco etc. 

É ação virtual? Do contrário, fica parecendo conversa fiada...