terça-feira, 12 de julho de 2011

SE NÃO USAR, O QUE VAI MOSTRAR?


 A revista Veja, ao divulgar os dados do IBGE sobre os indicadores sociais do país, por estado, expõe inteiramente a lamentável situação do Maranhão, detentor dos piores indicadores do país. A revista comparou esses dados, como se o Maranhão fosse um país, e foi encontrar em países muito atrasados dados semelhantes, todos governados por ditaduras cruéis. Sem dúvidas, uma péssima companhia...
Desta feita, como todos puderam ver, após o domínio por dezenas de anos da oligarquia Sarney no estado, foi inevitável que a revista apelidasse o Maranhão de Sarneyquistão.
O senador José Sarney, que empresta o nome e personifica o trocadilho, não gostou e escreveu uma carta a revista, em cujo conteúdo tenciona mostrar que o Maranhão tem bons dados. E faz uma descrição muito sucinta de alguns deles numa explanação muito confusa.
Na verdade, o que faz é embaralhar tudo, pois não pode um ex-presidente desconhecer esses dados e seus conceitos. Ele começa atacando o que é na verdade mais pacífico, pois os dados não deixam ninguém duvidar de que o Maranhão é o estado mais atrasado do país. E então tenta confundir tudo...
Em outras palavras, diz que a revista expôs dados errados, pois o Maranhão tem o décimo sexto PIB do país,  citando vários estados que tem PIB menor. Isso é verdade e foi durante o meu governo que o PIB deu um salto, dobrando de R$ 15 bilhões para R$ 32 bilhões em quatro anos. Só que se sabe, e o senador também, que a sigla PIB significa Produto Interno Bruto, ou seja, a soma de tudo o que é produzido no estado. Não é renda. Para encontrarmos a renda ‘per capita’, temos que dividir esse valor pela população do estado. E o resultado disso é a renda individual. Renda essa que triplicou no meu governo.
O problema, senador, é que o Maranhão é muito mais populoso do que muitos estados que tem um PIB menor do que o nosso e, assim, acabam por ter uma renda per capita maior, como o Piauí, por exemplo.
Após essa exposição falaciosa, ele persiste no ataque, escrevendo à revista de que na década passada - meu governo e o de Jackson- essa renda no estado cresceu 46 por cento, enquanto São Paulo cresceu 3 por cento. Muito bem, só que nesses governos ele não teve o comando, porque eram governos contrários à oligarquia e eles não dirigiam o estado.
Eu compreendo que, por não ter o que mostrar, José Sarney tenha lançado mãos dos dados de adversários sem, no entanto, dizer quais foram os governos que conseguiram romper a terrível barreira da pobreza e da pobreza absoluta. Pode divulgar se quiser, senador, mas diga quem eram esses governadores. Esses, na verdade, são os melhores dados da história recente do Maranhão e orgulham mesmo aos maranhenses. Foram frutos de muito esforço e dedicação do meu governo e o de Jackson Lago.
Por fim, Sarney dá uma brutal recaída e termina a missiva dizendo que esses indicadores sociais negativos não existem e que são invenções de governos que antecederam a gestão atual de sua filha. Senador, esses dados são oficiais - dos governos de Lula e da Presidente Dilma - resultados de pesquisa do IBGE, da PNAD e do IPEA. São verdadeiros, amplamente publicados e gozam de toda a credibilidade. Nada têm a ver com briga política paroquial. Seria melhor aceitá-los e procurar montar políticas públicas para revertê-los. Não será com anúncio de grandes projetos privados que alguma coisa será modificada. Só mudará com muito trabalho, dedicação e políticas públicas eficientes.
Como a oligarquia só aceita dados deles - e não aceita os dados verdadeiros e oficiais - não há chance de um governo de Roseana dar certo.
Imagino que, como nada pode dizer em defesa da sua filha e da oligarquia, Sarney apele e fique distribuindo “botinadas“ a torto e a direito, tentando politizar o tema. É pena... Ele disse que o Maranhão só é o pior em três ou quatro indicadores. Não é verdade, o Maranhão é pior que os outros estados em quase todos eles.
E continuando, o deputado César Pires denunciou o óbvio. Não há governo no Maranhão. O estado está sem aeroporto há meses, prejudicando tremendamente a população e contribuindo para o afastamento dos turistas e a queda na ocupação dos hotéis. Mas o governo nada fez para cobrar a urgência nos reparos e tampouco fez o que seria mais coerente, lutar pela construção de um novo terminal de passageiros, mais moderno e confortável, já que o anterior era muito ruim e muito inferior ao de outros estados. A governadora faz ouvidos moucos, como se o problema não fosse aqui. O grito de César Pires pode fazer a bancada se mexer, embora com muito atraso e prejuízos.
E na semana passada foi anunciada com grande estardalhaço a retomada das obras de terraplenagem na famosa Refinaria Premium. Porém, vejo que se fosse prioridade da Petrobras, essa terraplenagem já deveria estar pronta há meses. A fotografia de fato mostra poucos equipamentos trabalhando. Vamos conferir... 
E o PSB vai com muita garra e força própria, vencendo o terrível conluio que tenta tomar o partido para colocá-lo a serviço de Roseana Sarney. Muito dinheiro, assim como promessas de apoio em eleições municipais, levam os disponíveis de sempre para essa ignomínia. Eduardo Campos, o nosso ilustre presidente nos conhece bem. Ele me levou o convite para ingressar no partido a pedido do líder maior e fundador do partido, o seu tio Miguel Arraes.
Portanto, não adianta mentir e lançar boatos de intervenção e afastamento do nosso presidente. Roseana faz isso porque o PSB é o partido que de fato lhe faz oposição. Já a motivação daqueles que, dentro do partido, tentam atender o desejo da governadora, estes não podem ser explicados publicamente. Eles pensam que Roseana Sarney no futuro irá ajudá-los, mas ela apenas os usa, pois neles não confia. Fazem um papelão por nada...
Parabéns, presidente José Antônio, pela grande vitória e pela firmeza com que conduz o partido. Assim como parabéns a todos aqueles que, também com sua firmeza, mantêm o partido em sua trajetória histórica.
PSB é oposição à oligarquia e continuará assim.

4 comentários:

Anônimo disse...

A preciso denunciar o descalabro que vem acontecendo na gestão dos Correios do Maranhão.
Existe uma turma de funcionários graduados (diretor, gerentes e assessores) se locupletando com o dinheiro públlico.
É um esquema de corrupção que envolve tanto os gestores graduados (e outros que operacionalizam o esquema) como os fornecedores.
Por exemplo, já constatado( e até sindicância já foi aberta pela Administração Central, em Brasília), o uso indevido dois cartões de crédito corporativo (que além da propina) para comprar aparelhos eletrônicos para uso próprio e colocar na NF como material de consumo para ser usado no dia-a-dia na ECT.
Esquema de aluguel de prédios (cobrança de propina) onde o valor é sempre superfaturado, acima do valor de mercado.
Esquema de uso indevido de combustivel pago pela ECT.
Esquema de superfaturamento nos serviços e peças efetuados por oficinas mecânicas.
E o que é mais alarmante é que esssa turma graduada da ECT é ligada a politicos que fociferam honradez, moralidade, honestidade, etc.
São pessoas ligadas a "quadros importantes" do PMDB, como o Senador João Alberto e o Dep. Estadual Roberto Costa.
É preciso dar um basta nesta corrupção desenfreada, os funcionários não estão aguentando mais tanta desfaçatez por parte do Diretor Regional que não toma uma atitude de afastar esses corruptos da sua gestão. É necessário denunciar à Policia Federal e ao Ministério Púlibo. CADEIA NELES!!!

Anônimo disse...

E a refinaria Premium, Zé!!! A instalação foi mais uma vez adiada, dessa feita pra nunca mais. Até quando o povo do Maranhão se iludirá com falsas promessas de pessoas cujo histórico de engodo é tamanho?!!! Será que um dia aprenderemos?

Anônimo disse...

verdade Zé, não deixe de lutar com os outros companheiros de todo nosso estado dos 217 municipio vamos a luta a começar no proximo ano para as eleições municipais, vamos eleger os nossos companheiros do PSB com as coligações. vamos a luta companheiro Zé.

Anônimo disse...

Até quando vamos ter que passar por isso?!! Cadê a Justiça que não funciona? Será que ninguém tem coragem e o povo vai continuar sofrendo. A eleição foi fraudada, onde anda Carol da Hora que nunca fez nada, onde estão os Juíozes do TRE?? Pelo amor de Deus, ninguém aguenta mais tanto roubo de Roseana e sua quadrilha!!