sexta-feira, 19 de março de 2010

Flávio Dino: apoio do PT ao PCdoB não ameaça o projeto nacional

Estamos próximos da decisão dos 175 delegados no Encontro Estadual do PT. Existem duas teses inscritas. Uma, prioriza a relação com a esquerda; a outra, com o PMDB. Respeitamos todos os argumentos que estão sendo expostos no debate interno do PT. Como já disse, defendemos o direito de os petistas deliberarem com autonomia, sem pressões de quaisquer naturezas.

Tenho apenas uma ponderação. Não concordo com o discurso de que o apoio do PT ao PCdoB "ameaça o projeto nacional". Apoio Lula desde 1989. Integro o único partido que sempre foi aliado do PT. Somos parceiros de luta social. Resistimos bravamente à tentativa de cassar Lula, em 2005, quando alguns vacilavam ou se escondiam. Estou no Congresso há três anos, sustentando as posições do Governo, muitas vezes em condições adversas, sem pedir nada em troca, sem nenhuma barganha.

Dilma esteve em nosso palanque na Praça Deodoro, na eleição municipal de 2008. PT e PCdoB juntos !! Fizemos um belíssimo comício, com sabor de vitória e ousadia. Lula esteve no nosso "palanque eletrônico", no 1º e no 2º turno. Ambos têm imenso respeito pelos 45% que obtivemos nas urnas da nossa capital, PT e PCdoB unidos.

Palanques duplos para Dilma existirão em todo o país. O Maranhão não é exceção nesse contexto.

Logo, onde reside a ameaça ao projeto nacional ??

Os companheiros e companheiras do PT decidirão o que acharem melhor para o Maranhão. Vamos aguardar. Estou otimista. Aqui na Câmara, inclusive na bancada do PT, ganhamos com uma imensa maioria. Deputados de todas as correntes e tendências petistas me abraçam, dizem para não desistir, seguir firme e vencer. Sou muito grato a eles. A torcida é grande, o que amplia a nossa responsabilidade. Resta a decisão definitiva, dia 27, pelos delegados do PT no Maranhão.
Tenho confiança na história, na altivez, na coragem e na independência da militância e da direção do PT. Vamos construir a unidade do PT do Maranhão. A eleição de 2010 começa a se decidir no dia 27 de março. Vamos à luta e à vitória. Décadas de lutas populares, de sonhos e esperanças, valem mais do que todas as máquinas.

Link Original

A face fascistóide do ambientalismo. Ou: filho de sarney, eis um homem do futuro!!!

Reinaldo Azevedo

Uma campanha lançada na última semana pela organização não governamental SOS Mata Atlântica deu início a um novo round na briga entre ruralistas e ambientalistas no Congresso Nacional. Batizada de “Exterminadores do Futuro”, a iniciativa da ONG vai listar políticos que “agem contra o ambiente”. Na mira estão, por exemplo, parlamentares que defendem a flexibilização de leis ambientais, como o Código Florestal.
A bancada ruralista reagiu e pretende entrar no Conselho de Ética da Câmara contra os parlamentares que apoiam a criação e divulgação da lista de “exterminadores”. O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), disse que a primeira representação será contra o colega Sarney Filho (PV-MA), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista.
“Vai ser por quebra de decoro parlamentar. Foi uma canalhice do Zequinha Sarney. Não aceitamos que se tragam ONGs estrangeiras para fazer terrorismo contra deputados que estão fazendo um trabalho sério”, argumentou. Segundo Lupion, os advogados da Comissão de Agricultura estão levantando informações sobre outros parlamentares que manifestaram apoio à iniciativa.
Sarney Filho, que participou do lançamento da campanha, disse que não se sente intimidado com a ameaça de representação no Conselho de Ética. “Se for pelo fato de estar defendendo o desenvolvimento sustentável, a diversidade e os ecossistemas, me sinto até honrado de ir ao conselho.” O deputado considera a atitude dos ruralistas uma tentativa de intimidar a bancada verde diante da proximidade da votação do relatório sobre modificações no Código Florestal. “Mas o tiro saiu pela culatra. Essa situação só reforça nossas convicções”, acrescentou.
Além dos deputados, Lupion disse que pretende entrar na Justiça contra a ONG caso seu nome apareça no ranking. “A partir do momento que ele divulgarem a tal lista, vamos entrar com ações de perdas e danos, de difamação, vamos quebrar essas ONGs”, adiantou. A lista deve ser divulgada no começo de julho, às vésperas do período eleitoral. Em maio, uma versão prévia deverá ser apresentada e os “exterminadores” indicados poderão se defender antes da inclusão definitiva no ranking de inimigos do meio ambiente.

Comentário:

Tenho tratado aqui habitualmente do absurdo que toma conta do debate político e do noticiário quando o agronegócio entra na pauta.

Tivesse o setor uma importância marginal no Brasil, tudo bem! Fossem os “ruralistas” (expressão que já vem carregada de preconceito) expressão das “elites tradicionais” (como diriam os marxistas do calcanhar sujo das nossas universidades), que vivem do que conseguem amealhar do estado, em vez de fornecer recursos a este mesmo estado, a pressão política seria até legítima. Mas é assim?

Quem vocês acham que se encaixa melhor naquela definição de “elite”? Zequinha Sarney, deputado do Partido Verde e agora “marinista” desde que seu bigode ainda era um buço, ou um produtor de soja, milho ou carne? A propósito: o que é que a família Sarney produz?

Não custa lembrar: o agronegócio garante sozinho o superávit da balança comerical brasileira. O agronegócio é único responsável pelos US$ 240 bilhões de reservas que tem o Brasil e que têm servido de âncora da estabilidade econômica. Não obstante, é obrigado a se defender do ataque vagabundo de políticos que estão dentro e fora do governo.

Essa lista é criminosa. Zequinha — este grande militante da causa verde; este ilustre representante da Casa dos Sarneys — e seus amiguinhos ongueiros sabem que os setores da imprensa que acreditam que comida nasce no Carrefour e no Pão-de-Açúcar tendem a dar ampla divulgação à lista.

É claro que não desejo isto para o Brasil, mas, às vezes, sou tentado a sugerir que façamos o seguinte:

“Ok, gente! Paremos tudo! Marina Silva e seu bilionário sensível, o candidato a vice Guilherme Leal, vão decidir agora os rumos da agricultura e da pecuária no Brasil. Daremos aos ambientalistas tudo o que eles quiserem; daremos aos que reivindicam reserva disso e daquilo tudo o que pedirem. Será um momento lindo! Como diria Gregório de Matos, a terra ‘ficaria esfaimando’, mas seríamos ecologicamente corretos segundo as ONGs internacionais que cuidam das nossas florestas.

No lugar do Ministério da Agricultura, teríamos o Ministério do Cosmético. Poderíamos viver da exportação de xampus e cremes anti-rugas feitos de taiuiá-grande, cultivada pelos índios “Bibelôs dos Babacas” (uma tribo que acabo de inventar), segundo as mais rigorosas exigências dos espíritos ancestrais da floresta. Você não sabe o que é um taiuiá-grande, leitor? Ah, é uma “trepadeira melífera da família das cucurbitáceas, de folhas membranosas e pepônios globosos, também chama de abóbora da anta. A gente morreria de fome, mas com a alma limpa e a pele esticada.

Também estou nesta luta!

Abaixo os ruralistas!

Viva o verde Zequinha Sarney!

Vivam os Bibelôs dos Babacas!

Viva o xampu de taiuiá-grande!

Todo poder ao Soviete dos Cosméticos!


Link Original

quarta-feira, 17 de março de 2010

Marcio Jadim sobre um suposto debate entre Flávio Dino e Roseana Sarney

Na última reunião da executiva estadual do PT (sexta passada), propus a realização de um debate entre FLÁVIO DINO X ROSEANA SARNEY, a proposta não chegou a ir a votação mais foi rejeitada por aqueles que defendem apoio ao esquema SARNEY. Propus então que se desse 10 minutos para que cada um dos candidatos fizesse sua exposição, também não foi aceito. Ficou então acertado que o Presidente do partido (Monteiro) encaminharia expediente a ROSEANA SARNEY convidando-a para ir ao PT, assim como fará FLÁVIO DINO (este por inicaitiva própria), dia 19/03 (sexta-feira), as 17 h. Até o momento não nos foi comunicado se tal expediente foi encaminhado.

Seria uma grande oportunidade da militância petista assistir de perto um debate entre os dois e poder escolher livremente aquele que entenda ser o melhor candidato(a).

Por que será que Roseana Sarney esta fugindo do debate com Flávio Dino?

Márcio Jardim

Carta ao presidente do PT no Maranhão

Senhor Presidente Raimundo Monteiro do PT/MA ,

Em razão de matéria divulgada por esse Partido, a qual inclui o PDT como integrante de uma provável aliança com os Partidos da base do Governo Lula, com o objetivo de eleger a Ministra Dilma Rousseff Presidente da República, vimos esclarecer o seguinte: Seria uma honra para nós do Partido Democrático Trabalhista – PDT do Maranhão termos o Partido dos Trabalhadores – PT, integrando a aliança que disputará o Governo do Maranhão nas eleições do corrente ano de 2010.

Entretanto, com todo respeito que nutrimos pelos demais Partidos políticos, não aceitamos participar de qualquer tipo de aliança que tenha o PMDB como um de seus integrantes. Não podemos aceitar fazer aliança com este Partido, porque no Estado do Maranhão ele é conduzido por lideranças políticas que representam interesses familiares de uma oligarquia que vimos combatendo desde a fundação do nosso Partido.

Uma Oligarquia que é a responsável pelos altos índices de pobreza da nossa população. Uma Oligarquia que é a responsável pela morte de dezenas de trabalhadores rurais; responsável pela expropriação de terras de milhares de famílias maranhenses, quer diretamente, como foi o caso da Fazenda Maguary, ou indiretamente, através da política adotada para alienação das terras publicas do Estado.

Uma Oligarquia que é responsável pela expulsão de milhares de maranhenses, que foram para outros estados em busca de terras para suas lavouras e de melhores condições de trabalho, sendo que muitos deles não tiveram a sorte de retornar a seu estado, porque pereceram na luta pela conquista do direito a terra; principalmente os que se estabeleceram no Estado do Pará.

Uma Oligarquia que enriqueceu a custa da corrupção, da expropriação do dinheiro público, através da sua aliança com as grandes empreiteiras deste país. Como todos nós temos conhecimento do caso LUNUS, cuja imagem daquela montanha de dinheiro ainda permanece viva na memória do povo brasileiro.

Uma Oligarquia que alicia, que corrompe, que usa da sua influência e do seu poder para expropriar direitos de cidadãos indefesos, e que todos nós sabemos, bem como o PT sabe, que essa Oligarquia foi a responsável pela deposição do Governador Jackson Lago do Governo do Estado do Maranhão, com um processo forjado, mas conseguiu atender seu intento através da corrupção de aliciamento e do uso do seu poder de influencia junto aos órgãos da república.

O povo do Maranhão não aceita que o PDT faça parte de aliança com um Partido que no nosso Estado é representado por essa gente, poderosa mas desqualificada, como tem registrado a imprensa internacional, colocando o Chefe do Clã como um símbolo do processo de corrupção do Brasil.

Além disso, todos nós sabemos que o PMDB de hoje não representa mais os ideais de Ulysses Guimarães, Severo Gomes, Renato Archer, Pedro Simon, Jarbas Vasconcelos, Tancredo Neves. O PMDB de hoje representa, na sua maioria, os interesses de Jose Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Romero Jucá, Almeida Lima, entre outros da mesma linha de comprometimento.

Sabemos que só a possibilidade de haver essa aliança do PT com o PMDB no Maranhão já é motivo para deixar muitos companheiros constrangidos, uns podem até abandonar a política, outros podem deixar de serem candidatos por não aceitarem esse tipo de aliança. Portanto, em que pese o apreço que temos pelo Partido dos Trabalhadores, que muitas vezes caminhamos juntos e quando caminhamos separados tínhamos os mesmos objetivos, [pedimos] para excluir o PDT de qualquer aliança no Estado do Maranhão, quando nela figurar o PMDB. Mesmo que essa referência seja feita como uma possibilidade.
Sem mais para o momento, apresentamos nossas

Saudações Trabalhistas
Atenciosamente,

DEP. FEDERAL JULIÃO AMIN CASTRO
Presidente em Exercício do PDT/MA

terça-feira, 16 de março de 2010

Onde está Roseana?

O Maranhão é hoje um estado sem governo. Roseana Sarney abandonou a administração e seus deveres para apenas criar manchetes e lutar por uma reeleição que já parece descabida à população. O desalento é geral dentro e fora dos muros de sua gestão. Em todos os setores, a crise ultrapassa os limites do inconcebível.

Na quarta-feira da semana passada, a Polícia Civil anunciou uma greve. A primeira vista, não seria muito diferente de outras greves que fizeram os delegados, agentes, médicos do IML e outros. O inesperado é o motivo da paralisação: a falta de segurança e de meios para que os membros da corporação possam trabalhar. Se essa importante instituição policial do estado brada por segurança, o que podemos esperar, nós todos, que dependemos de sua proteção permanente? Pois bem, o desgoverno de Roseana Sarney, no máximo da ilegitimidade, indolência e descompromisso para com o cidadão, expõe todos os maranhenses a situações como esta.

E neste artigo, não culpamos os policiais pela sinceridade de seus propósitos e de seus problemas, que devem ser muito graves. Nem mesmo o Secretário. A única culpada é a governadora. Ela é que não é capaz de nenhum gesto, nenhuma palavra, nenhum arremedo de autoridade e de comando para debelar a gravíssima situação à que relegou os maranhenses.

Os fatos se sucedem. O responsável pela operação da Polícia Federal em Santa Luzia do Paruá, que impediu o assalto a uma agência bancária daquele município declarou a TV Mirante que a PF tinha tomado a frente das ações, dada a precariedade do sistema de segurança do estado. Sua afirmação é, na verdade, uma constatação do que já desconfiavam os maranhenses.

Neste panorama de medo, destaca-se o fechamento das igrejas na hora das missas vespertinas do domingo, por absoluta falta de segurança aos fiéis. E ninguém pode mais tirar dinheiro em agências bancárias, pois são incontáveis as narrativas de assaltos logo depois. A insegurança vai dominando a vida dos maranhenses. Uma vergonha, Roseana!

Será que ela vai tomar alguma providência ou restará aos policiais civis, como último recurso, ir a igreja e rezar para que consigam o apoio necessário para contornarem a situação?

E eu insisto: esta é uma questão crucial para quem pretende governanr o Maranhão. Para ilustrar a desesperança que toma conta da polícia civil, basta tomar conhecimento do que disse o Delegado Emanuel Bastos, da Vila Embratel, ainda sob impacto da morte do policial Sabino na semana passada. Frases fortes, como “Eu nunca vi segurança como a nossa nesse estado do Maranhão. É uma hipocrisia que se fala em segurança nesse estado com um grande número de delegacias, como a de São Raimundo, do Anjo da Guarda, da Vila Embratel, todas com apenas dois homens na captura, sendo que a última tinha três e agora dois, com a morte do policial Sabino. Ninguém garante nada e “amanhã o vitimado poderá ser qualquer um: eu, você, ninguém está seguro”.

Essas valorosas pessoas se sente abandonadas pelo governo e a grande revolta explica o gesto extremo da greve que estão prestes a deflagrar.

O Secretário Raimundo Cutrim trabalhou comigo e eu sei que nenhuma culpa lhe cabe e sim à governadora, que não o apóia como deve ser. Que governo!

E o pior é que esse é o quadro geral em todos os setores da gestão Sarney, principalmente em áreas essenciais, como Educação e Saúde, como bemsabe a população...

Na Saúde, não se sabe qual o limite do sofrimento que é imposto à população. Hospitais são fechados na capital e no interior, ou ficam sem verbas para funcionarem plenamente. Esse fechamento sucessivo de importantes instituições de saúde acaba por sobrecarregar as de São Luís. Então, os meios de comunicação da família Sarney fazem tudo para jogar a culpa no prefeito João Castelo. E negam a ele o terreno pretendido para fazer um hospital fundamental, como será o moderno Socorrão, sonho e promessa de campanha do prefeito.

Mas a ação predatória não se restringe a nossa capital São Luís. Vejamos o e-mail enviado ao meu blog por João Carlos, morador de Presidente Dutra:

“Agora podemos ver como está a cara de nossa saúde, isso tudo acontecendo em São Luis e sem contar o que esta acontecendo em Presidente Dutra, no interior do estado. O hospital está praticamente abandonado pelo governo, não há funcionários em número suficiente para arcar com a demanda de pacientes que vem de todo o estado inclusive da capital. A limpeza está precária, fora o salário que está atrasado há mais de 15 dias, isso tudo aconteceu desde que essa tal empresa colocada pelos Sarney’s, a ICN, assumiu nosso hospital. Clamo para que a população maranhense vote consciente e que dê a resposta que essa família merece. Desde já agradeço”.

E não para por aí. É também a área da Saúde que “administra” o Programa do Leite. Ele é uma das prioridades do governo de Roseana Sarney e faz parte dos tais programas de grande benefício social para a população de baixa renda que, segundo Lauro Jardim da Veja, serão a base da campanha eleitoral da candidatura de Roseana Sarney nas próximas eleições.

Pois vejam que o governo é tão descontrolado que são os próprios produtores de leite que estão custeando o programa, já que Roseana Sarney lhes impõe um brutal calote. Vejam a notícia: “Vários produtores de leite do sul do Maranhão que vendem seu produto para o programa Leite é Vida, do governo federal, derramaram por volta das 8h da manhã desta sexta-feira, cerca de dez mil litros de leite em frente ao Palácio Henrique de La Roque, em protesto. Segundo os produtores, o pagamento da produção não está sendo realizado desde dezembro do ano passado. Eles estão com um caminhão carregado com cerca de 123 mil litros e prometem derramar mais, caso não haja um acordo”.

Na Educação, o início do ano letivo foi adiado e os professores fazem greve, porque o governo está preenchendo as salas de aula com contratados, sem divulgar os salários que o Sindicato diz que são aviltantes. Uma bagunça!

Roseana Sarney está tão por baixo que, no documento assinado por Raimundo Monteiro e outros, em que solicitam ao PT que faça coligação com o PMDB para disputar o governo, eles não tiveram coragem de citar o nome da dita governadora em todo o documento e nem pedem a coligação com ela. Pedem que a coligação seja feita com o PMDB, PSB, PCdoB, etc, com qualquer um desses partidos, e na relação dos partidos a coligar não citam também o DEM, que no Maranhão faz parte dos partidos que a apóiam. Nunca vi nada mais deprimente. Que aliados são esses, que tem vergonha de citar o nome dela? Como seria esse apoio junto ao nobre povo?

No mais, foram irresponsáveis ao citar o PSB, que jamais se coligará com o PMDB, e muito menos com Roseana Sarney. Todos sabem e já está definido por decisão da Executiva, que o partido é oposição ao governo dela e com ela não fará acordo.

O PSB quer coligar-se é com o PT e o PCdoB, em apoio a candidatura de Flávio Dino para governador. É o que o Maranhão espera de nós e assim faremos.

Começo a ter dúvidas se realmente ela será candidata ao governo. É muito desinteresse e alheamento. Este, definitivamente, não é um perfil de candidato ao governo do Maranhão.

Será?

Roseana manda a polícia "dialogar" com professores

Cerca de 100 professores da rede estadual de ensino fizeram, na manhã desta terça-feira (16), um protesto em frente ao Palácio dos Leões para reivindicar da governadora Roseana Sarney (PMDB) o cumprimento do novo Estatuto dos Professores do Estado, com Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), elaborado depois de um longo processo de discussão entre os professores e o governo do Estado.

Segundo os educadores, o governo do Estado, contrariando decisões do Conselho Nacional de Educação, elaborou outro estatuto que fere frontalmente os direitos adquiridos pelos professores, desconsiderando o acordo com o Sindicato dos Professores elaborado depois de exaustivo trabalho da comissão bipartite. “Nós queremos que o Plano de Cargos e Carreira atenda aos interesses dos trabalhadores em educação do Maranhão. O que vemos hoje é um governo de propaganda, que existe apenas nos meios de comunicação do grupo Sarney. Apesar de toda essa mídia, a realidade é outra, principalmente no que se refere à área de Educação”, disse um dos manifestantes sendo aplaudido pelos presentes.

Um fato inusitado foi a tropa de choque da Policia Militar de Roseana montada em frente ao Palácio dos Leões. No intuito de intimidar os professores, foram deslocadas cinco viaturas, 40 policiais, a cavalaria da PM e até o helicóptero do GTA, tudo para conter o avanço de um movimento pacífico organizado por profissionais da educação.

Link Original

segunda-feira, 15 de março de 2010

O Debate com o PT

Muito bom o evento promovido por lideranças petistas no sábado, em São Luís, em apoio à minha pré-candidatura a governador. Cerca de 300 dirigentes do PT presentes, muita animação e convergência nos discursos.

A direção nacional do PCdoB foi representada por nossa vice-presidente, Luciana Santos, ex-prefeita de Olinda e atual secretária de Ciência e Tecnologia do Governo de Pernambuco, a qual fez um discurso firme e claro em favor de uma aliança de esquerda no Maranhão.
Na reunião, reiterei o meu propósito de disputar o Governo do Estado, com apoio do PT, do PSB, e outros partidos, empunhando a bandeira da mudança e da renovação.

Também disse o mesmo ao amigo e companheiro Vilmar Lacerda, membro da direção nacional do PT. Aliás, botafoguense como eu. Por aproximadamente duas horas, analisamos a conjuntura estadual e apresentei a ele os argumentos que sustentam a manutenção do campo histórico PT-PCdoB no Maranhão.

Nós do PCdoB respeitamos a autonomia do PT. Não fazemos pressões ilegítimas. Limitamo-nos ao diálogo respeitoso e institucional com todas as correntes e tendências do PT. Nós podemos fazer isso, pois temos relações políticas e pessoais sólidas, construídas em décadas de convivência e lutas sociais.

Finalmente, reitero o que disse no sábado. Estou totalmente à disposição para debater no Encontro do PT com os demais pré-candidatos a governador, como a lei eleitoral autoriza.

Link Original