terça-feira, 29 de maio de 2012

TONTEOU

O quadro anterior não podia ser melhor para o grupo Sarney. A oposição se dividia não só para a eleição municipal na capital, onde o grupo Sarney é livre atirador, mas principalmente para a eleição estadual de 2014, onde é protagonista. Estavam no melhor dos mundos, pois nessa configuração repetia-se toda uma história de desunião das oposições que permitiram à oligarquia  manter o estado sob controle durante tanto tempo.

Nesse modelo, o maior prejudicado seria Flávio Dino em 2014, pois teria reduzida em muito a estrutura política que é absolutamente necessária para o êxito nas eleições. Isto permitiria ao grupo Sarney tentar colocar lá um seguidor para grande prejuízo da população e o que precisa acabar poderia assim ter mais alguns anos de continuidade.

O simples chamamento à racionalidade política ocorrido na semana que passou abalou em muito o sarneysismo. De uma hora para outra eles tontearam a um ponto em que o próprio senador, chefe absoluto do clã, produziu um artigo em seu jornal que não deixa dúvidas sobre quem é a oposição no Maranhão, a oposição que ele considera capaz de abalar os alicerces já combalidos da oligarquia.

Castelo é o alvo do artigo e, sem falar no meu nome - assim sempre faz com quem odeia – chama-me de prefeito segundo e o ato que me levou a assumir a Secretaria de Governo de “politicalha”.

Sentiu de verdade!

Ao atacar João Castelo, Sarney revela toda a incoerência de seu artigo, pois primeiro pretende culpar o prefeito  por uma greve que é quase nacional, como se pode ver nos jornais nacionais e que aqui também vai encontrar com muita brevidade uma solução. Diz ele que, em lugar da “politicalha”, os interesses da população deveriam ser colocados acima dessa postura odienta e que é preciso não falar de oposição e governo e que é preciso mudar essa visão anacrônica e atrasada de utilizar a política para esquecer os problemas do povo, no caso, da cidade, e vai por aí...

O senador está falando mesmo de São Luís e do Maranhão? Quem é que quer impedir Castelo de trabalhar? Quem é que quer tomar incansavelmente os recursos financeiros da prefeitura que Jackson Lago, ainda como governador - antes de ser tirado do cargo através do que o ex- ministro Resek chamou de “golpe de estado jurídico” - conveniou com Castelo, recursos esses destinados aos trevos viários e avenidas que impediriam os graves congestionamentos da cidade, que ele chama de caos?

Hoje, senador, se o governo do estado comandado por sua filha não tivesse impedido o uso do recurso e  obrigado o prefeito a devolver o dinheiro, como está sendo feito através de parcelas de 2 milhões de reais por mês, esse caos não existiria, pois as obras estariam prontas.

É Castelo que não quer fazer ou é o governo do estado que não deixa?

O mesmo poderia ser dito do prolongamento da Av. Litorânea, do Hospital de Urgência e Emergência, do Corredor Urbano de Transportes, da pavimentação de tantos bairros.

Se o senhor pensa assim, deveria ter uma conversa séria com sua filha e com os secretários dela, seria um gesto e tanto mandar que acabassem com essa tentativa odienta de impedir o prefeito de trabalhar.

Mas antes de falar na prefeitura, por que não cobrar do governo do estado, aí sim, o caos que é o famigerado “melhor governo” que Roseana está impondo ao Maranhão? Ou não significa caos não termos aeroporto, que chegou a ser internacional no meu governo; não termos a rodovia de acesso a capital duplicada, por inoperância e desleixo do governo estadual; assistirmos à transformação de São Luís na quinta capital mais violenta do país (há pouco tempo era a penúltima menos violenta), ao incremento da pistolagem e ao agravamento da situação no campo, com o aumento de crimes contra lavradores e líderes rurais conforme denuncia a CPT?

E ainda, não significa caos não termos aula em grande parte dos municípios do estado, com escolas de ensino médio sendo fechadas todo dia; termos a Biblioteca Pública fechada desde que Roseana Sarney tomou posse há alguns anos; estarmos sem Escola de Música; vivenciarmos a falta cotidiana de água na cidade, com o sistema Italuís desmanchando, e passarmos a receber água certamente contaminada em carros-pipa, como no sertão árido nordestino; suportarmos os hospitais fechados em eternas reformas e a agressão contra os servidores do estado ao tomarem deles o hospital feito com recursos do FEPA e inteiramente custeado pelas contribuições deles; sofremos as praias poluídas em sua totalidade por causa da paralização das obras de esgotamento sanitário e estações de tratamento de esgoto; vermos os indicadores sociais despencando cada vez mais? Este é o não é o verdadeiro caos?

Será que essa regressão ao passado não causa prejuízos brutais à população e aos empresários? Ou essa não é a realidade que todos conhecem?

Enfim, o senador José Sarney nos mostra claramente o caminho a seguir. Se não estivéssemos certos, ele ficaria tranquilo e não se abalaria a atacar o prefeito.

Pensem nisso!

3 comentários:

Anônimo disse...

execelente artigo, nota dez.

Anônimo disse...

Vá em frente, pura verdade esse seu artigo.

Anônimo disse...

Parabems Dr. ZE REINALDO pela vontade a qual vc dedica-se ao povo do maranhao, muita das vezes indo ao sacrificio para ver este estado livre dessa opreçao e perseguiçao, nao deixando que este estado respire o ar do desenvolvimento. lembre-se NOS ESTAMOS DO SEU LADO!