terça-feira, 26 de junho de 2012

DESCASO ABSOLUTO


A governadora Roseana Sarney, única responsável pelo agravamento do problema da água em São Luís e na ilha, não possui nem projeto para uma segunda adutora do Italuís e assim resolver o problema que ela própria criou em seu segundo governo.

A solução do gravíssimo problema de abastecimento de água da capital deveria ser necessariamente precedida pela construção da segunda adutora, pois só assim a primeira, muito cansada de guerra, e inviabilizada pelos sangramentos ilegais, mas permitidos  ao longo dela, poderia ser consertada adequadamente, após sua desativação temporária. Isto sem dúvidas garantiria o abastecimento pleno à população ou quase isso. De outra maneira, trata-se apenas de enrolação, especialidade deste governo.

Há dinheiro, isto é, se a governadora achasse que o problema é sério, o que não parece ser o caso. A presidente Dilma colocou à disposição dos estados 20 bilhões de reais que podem ser tomados emprestados ao BNDES e esses recursos poderiam resolver o grave e angustiante problema que só tende a se agravar com a apatia do governo. Apatia que se materializa com a precaríssima contratação carros pipa, que levam água contaminada à população sem resolver nada. Mas ela, como é usual, deve tomar o dinheiro emprestado, à semelhança de empréstimos anteriores, que já tomou e que ninguém sabe para onde foram ou o que deixaram de positivo para o povo do Maranhão.

Excetuando-se Castelo, nenhum dos ditos candidatos da oposição toca no assunto. Não creem que esta seja uma demanda importante ou só interessa a eles bater no prefeito?

O prefeito de São Luís está muito preocupado, porque sabe o que isso representa para a população mais humilde da cidade. Os mais abastados se viram de qualquer jeito, mas quem não tem recursos extras disponíveis, como fará? À época, Castelo fez o melhor sistema de abastecimento de água de uma cidade brasileira, que hoje está quase destruído. Que o digam as pessoas que sofriam nos anos 80 com o crônico desabastecimento de água existente na São Luís de então. Era um sofrimento diário das famílias. Foi uma obra tão importante que ninguém se preocupava mais com o assunto. Até que veio Roseana, que, com suas licitações atípicas, causou a interdição pelo TCU de recursos federais para a obra, até há pouco tempo. Hoje ela não se mexe e nem se importa com o sofrimento de tantas famílias.

Castelo já se convenceu de que Roseana nada fará para ampliar o sistema. Será por que foi ele que fez ou porque não está nem aí? Seja por qual razão for, nada justifica essa atitude.

Ele começa a amadurecer a ideia de que, se for reeleito, pensará na cassação da concessão que a prefeitura deu à Caema para gerir o sistema de água de São Luís. A Constituição diz que esta concessão pertence aos municípios e pode mesmo ser retomada, aliás, como já o fizeram muitos municípios brasileiros.

Então, podem ter certeza, dentro de pouco tempo o problema estará resolvido, e ninguém é mais abalizado e autorizado que o prefeito João Castelo, que construiu o sistema cerca de trinta anos atrás.

Mudando de assunto, fica cada vez mais evidente que a refinaria Premium foi apenas um projeto eleitoreiro, como tantos outros, para eleger Roseana em 2010. Hoje ninguém fala nada sobre ela e as notícias que chegam só trazem rumores de cortes no orçamento da Petrobras e todos na conta refino. O ministro Lobão, também beneficiado na eleição, emudeceu e nada diz sobre ela. Parece mesmo que tudo não passou de uma grande tentativa de enganação para facilitar a absorção da candidatura de Roseana Sarney, estigmatizada pela forma como voltou ao governo, num processo apelidado pelo ex-ministro Rezek como golpe de estado jurídico. Isso e muita coisa mais - e que coisas! - deu o governo a Roseana.

Tudo isso está comprovado na ação de cassação de seu diploma e do seu vice que patrocino no TSE. Quem quiser conhecê-la, basta procurar no site do tribunal que a irá julgar.

Essa maneira paraguaia de tirar o governo de presidentes daquele país sem causa comprovada, sem direito de defesa e em 24 horas deve causar inveja à oligarquia que levou mais de um ano para cassar o governador eleito Jackson Lago...    

2 comentários:

Vaner Marinho disse...

Governador, voce foi o grande condutor do processo da vinda da Refinaria de Óleo da Algar Agro para Porto Franco e não estava presente na inauguração. Sei das questões politicas mas não me conformo com a sua ausência!

Anônimo disse...

Ninguém fez tanto pelo Maranhão como os governadores José Reinaldo e Jackson Lago:
-pela Educação (retorno do Ensino Médio ao interior do Estado - aniquilado pela Sra. Roseana, pela oportunidade de alfabetizar quebradeiras de coco, lá no interior do interior, com o apoio do Instituto Paulo Freire);
-pela Segurança (com o início do Programa Segurança Cidadã, pelo Convênio que disponibilizou inúmeras viaturas cuja logomarca do programa federal foi coberta pelo adesivo do "de volta ao trabalho" na ocasião do golpe no Dr. Jackson) -pela Ciência e Tecnologia (com a expansão da UNIVIMA que deu oportunidade a muitos do interior do estado que não tinham condição de se deslocar a capital para cursar uma graduação ou pós-graduação, pela reestruturação da FAPEMA cuja proposta de amparo a pesquisa havia também, sido reduzida a um mero Fundo; pela quitação de empréstimos milionários contraídos pela Senhorinha anteriormente, em nome do estado, assim como, tantos outros feitos, cujos bons resultados ecoam até hoje na lembrança e na saudade do povo cônscio que hoje encontra-se hoje desvalido e desprovido. Que hoje tem uma educação em transição municipalizadora, aerotendas caríssimas no lugar de aeroporto, caminhões-pipa contaminados e constrangendo o povo tão sofrido, por um pouco de água, a expansão do uso e tráfico de drogas, o comprovado aumento nos índices de trabalho infantil. Por tudo isso e muito mais, estou com o Sr. e não abro mão da minha dignidade.