domingo, 27 de abril de 2008

Contraponto

1) A recente decisão, por unanimidade, do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, publicada por este Blog sobre a substituição de governadores e prefeitos cassados por compra de votos ou outros delitos eleitorais deixa mais claro o blefe do grupo Sarney no Maranhão. Apregoavam freneticamente que o governador Jackson Lago teria o seu diploma cassado rapidamente e Roseana Sarney, a candidata derrotada por Jackson em 2006, assumiria o governo. Seria assim, porque na década de noventa, o governador Mão Santa teve seu mandato cassado e quem assumiu foi Hugo Napoleão, que havia perdido a eleição.

Acontece que essa foi a única decisão com esse resultado. De lá para cá dezenas de decisões de cassação de diplomas, proferidas em processos semelhantes que envolviam prefeitos, foram todas no sentido de mandar fazer nova eleição direta, mesmo quando faltassem menos de dois anos para o termino do mandato do cassado.

Agora, vem uma decisão por unanimidade, julgando caso semelhante, que deve virar norma em casos similares. A decisão separa se a perda do mandato for antes ou depois de dois anos (metade do mandato). Se for antes de completar dois anos, a eleição será direta, igual a qualquer eleição direta para governador. Se, porém, for nos últimos dois anos, a eleição será indireta realizada pela Assembléia Legislativa do estado.

Assim não tem hipótese de, no caso do Maranhão, Roseana Sarney ganhar um mandato de graça como quer seu pai.

E agora José?

2) Recebo colaboração do “Seu Joca”, mostrando que foi só o senador José Sarney receber Aécio Neves no Senado e fazer os maiores salamaleques, alçando-o a candidato forte a presidência da República em 2010, para as coisas começarem a dar errado para o governador mineiro. Primeiramente, foi o PT nacional que proibiu a união do PT mineiro com Aécio, coisa já acertada e preliminarmente já aprovada pelo PT nacional. No entanto, este partido mudou de opinião, com evidentes prejuízos políticos para o governador, que passou de aceito a vetado pelo Partido dos Trabalhadores.

Em segundo lugar, foi o governador José Serra de São Paulo que, calado, no melhor estilo mineiro, trouxe o PMDB paulista por meio de Orestes Quércia, para apoiar o seu candidato a Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do DEM, com promessa de estarem unidos em 2010, quando o próprio Serra deverá ser candidato a presidência. Com isso, ele divide o PMDB, que estava se balançando, com apoio de Sarney, para o lado de Aécio.

Alguém tem que avisar Aécio para ficar longe de tais companhias, senão o baque será maior.

3) Matéria do New York Times, derruba com competência toda essa desinformação montada em cima dos biocombustíveis, colocando o Brasil como vilão mundial, em uma inversão total do que na verdade acontece hoje no mundo.

Citada matéria desconstrói os críticos que se valem do encarecimento dos alimentos para tentar acabar com os biocombustíveis como importante e fundamental solução para problemas, como o aquecimento global e elevação do custo do petróleo.

Diz o jornal:

a) Os alimentos estão subindo de preço porque as pessoas estão comendo mais. Muitos chineses, indianos, africanos, brasileiros estão comendo duas vezes por dia ao invés de uma, como era em passado recente. A causa é a grande quantidade de pessoas que saem das faixas de pobreza;

b) A urbanização mundial está aumentando e os padrões também;

c)A ascensão dos preços das commodities em 2007 acompanhou, em larga medida, a paridade declinante do dólar. Ou seja, os investidores saíram da especulação com o dólar e passaram a especular com as commodities;

d) O preço do arroz disparou em termos de dólares, mas não tanto em euros;

e) Países como a China estão trocando reservas depreciadas de dólares para commodities mais valorizadas;

f) A alta está vinculada ao aumento do petróleo, insumo importante para fertilizantes e tratores;

g) O etanol de cana é ponte que deve durar de 15 a 20 anos para continuarmos a funcionar os motores a combustão, que ainda não têm sucessores viáveis no mundo, até a entrada de novas tecnologias para que o planeta possa se manter funcionando. Será fundamental;

h) Subsídios nos Estados Unidos e Europa é que dão margem para a produção de etanol de milho e de outros alimentos. Sem esses subsídios, eles não teriam mercado;

A verdadeira trapaça está no protecionismo e nos subsídios distorcidos dos países desenvolvidos e não nos biocombustíveis, como se difundiu. E a cana não contribui para a derrubada da floresta amazônica, pois é produzida muito longe de lá.

Um comentário:

Anônimo disse...

A PRAÇA É NOSSA FAZ 20 ANOS E NÓS GANHAMOS O PRESENTE!

O HUMORÍSTICO A PRAÇA É NOSSA, DO SBT, COMPLETOU20 ANOS NO AR E PARA COMEMORAR FEZ UM PROGRAMA ESPECIAL EM 2007, ONDE HOMENAGEOU OS HUMORISTAS QUE JÁ FALECERAM E FIZERAM PARTE DO ELENCO DO PROGRAMA E CARLOS ALBERTO DE NÓBREGA ESCOLHEU A DEDO A HOMENAGEM AO HUMORISTA GERALDO ALVES QUE FAZ UMA IMITAÇÃO IMPAGÁVEL DE JOSÉ SARNEY. SIMPLESMENTE IMPERDÍVEL!

http://seujoca.blogspot.com/

http://br.youtube.com/watch?v=nz0e20_AoYo