terça-feira, 8 de maio de 2012

E AQUI O GOVERNO NÃO QUER

A Universidade de Harvard e o MIT (Massachusetts Institute of Tecnology), duas das melhores e mais respeitadas universidades no mundo, anunciaram na semana passada que vão disponibilizar cursos on-line através de um braço virtual recém criado. A notícia causou grande repercussão no mundo inteiro e encheu milhares de jovens de grandes esperanças, pois não importa o lugar em que vivem, vão poder se graduar no nível superior em umas das melhores universidades do mundo. Vejam como foi dada a notícia:

 “A Universidade de Harvard e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), ambos nos Estados Unidos, anunciaram nesta quarta-feira a criação de uma plataforma on-line de educação que vai oferecer cursos gratuitos para estudantes de todo o mundo. Após concluir o curso, batizado EdX, o estudante poderá pagar uma taxa, cujo valor ainda não foi divulgado, para receber um certificado. A data de lançamento não foi divulgada, mas as instituições prometem colocar os cursos no ar no segundo semestre deste ano (outono no hemisfério norte).

Além de cursos personalizados, o software deve apresentar testes, vídeos de aulas e ferramentas que permitam a colaboração e integração dos alunos. As instituições pretendem investir 30 milhões de dólares no projeto, que não tem fins lucrativos. Eventualmente, outras universidades poderiam oferecer cursos usando suas marcas na EdX.

Drew Faust, reitora de Harvard, afirmou, durante coletiva de lançamento, que a intenção não é apenas tornar o conhecimento mais acessível, mas também saber mais sobre como os alunos aprendem e, assim, poder ensiná-los de forma mais eficaz. ‘Dois dos meus compromissos mais importantes como reitora são aumentar o acesso à educação e fortalecer ensino e aprendizagem’, disse a reitora, segundo comunicado oficial de Harvard. ‘O EdX nos permitirá avançar em ambos, de forma como nunca imaginamos’”.

O software deve mostrar, por exemplo, quanto tempo os alunos gastam fazendo um exercício ou assistindo a um curto vídeo. Dessa forma, os professores saberiam quais as lições que requerem mais dedicação e um tempo de aprendizagem maior. Com milhares de alunos matriculados, um curso no EdX deve fornecer dados preciosos e estatisticamente significativos sobre educação.

"A educação on-line não é inimiga da educação presencial. Pelo contrário, é uma profunda e libertadora aliada", afirmou Alan Garber, provost de Harvard (cargo ligado à reitoria). "Nosso objetivo é educar 1 bilhão de pessoas", completou Anant Argawal, diretor do laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT.

Fantástico, não? Harvard e o MIT dizem que a educação on-line é uma profunda e libertadora aliada do ensino presencial e querem educar 1 bilhão de pessoas! E o governo de São Paulo, como falei em artigo passado, segue pelo mesmo caminho, já tendo criado estrutura semelhante...

E no Maranhão, por que é mesmo que a governadora Roseana Sarney está sufocando a Univima (Universidade Virtual do Maranhão), retirando os recursos disponíveis e chegando ao ponto do deputado que é seu líder na Assembleia dizer que a Univima é um ‘trambolho’ que só atrapalha a Uema?

Só mesmo em um governo que não valorize a educação... Mas também, quando Roseana Sarney saiu do governo em 2002, não se lembrou de instalar ensino médio em 157 municípios. E agora continua o descaso. O prédio do Colégio Maristas, por exemplo, segue abandonado e está sendo depredado, um espaço valioso de propriedade do governo que ela não sabe como utilizar. E como se tudo isso não lhe bastasse, quer acabar com a universidade virtual.

Mas essa é apenas uma das irresponsabilidades cometidas por essa gestão tresloucada na área. Roseana vem metodicamente destruindo o sistema de educação do estado desde que assumiu o governo. O ultimo secretário, por exemplo, trabalhou com afinco para destruir tudo. E a culpada é uma só, a governadora, que coloca pessoas sem nenhum preparo para um cargo-chave para o desenvolvimento do estado. Parece que ela escolhe pela inaptidão. O resultado do brilhante trabalho é a entrega abrupta e sem nenhuma ajuda de várias escolas estaduais do ensino fundamental a prefeitos, o que tem como consequência quase sempre a paralização das aulas por falta de professores.

O fato do Maranhão ocupar o penúltimo lugar no Brasil no ranking definido pela quantidade de crianças analfabetas depois de cursar algumas séries do ensino fundamental não quer dizer nada para ela. E para completar o brilhante governo, ela fechou escolas de ensino médio localizadas em povoados de diversos municípios, um avanço proporcionado pelo meu governo. Isto se configura em um verdadeiro crime, cuja consequência é perpetuar a pobreza que ela diz agora combater. Assim?

Vejam o que foi publicado domingo na Folha de São Paulo na coluna do Elio Gaspari: “A China resolveu criar um banco de dados público arrolando todas as empresas investigadas por corrupção. No ano passado, segundo o governo, foram fiscalizados 25 mil casos de propinas. Lá, o jovem filho de Bo Xilai joga polo, mas papai foi frito e mamãe está presa”.

Um conhecedor das relações do Estado brasileiro com fornecedores de serviços e contratos sugeriu a criação de um painel com cinco lâmpadas, a saber: 1) uma luz se acende quando o serviço foi contratado sem licitação; 2) a segunda lâmpada indicará quando, tendo havido licitação, o preço oferecido ficou abaixo do mínimo; 3) a terceira informa quantos aditivos o contrato recebeu e sua percentagem em relação ao valor inicial; 4) a quarta pisca indicando os atrasos na conclusão das obras ou nos fornecimentos; e 5) a quinta indica a percentagem de obras ou serviços abandonados.

Com três lâmpadas acesas, pode-se chamar o Ministério Público. Com quatro, a Polícia Federal. Se acenderem as cinco, só resta chamar os bombeiros”.

No governo de Roseana Sarney, em que a grande maioria dos contratos é realizada sem licitação, com aditivos à vontade e uma quantidade muito grande de obras paralisadas, já pensou se essa cartilha fosse seguida? Aqui os bombeiros não fariam mais nada…

E para concluir, o senador José Sarney diz que está horrorizado com o trânsito de São Luís. Até aí tudo bem. Em seguida procura colocar toda a culpa no prefeito João Castelo, que não atende a cartilha da oligarquia. Ele faz que não sabe que os milhões que Jackson Lago deixou para modernizar o tráfego da capital sofreram tentativa de bloqueio sistemático de sua filha, impedindo o prefeito de fazer as obras programadas, além de impedir durante muito tempo a complementação da Av. Litoranea que só agora o prefeito conseguiu liberar. Não bastasse isso, ainda houve os impedimentos políticos para que o prefeito de São Luís não recebesse os recursos solicitados ao governo federal para o corredor de transportes, obra de fundamental importância para a cidade, só agora liberada por decisão da presidente Dilma. Assim é fácil criticar. Impede e depois critica.

Já pensaram o que ele poderia falar do governo da filha? 

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico feliz por sua rebeldia com esse grupo. Saiu na hora certa. Enquanto estiverem no poder, o Maranhão será esse estado com educação precária; sem incentivo para agricultura e a saúde em estado lamentável.