terça-feira, 23 de outubro de 2012

MUDANÇAS


Mudanças estão ocorrendo com rapidez tanto no que se refere à eleição deste ano para prefeito quanto no quadro desenhado de candidatos para a eleição de governador em 2014. Se os problemas de saúde que acometem Lobão o impedirem de disputar o governo do estado daqui a dois anos, o quadro mudará bastante. Considerado o de melhor desempenho eleitoral junto com Roseana Sarney no grupo governista, o seu impedimento automaticamente direciona a candidatura para o atual Chefe da Casa Civil Luís Fernando, candidato preferido de Jorge Murad e, consequentemente, também da governadora. Acontece que ele tem baixa penetração e aceitação na classe política e isso é uma imensa dificuldade para o êxito de uma candidatura ao governo do estado.

E essa é uma eleição muitíssimo importante para o grupo Sarney, já que o senador dificilmente tentaria um novo mandato para o senado, local onde foi buscar a fonte de seu imenso poder. Assim, o governo do estado seria uma forma de continuar a ter poder. Certamente, haveria pessoas para lembrar que não seria bem assim, pois a presença da família no senado poderia ser com Roseana, que teria então a missão de manter o poder do clã na esfera federal.

Acontece que Sarney é insubstituível pelo grande relacionamento que tem com pessoas muito influentes em todos os poderes da República, não só conquistado no período em que exerceu a presidência do país, como também como presidente do Senado Federal, cargo exercido várias vezes. Também conta a influência do poder que passou a deter em todos os governos do PT, com a amizade muito forte que desenvolveu com Lula, quando este exerceu o seu primeiro mandato. Com efeito, ninguém pode substitui-lo, nem Roseana, que nem de perto tem a habilidade, a inteligência, as amizades e a confiança destas. É insubstituível. Desta forma, sua saída do senado significaria o declínio de tanto poder pessoal.

Acontece também que, se Lobão não puder ser o candidato do grupo no poder, Roseana seria obrigada a permanecer no governo até o final, principalmente porque não construiu uma solução que permitisse a sua saída do governo para ser candidata, deixando uma pessoa leal e competente em seu lugar. O assunto então ganhou grande complexidade e agora não há como ser modificar.

Talvez ela na verdade não quisesse mais ser candidata a nada, tal a sua apatia no desempenho do seu governo. Seja qual for o motivo, para tentar vencer, ela teria que permanecer na chefia do governo até o fim, se, repito, Lobão não for o candidato.

 Então quem seria o candidato? Nesse caso, imagino que tudo favorece o senador João Alberto, eleito em 2010 e dono do maior cacife eleitoral depois de Roseana e Lobão entre os membros do grupo governista. Gastão é falado, mas não tem a densidade política e nem a confiança dentro do grupo desfrutada pelo senador. Além disso, este controla com mão forte o PMDB, partido de Gastão. Então...

Mudando de assunto, a oposição a Castelo cometeu um erro enorme ao acreditar que o prefeito nada tinha feito na prefeitura. Castelo na verdade fez um trabalho excelente nesses anos. Quando foi ao segundo turno, passou a dispor de tempo suficiente para mostrar o seu trabalho e isso o sustenta. O povo dos bairros que foram muito beneficiados o abraçam com carinho e veem nele a pessoa que melhorou a vida de milhares de pessoas. É comovente como as pessoas dizem que ele não pode perder.

Os bairros mais consolidados viram a cidade ficar sem buracos, ganhar novas avenidas e o início de obras estruturantes muito importantes. O corredor de transportes, a Litorânea, o VLT, as obras de revitalização do centro histórico, o grande trabalho que está sendo realizado na área cultural... Enfim, obras muito importantes para a modernização da cidade estagnada há tantos anos e que são fortes atributos da administração de Castelo.

A prefeitura não tem um grande orçamento e as promessas que foram feitas pela oposição são, em grande parte, inviáveis. A proposta do bilhete único, como prometido com tanta ênfase pela oposição, simplesmente não pode ser executada. A prefeitura de São Paulo, por exemplo, gasta em subsídios mensais ao sistema 800 milhões de reais por mês. Como copiar isso aqui?

Castelo é um administrador experiente de grandes obras e desafios e sabe o que esta fazendo. Com ele, nada vai parar e em 2016 a cidade será outra muito melhor para todos os moradores. Com a oposição, dada a falta de experiência de quem nunca administrou nada, temo que tudo será paralisado, usando as desculpas mais variadas. Com isso, a cidade e sua modernização pararão.

Flávio Dino vai enfrentar um grande risco, principalmente se o seu candidato vencer, porque, com a paralização das obras e atividades em execução, e sob o bombardeio do Sistema Mirante, que o culparão de tudo de ruim... Por isso, tal a sua exposição, indesmentível junto ao seu candidato, poderá ter que enfrentar grandes prejuízos em 2014. E ver crescer uma grande rejeição.

Talvez para ele fosse melhor perder agora... E pensar que tudo isso poderia ser evitado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lúcida análise mestre Zé. O que eu aprecio em você é essa sua tenacidade para ter posição. Político para ter uma corsinha tem que ser como o senhor. Eu também sou um grande admirador seu e do Castelo, pela sua história, pelo seu senso de justiça, pela sua sensibilidade...E penso que o senhor está sendo profundamente sincero e justo, inclusive com Dino. Sou médico cirurgião em Balsas e sempre grato a tudo que o senhor fez pela população de Balsas, quando era governador. Ajudou muito a manter o nosso hospital municipal, por exemplo. Boa sorte, Zé. Escreva mais...

Paulo disse...

Zé, admiro você e respeito suas opiniões, mas discordo de muitas delas.
Eu gostaria de vê-lo novamente à frente do governo do Estado.

Deus o proteja.

um abraço fraterno.