terça-feira, 6 de março de 2012

A REVANCHE E A MENTIRA DA SAÚDE

Roseana quer revanche. Ela não perdoa a atitude dos policiais que, cansados de esperar por uma discussão séria sobre suas reinvindicações, entraram em greve. Ela, usando de muita prepotência e ameaças, tentou fazer o movimento recuar. A categoria não se intimidou e quem recuou no fim foi ela, que acabou cedendo em tudo o que eles pediram desde o primeiro momento. Na verdade foi muita humilhação.

Agora ela resolveu se vingar e escolheu a PEC 300, que iguala o vencimento dos militares e policiais aos militares de Brasília. Agora vejam que, para dar notícias nos seus jornais e televisões, tentando criar um fato positivo depois do retumbante fracasso do seu projeto midiático com a Beija-Flor do Rio de Janeiro, ela convidou os governadores de outros estados para uma reunião em sua residência na Capital da República. Para os seus jornais, ela iria tratar de vistoso ‘Pacto Federativo’, seja lá o que isso significa.

Para os governadores, iriam tratar da PEC 300, acenando aos que aceitaram o convite  com a ajuda  muito importante  do pai, presidente do Senado. Ela tentou esconder ao máximo o real motivo do encontro para não se incompatibilizar de vez com os policiais. Em vão. E ela tampouco pode dizer que a iniciativa não foi dela, que foi apenas convidada, já que a reunião foi em sua mansão particular em Brasília. Como esconder?

Se o estado não tiver meios de pagar o que preconiza a PEC, o correto, já que foi promessa de campanha da presidente, é negociar com o governo federal para tentar encontrar uma fórmula em que esses custos sejam divididos entre os estados e o governo federal. Os salários dos policiais são realmente baixos e existe a necessidade de que essa função fundamental para a vida em sociedade possa ser cumprida por profissionais recebendo salários mais dignos. E, ao contrário disso, não fazer a lambança que fez a governadora e depois tentar fugir da sua responsabilidade no episódio.

Os policiais definitivamente ganharam uma grande inimiga. Roseana quer revanche!

E seguindo o script caótico dessa gestão, em que pese o ‘tsunami propagandístico’ em que o governo bombardeia a população do estado, tentando fazer com que todos aceitem a lorota de que Roseana faz um grande trabalho na área da saúde, a realidade - sempre a realidade e as estatísticas, que ela deve achar que a perseguem e ao seu governo, divulgadas agora - do índice da saúde por estado mostra o Maranhão abaixo da média nacional. E aí? Esse programa de construir prédios, sempre em suspeitas dispensas de licitações e tentar fazer todos acreditarem que isso é saúde não podia mesmo dar certo.

É apenas mais uma lorota, como o é também aquela da criação dos 400 mil empregos que mensalmente o CAGED desmente ao mostrar que aqui, ao invés de emprego, temos desemprego, como mais uma vez em janeiro, com mais 900 desempregados no estado. Aliás, ficar em 25° lugar no país já diz tudo. O governo não existe.  

Mas, voltemos à saúde. O governo do estado, sempre midiático, pegou um índice inteiramente novo e publicado pela primeira vez – repito,  primeira vez - para tentar se dar bem. Inventou uma comparação com um índice que teria sido publicado em 2008, no qual o Maranhão estaria em último lugar, para dizer que a saúde do estado subiu 9 degraus, saindo do último lugar para o 18°, o que mostraria, então, o ‘avanço’ que o estado teria experimentado com o midiático programa Saúde é Vida do governo estadual entre 2008 e 2010. Mentira!

O índice é novo e foi divulgado pela primeira vez. Não há o que comparar. Tenho certeza de que, se houvesse índice em 2008, este certamente seria maior do que o de agora, mostrando que o estado regrediu na oferta de saúde e não o contrário. Como a saúde poderia melhorar com hospitais fechados em reformas infindáveis e um bando de esqueletos de construções que chamam de hospitais no interior? É apenas mais uma mentira desse governo de araque...

Se alguém se saiu bem, foi o prefeito de São Luís, João Castelo, pois apesar do cerco do estado, que nem lhe permitiu construir um novo hospital de Urgência e Emergência e na verdade fechou importantes hospitais na capital, como o PAN Diamante e outros, São Luís foi classificada em 9° lugar no Brasil. E nem festa Castelo fez por isso, embora acima da média nacional.

Como se vê não dá para levar esse governo a sério.

Um dos mais importantes juristas deste país, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo no último no domingo,  classifica a Lei da Ficha Limpa como uma roleta-russa cheia de balas e diz textualmente: “a inelegibilidade pela rejeição de contas de prefeitos, por exemplo, pelos tribunais de contas. Será que isso é bom? Nós sabemos que hoje temos problemas nos tribunais de contas. Há uma excessiva politização e partidarização dos tribunais de contas. Ou nós não sabemos disso? Não devemos ser ingênuos ao ponto de não imaginarmos que pode haver manipulação. Imaginemos que um político importante seja condenado em primeiro grau numa ação de improbidade. Alguém desconhece a pressão que haverá sobre o tribunal para julgar também nesse sentido e torná-lo inelegível? Pressão eventualmente política, inclusive. Quem conhece a estrutura de alguns tribunais sabe que isso pode ocorrer e vem ocorrendo.”

Aqui no Maranhão alguém duvida que a oligarquia, com o poder que tem nas instituições, não vai usar a lei a seu favor contra seus inimigos ou para intimidar e aprisionar em suas teias os políticos vulneráveis? Será que vão acontecer penalidades em políticos importantes para a oligarquia?

Quem viver verá! O alerta é do ministro Gilmar Mendes, feito publicamente pela imprensa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Governador Zé Reinaldo, sou um admirador seu pelo coragem que teve de romper com a oligarquia. Defendo a união de todos em torno do Flávio Dino e acredito que o senhor seria o nome ideal para ocupar o cargo de vide governador na chapa dele. Aguardo anciloso por 2014. Abraços.