terça-feira, 25 de setembro de 2012

A POPULAÇÃO ADOROU


Uma simpática senhora que matava sua curiosidade sobre o VLT, participando de uma das suas viagens de teste, exclamou: “Parece a Europa”. Essa frase expressa como o Castelo faz um governo moderno, diferente dos prefeitos anteriores. Seu mais importante projeto não foi dirigido aos que tem carro, os mais abastados da população, como era praxe na cidade e sim aos antes esquecidos usuários do transporte público municipal, moradores de bairros distantes, a grande massa trabalhadora da população ludovicense. O trem moderno, confortável, silencioso, com ar condicionado, uma joia da tecnologia, aumenta a autoestima da população da cidade. Sim, porque agora vislumbram um benefício real, uma mudança muito importante no dia a dia de milhares de pessoas que, pela primeira vez, são olhadas mais de perto pelo poder público. Dentro de pouco tempo, alguns dias mais, falar do VLT terá como consequência a perda de votos. 
O jornalista Raimundo Borges, em uma crônica no O Imparcial, falou que o VLT é um impacto tão grande na cidade como foi o bonde em 1922 que modernizou São Luís no passado e permitiu a sua expansão... Mais para frente, um prefeito outro mandou tirar os trilhos porque achava que o bonde atrapalhava a cidade. Pena. Como era bom o bonde...
A frase da senhora diz tudo. O povo está compreendendo que moderno é votar em João Castelo.
 Como todos sabem, estou com ele e lutando muito para ajudá-lo a vencer as eleições, pois acredito que isso será muito bom para a capital. Explico  porque penso assim:
Castelo foi muito importante para juntar as oposições em 2006 e isso nos levou à vitória.  Ele foi um excelente governador e construiu o Italuís, resolvendo o problema da água da capital, problema gravíssimo naquela época, como novamente agora. Construiu o sistema esportivo do Castelão, concluiu a ponte Bandeira Tribuzzi, fez grandes conjuntos habitacionais que se tornaram bairros gigantescos, etc.
Como atual Secretário de Governo, conheci por dentro a seriedade do trabalho do prefeito, as dificuldades enormes que teve que enfrentar, os seus projetos muito importantes e a equipe de seu governo formada por gente capaz e dedicada. Tenho certeza que outro em seu lugar não ousaria tanto, nem faria tanto em suas circunstâncias.
Se Castelo continuar prefeito, eu não tenho nenhuma dúvida de que ele deixará, quando acabar seu mandato, uma cidade completamente diferente da que encontrou e sem dúvida modernizada e muito melhor para se viver.
Voto em Castelo porque sei que o VLT, que a população começa a conhecer, é um projeto para valer e será fundamental para resolver os problemas atuais do sistema público de transporte. As sete linhas do VLT, junto com as novas avenidas já aprovadas no PAC II - integradas ao BLT, que trafegará na parte central das novas vias - os viadutos e trevos que substituirão os balões que não mais suportam o tráfego, a Litorânea que será parte desse sistema todo, isto tudo nos fará queimar etapas rapidamente, entrando de vez na modernidade.
Quem teria coragem entre os candidatos, a maioria sem nenhuma experiência administrativa maior, e que se revelam contra tudo o que está sendo feito, de continuar esse trabalho que exige experiência, capacidade e confiança que só Castelo tem, por tudo que já fez no passado?
O mais provável é que parem tudo assustados com os desafios. O VLT, por exemplo, é feito com recursos próprios da prefeitura. Ninguém o ajuda.
Todos sabem dos graves problemas enfrentados pela população, sem água todos os dias e com o esgoto derramando direto nos rios e nas praias da cidade. Quem teria a coragem de chamar para si a solução do problema, que envolve, além de vultuosos recursos, capacidade administrativa, credibilidade e confiança? O que aconteceria, imagino, seria o discurso de que pressionariam a Caema, exigir mil coisas e no final o problema continuaria no mesmo patamar. Castelo já declarou que, após o trabalho da comissão que estuda profundamente o assunto, irá tomar a concessão de volta e resolver a carência da água na cidade.
Esse é um problema real e gravíssimo, pois a construção civil será paralisada, porque não terá como escoar os esgotos dos empreendimentos e assim não terão licença para as construções. Com efeito, a cidade parará e muito desemprego virá como consequência. É muito grave a situação.
Enquanto o governo do estado diz que vai chamar todos os prefeitos para elaborar os planos municipais integrados de saneamento básico - tardia chamamento do governo - o município de São Luís já tem pronto o seu, que colocará brevemente em discussão em audiência pública. Chama-se Plano Integrado de Saneamento Básico. A prefeitura de São Luís sempre na frente.
Além disso, entre os mais importantes projetos de Castelo, está o plano de ações que permitirá a integração e a valorização de toda a área tombada pela Unesco, do centro histórico, inclusive mudando toda a circulação interna da área com moderníssimos bondes. Isto, é claro, entre tantos projetos importantes, como o Hospital de Urgência e Emergência, já em construção.
Portanto, o prefeito Castelo mostra que mudança e novos métodos não se medem com a idade das pessoas, e sim com experiência, capacidade, credibilidade e ação na direção certa.
A prefeitura de São Luís não é lugar para ninguém aprender a ser prefeito. Os desafios são muito grandes e aí vale a experiência e a capacidade comprovada de gestão.
E isso João Castelo tem de sobra.