terça-feira, 24 de novembro de 2015

A EXCELÊNCIA DO ITA E DA EMBRAER



Eu, Pedro Fernandes e Waldir Maranhão, além dos senadores Tião Viana, Aluísio Nunes Ferreira e Ana Amélia e mais alguns deputados federais de outros estados estivemos visitando, a convite do Ministério da Defesa, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Ministério da Aeronáutica em São José dos Campos. Visitamos também a linha de montagem do gigantesco avião de transporte e de multipropósito da Embraer em Gavião Peixoto, SP.
É impressionante a contribuição da Aeronáutica para o desenvolvimento brasileiro. O ITA é a melhor escola de engenharia do Brasil, o vestibular mais concorrido e os ex-alunos levam o seu conhecimento a vários setores de ponta em tecnologia e desenvolvimento. Quando os alunos aprovados no duríssimo vestibular da escola, recebem alojamento, uma bolsa e todo o ambiente para estudarem com excelentes laboratórios e a assistência de professores de enorme experiência e competência, todos com doutorado. 

No Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA estão vinculados o ITA, o Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE, o Instituto de Estudos Avançados - IEAV, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - CLBI e o Centro de Lançamento de Alcântara- CLA. Ali se reúne toda a pesquisa espacial, desde combustíveis até foguetes lançadores. É um Departamento que concentra um desenvolvimento de tecnologia de vital importância para o país.

No início da tarde desse dia voamos para Gavião Peixoto, a fim de visitarmos a fábrica de ponta da Embraer, onde está sendo montado o KC-190, um enorme avião multipropósito, versátil e gigantesco, desenvolvido para substituir o mundialmente o lendário Hercules, turboélice de transporte militar. O avião da Embraer é jato puro, pressurizado, pode abastecer ou ser abastecido em voo, moderno, muito bem equipado. Altíssima tecnologia.

A Embraer tem ainda em São José dos Campos uma outra fábrica de aviões comerciais, executivos e de combate. É uma empresa gigantesca.

Além disso, ela se dedica à pesquisa de software para comandar satélites, evitando problemas que podem acontecer com os satélites alugados, que, por exemplo, durante a guerra das Malvinas e o furacão Katrina (no Golfo do México e costa dos EUA) tiveram os sinais para o Brasil bloqueados. O primeiro por causa da guerra, para evitar que o Brasil passasse dados estratégicos para a Argentina e o segundo por causa de necessidades americanas do controle total do tempo. No futuro isso, com as pesquisas que a Embraer faz, isso não mais acontecerá.

Feita essa síntese apressada do que vimos, relato um fato muito interessante que aconteceu enquanto almoçávamos nas dependências do DCTA. Sentou-se conosco o brigadeiro Eng. R1 Maurício Pazini Brandão, professor da escola de engenharia aeroespacial do ITA, a mesma que estamos na luta para trazer para Alcântara. Já há algum tempo, eu lera a biografia do brigadeiro Casemiro Montenegro, cearense, feita por Fernando Morais, em que afirmava que ele teve que enfrentar o brigadeiro Eduardo Campos, figura lendária da arma, que, segundo Morais, criou todo tipo de obstáculo para a fundação do ITA. Perguntei então se o fato tinha realmente sido assim e o brigadeiro Pazini contestou essa afirmação, relatando situações que uniam muito Eduardo a Montenegro. Durante a conversa, Pedro Fernandes disse a ele que queremos levar a engenharia aeroespacial para Alcântara e ele prontamente falou que já sabia e que apoiava. Com essa deixa, eu imediatamente o convidei para nos orientar e colaborar com o projeto e ele se colocou inteiramente à disposição para ajudar. É claro que anotei todos os contatos do brigadeiro, um aliado de peso para o nosso projeto. Estamos progredindo.

Falo agora do colega Ariosto Holanda que assumiu como suplente o mandato na Câmara Federal. Ariosto fez um trabalho fantástico como secretário de Ciência e Tecnologia no Ceará e é conhecido como um dos maiores especialistas do Brasil no setor. Ele me ajudou muito a formatar um programa no meu governo, o dos Centros Tecnológicos. Nesta semana procurei-o para nos ajudar a montar o projeto da Cidade Digital de São Luís. Ele é muito amigo do ministro de Ciência e Tecnologia, cuja pasta tem um programa aqueles fomentar esses centros. Creio que esse é o caminho nesses difíceis momentos que vivemos.

Se conseguirmos o apoio do ministro, teremos dado um passo gigantesco para resolvermos o problema de revitalização do Centro Histórico, como também poderemos avançar na melhoria da qualidade da educação dos nossos jovens do ensino fundamental, com o estabelecimento de um avançado sistema de educação integral.

Toda a bancada está empenhada nisso. Acredito firmemente que conseguiremos!

Nenhum comentário: