quarta-feira, 23 de abril de 2008

Jackson se encheu com Sarney

Eu estou concluindo a leitura de um livro impressionante, baseado em anotações, documentos históricos e depoimentos dos participantes. O nome no livro é “Stalin- A Corte do Czar Vermelho” e o seu autor é Simon Sebag Montefiore. Esse livro ganhou o premio de melhor livro de história do British Book Awards de 2004. É um livro sobre Stalin, o homem terrível e desumano que dirigiu a União Soviética com braço de ferro. Bastava uma leve desconfiança para qualquer pessoa, civil ou militar, pertencente ou não ao Politiburo para a pessoa ir para a cadeia, para a tortura e para a morte. A lei e o poder era Stalin e nada mais. E quem caísse em desgraça não caia sozinho, a família pagava junto. E quase sempre eram inocentes. Assim morreram milhões de pessoas em um dos maiores morticínios já vistos pela humanidade. Vale a pena ler esse livro impressionante para passar a amar a democracia.

Sarney deve achar Stalin fantástico. Lula não falou, em entrevista antiga, à revista Playboy que Hittler era um cara para se admirar? Então por quê não? Em sua dupla personalidade, sim, pois uma é para consumo externo e outra para o Maranhão. Na personalidade maranhense, não tenho dúvidas de que ele queria ser um Stalin tupiniquim e fora, ele seria o que é hoje. Ele bem que tenta, o problema é que existe muita gente aqui que fica chateando o nosso Czar e não aceita o script de dominação que ele quer impor por meio da mídia, de ameaças físicas e de retaliações de toda a ordem. Embora aparentemente inimputável, sem temer ter que pagar aqui na terra as maldades que faz, o seu desejo de deixar uma biografia de um homem bom e amante de sua terra é o que o segura um pouco nos momentos de ódio aos que se contrapõem a ele.

Em reveladora entrevista a revista Carta Capital, ele disse que só é proprietário de meios de comunicação porque é político. Nessa resposta, resumia e explicava que os meios de comunicação que tem não são para informar, como deveria ser. E sim para massacrar os adversários, com calúnias, difamações de toda ordem e incensar aliados atribuindo a eles fatos inexistentes.

Comigo foi assim. Não satisfeito com o que já tinha, alugou e criou alguns jornais temporários para descerem ao mais baixo grau de torpeza, na ânsia de acabar comigo e o meu governo. Todos os maranhenses sabem disso, não é novidade para ninguém. Além disso, tentou armar um bloqueio econômico e um isolamento político a mim e a meu governo, dedicando precioso tempo de legislador a me caluniar e a soltar notas na imprensa do sul igualmente contra minha gestão e minha vida particular. Ele acreditava que assim impedia qualquer reação à vitória de Roseana para o governo do estado nas eleições de 2006. Ele não acreditava que conseguiríamos superar o bloqueio, fazer o equilíbrio fiscal, dobraríamos a arrecadação e teríamos recursos para fazer obras e ações que nos dessem o mínimo de condições de merecermos o voto do povo maranhense nas eleições. Superestimou a força de sua mídia e subestimou a força de nossa vontade de dar novos rumos ao Maranhão. Quando viu a derrota iminente, vieram as propostas para que eu abandonasse a luta e não me empenhasse pessoalmente pela derrota da filha, abandonando os aliados no meio do caminho.

Seu ódio chegou ao máximo quando viu a sua filha Roseana Sarney ser derrotada, em uma eleição no Maranhão. Ele não pôde conter o que sentia no dia da posse e fez um dos artigos mais torpes já publicados no estado, na primeira página de seu jornal, contra mim, cobrindo-me de insultos, causando perplexidade a quem nunca tinha visto o Sarney por inteiro, tal como é.

Ele resolveu repetir tudo contra o homem que venceu sua filha, seu adversário histórico Jackson Lago. Raro era o dia em que seus meios de comunicação não trouxessem uma notícia caluniosa contra o governador ou contra o governo. Inclusive repetindo a infâmia, como fizeram contra mim, de divulgar declarações de Roseana Sarney dizendo que Jackson estava querendo um acordo, mas ela não julgava oportuno. Jackson Lago um homem sério, com um passado que só lhe engrandece aos olhos de seus conterrâneos, muito educado, mas cometeu o erro de não despachar de pronto a infâmia e ficamos todos esperando a sua reação, para defendê-lo dessa trama ardilosa que só traria prejuízos a sua imagem, como já acontecia.

Recentemente passaram a usar pessoas submissas a eles para tentar ameaçar quem representasse obstáculos aos seus intentos. Primeiro foi o Chiquinho Escórcio, escalado para agredir Lourival Bogéa, do imprescindível Jornal Pequeno. Fato parecido já havia acontecido antes com o deputado Sebastião Madeira. Não deu certo e o tiro saiu pela culatra. Agora é o Ricardo Santos, dono de um excelente e muito acessado Blog, que tem mostrado com competência e seriedade as ações do grupo Sarney, e que vem sendo ameaçado por uma das testemunhas do senador José Sarney no processo contra Jackson. Estão loucos e descontrolados.

Domingo passado, Jackson escolheu o melhor palco para a sua defesa e para esclarecer a opinião pública e, aproveitando a reunião do PDT em congresso nacional com todas as suas lideranças, deu uma resposta à altura da molecagem de que foi vítima. Além de dura, a resposta tocou em um ponto fundamental: de qualificar nacionalmente o grupo Sarney, denunciar o processo inconsistente com que eles querem tira-lo do cargo de governador e dizer que é para sempre a sua oposição a esse grupo que usa de tudo para tentar manter o Maranhão submisso a eles, que representam o atraso e a pobreza que todos queremos ver longe do estado.

Parabéns, governador, conte sempre comigo e com todos aqueles que querem o nosso estado livre para crescer e se desenvolver.

Estamos todos juntos pelo Maranhão!

6 comentários:

Ricardo Santos disse...

Ricardo Santos:


Caro Zé Reinaldo, o Sr. foi o nosso 1º governador a dar o grito de independência contra os traidores do povo maranhense.
No auge de nosso iluminismo, o Brasil viveu os rumores de uma inconfidência, e a nossa liberdade escorregou pelos dedos. Os verdadeiros traidores da pátria, só foram reconhecidos após os grandes marcos com as mudanças no âmbito sócio-cultural, que transformou a forma de pensar de toda Europa e resto do mundo. No Brasil como tudo acontece tardiamente, as revoluções foram reprimidas a mando de uma minoria fascista que achava que eram donos da verdade. E a verdade, hoje, lembramos com homenagem à alguém que pagou com a sua própria vida, por acreditar nos ideais de liberdade. Viva a liberdade, viva Tiradentes!
No Maranhão, os verdadeiros traidores, nós sabemos quem são: Aqueles que agridem e vociferam, inventam e perseguem através de seus veículos de comunicação contra os que têm um ideal de liberdade. Seja livre povo do Maranhão.

Anônimo disse...

TSE muda entendimento sobre eleições diretas em caso de cassação de mandato de prefeito por compra de votos
23 de abril de 2008 - 16h16 Ver Arquivos
Centro de Divulgação da Justiça Eleitoral

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, deferir liminar para suspender as eleições diretas no município de Dirce Reis (SP), contra acórdão do Tribunal Regional Eleitoral paulista (TRE-SP) que determinou a realização de nova eleição direta para os cargos de prefeito e vice-prefeito. De acordo com a decisão, tomada no julgamento do Agravo Regimental na Medida Cautelar (Ag/Rg na MC) 2303, deve permanecer no cargo o presidente da Assembléia Legislativa da cidade.

A decisão muda o entendimento do TSE no sentido de que a eleição deveria ser sempre direta, quando a vacância dos cargos de prefeito e vice decorresse por motivos de natureza estritamente eleitoral, baseados no artigo 41-A da Lei 9504/97 (Lei das Eleições) atingindo a validade dos votos, o que afastaria a possibilidade de aplicação do disposto no parágrafo 1º, do artigo 81, da Constituição Federal.

A Medida Cautelar foi proposta pelos vereadores do município de Dirce Reis, Donizete Pereira da Silva (PL) e Rosa Lizete Cândida de Carvalho (PPS). Eles defendem que a decisão regional contraria o artigo 81 da Constituição Federal que prevê a hipótese de eleição indireta no caso de vacância do chefe do Executivo por causas não eleitorais (falecimento, renúncia, desincompatibilização e cassação pelo Legislativo).

O prefeito e o vice-prefeito eleitos no pleito de 2004, Bento Barbosa de Oliveira Júnior - Dunga (PSDB) e Antônio Emídio de Freitas (PTB), foram cassados por compra de votos, em julgamento realizado em março de 2005 no TRE. Dunga e Freitas foram eleitos com 50,76% dos votos válidos.

Segundo o entendimento do Tribunal paulista, na situação julgada deve ser aplicado o artigo 224 do Código Eleitoral, que dispõe que se a nulidade dos votos atingir mais da metade dos votos deve ser feita nova eleição.

Entendimento

O ministro Caputo Bastos, relator da Medida Cautelar, havia negado seguimento à medida baseado nos recentes julgamentos do TSE, decidindo que a renovação de eleição motivada por causa eleitoral deveria ocorrer de forma direta.

Ao levar ao Plenário o Agravo interposto pelos vereadores, o ministro, no entanto, disse que a questão merece um reexame do Tribunal. Afirmou que a norma do parágrafo 1º, do artigo 81 da Constituição Federal, por simetria, é de observância obrigatória de todos os municípios.

“Ainda que não se entendesse de observância obrigatória e simétrica essa competência para estados e municípios, podemos estar efetivamente criando a possibilidade de cinco mil a tantos municípios passem a editar normas de como vão realizar sua eleições”, sustentou o relator. O ministro disse entender, ainda, que o artigo 81 da Constituição Federal se aplica independentemente da causa de vacância eleitoral ou não.

Citou voto do ministro Sepúlveda Pertence, no julgamento do Agravo de Instrumento 4396 de 2003, quando afirmou que no caso, “a Constituição se ateve, sobretudo, à inconveniência de uma eleição direta para um breve mandato, que pode ser brevíssimo, a ponto de praticamente se confundir com a eleição imediatamente subseqüente do Poder Executivo. Parece-me que o direito comparado comporta essa interpretação”.

O ministro Caputo Bastos ressaltou ainda que a eleição indireta em Dirce Reis foi prevista pelo TRE-SP para o dia 1º de julho deste ano, ou seja, a quatro meses do pleito de 2008. “Em face dessa circunstância, reforça-se o entendimento quanto a necessidade de eleição indireta, considerando que isso evitaria a movimentação da Justiça Eleitoral, além do que, caso realizado, acontecerá na eminência do período das convenções partidárias das eleições de 2008, que ocorrem no período de 10 a 30 de junho”.

Unanimidade

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, também acompanhou o relator. Disse ter ficado vencido anteriormente, quando a matéria foi discutida, “e passamos a entender que a eleição deve ser sempre, sempre direta, em que pesa só se ter, para complementação, menos de dois anos do mandato”.

Também o ministro Marcelo Ribeiro votou com o relator. Disse que sempre entendeu que o artigo 81 da Constituição Federal “traz uma norma que deve ser de observância dos estados e municípios. É uma norma de extrema razoabilidade, onde diz que nos dois últimos anos do mandato, a eleição se faz de forma indireta. Isso não é por um apego às eleições indiretas, que por tanto tempo foram realizadas no Brasil em que, realmente, não são o espírito mais democrático, mas sim para não se movimentar toda a máquina eleitoral, chamar a população a votar, organizar uma eleição, os gastos que se importa, etc. Há eleições que duram dois, três meses, ou seja, uma eleição em julho e outra em pouco tempo”.

O ministro Carlos Ayres Britto, disse ter evoluído no entendimento da questão. Afirmou que em uma Federação, o conceito operacional é aquele que busca uma interpretação federativamente uniforme, “até porque, uma eleição em ano eleitoral é um elemento de perturbação na vida institucional de um município".

Os ministros Joaquim Barbosa, Ari Pargendler e Felix Fischer também votaram com o relator.

Anônimo disse...

DUAS LETRAS, O JORNAL DO OUTRO LADO DA PONTE E OS OVOS DO CORONÉ.......

DIA DO ANIVERÁRIO DO CORONÉ É DIA PUXAR OS SEUS CAÍDOS OVOS, PELO MENOS NO JORNAL DELE E PARA O RESTO DOS QUE AINDA O SEGUEM E É AÍ QUE SURGEM PÉROLAS IMPAGÁVEIS:

1- DUAS LETRAS, O COLUNISTA MOR DO JORNAL DO CORONÉ SÓ FALTOU CANONIZAR O VELHO ODORICO(PARA OS MAIS JOVENS, ODORICO FOI UM CORONÉ IMORTALIZADO NA FICÇÃO, NA PELE DO GRANDE E INESQUECÍVEL PAULO GRACINDO NAS TELAS DA GLOBO), DISSE QUE ELE, PASMÉM, É O MAIS ILUSTRE MARANHENSE DE TODOS TEMPOS, ESQUENCENDO-SE QUE ANTES DELE VEM UMA GRANDE LISTA, SINTETIZADA NOS NOMES QUE SEGUEM ABAIXO, TODOS ELES INFINITAMENTE MAS IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA DO MARANHÃO DO QUE O CORONÉ, APESAR DE TER SIDO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JAMAIS SERÁ, PRINCIPALMENTE QUANDO O ASSUNTO É LITERATURA:

* Gonçalves Dias - poeta e escritor
* Graça Aranha - poeta e escritor
* Catulo da Paixão Cearense - poeta e escritor
* Sousândrade - poeta e escritor
* Bandeira Tribuzi - poeta e escritor
* Humberto de Campos - poeta, escritor, político e jornalista
* João Francisco Lisboa - escritor
* Ferreira Gullar - poeta e escritor
* João Do Vale - poeta do povo, imortalizaado por suas canções e sua poesia nas mas importentes vozes da música brasileira.
* Josué Montello - Poeta, Contista, Romancista e Escritor, foi membro e Presidente da Acabemia Brasileira de Letras

DEPOIS DE LER A PEQUENA LISTA ACIMA CHEGA-SE A CONCLUSÃO DE QUE OU DUAS LETRAS É COMPLETAMENTE MALUCO E ALIEANDO OU É O MAIOR BABA OVO DA HISTÓRIA DO MARANHÃO, OU QUEM SABE ATÉ AS DUAS COISAS AO MESMO TEMPO.

DUAS LETRAS INCONFORMADO EM PUXAR OS CAÍDOS OVOS DO CORONÉ, RESOLVEU TERMINAR A COLUNA EM "GRANDE ESTILO", FAZENDO ODE A SI MESMO, NUM DOS MAS CATEGÓRICOS ARROUBOS DE AROGÂNCIA E PREPOTÊNCIA, DIGNOS SOMENTE DE QUEM CERCA O CORONÉ, QUE ACHA QUE O MARANHÃO É O QUINTAL DELE.

2- A COLUNA POLÍTICA DO JORNAL DO CORONÉ NO AFÃ DE LHE BABAR OS OVOS COMETEU UMA GAFE IMPAGÁVEL, AO AUMMENTAR EM 01 ANO A IDADE DE ADORICO. BABAR DEMAIS DÁ NISSO. RESTA SABER SE ODORICO PUXARÁ OU NÃO AS ORELHAS DO INCOMPETENTE JORNALISTA BABADOR, QUE NEM A IDADE DO CHEFE CONSEGUE ACERTAR.

3- A COLUNA "DA MOÇADA OURIÇADA DA ILHA" IGNOROU COMPLETAMENTE O ANIVERSÁRIO DO CORONÉ, E O COLUNISTA QUE SE CUIDE PORQUE ISTO NAQUELAS BANDAS É FALTA PARA CARTÃO VERMELHO.

E PARA FINALIZAR ADORICO QUE JÁ ERA O MAS VELHACO DOS POLÍTICOS BRASILEIROS QUE MILITAM NO CONGRESSO NACIONAL E ATÉ FORA DELE, PASSA A SER O MAIS VELHO DOS PARLAMENTARES DO BRASIL EM ATIVIDADE, ISTO SEGUNDO A MÍDIA NACIONAL QUE DESCONCIDERA A IDADE DO JÁ OCTAGENÁRO CAFETERIA, QUE PERDE PARA ODORICO NO TEMPO DE CASA, MESMO ESTANDO ESTE AINDA A BEIRAR OS 80 ANOS. SEI NÃO MAS ACHO QUE ODORICO NÃO QUERIA MUITO ESTE TÍTULO, É CAPAZ DELE RESUSCITAR ULYSSES E ACM JUNTOS SÓ PARA NÃO SER CHAMADO DE DECANO POR SEUS PARES, PORQUE NA CABEÇA DE ODORCO ELE É IMORTAL ATÉ FORA DA ABL. SÓ CABEÇA DELE E DE SEUS PUXAS MESMO............

AINDA BEM QUE O MARANHÃO JÁ SE LIVROU DO CORONÉ E LHE DISSE EM ALTO EM BOM SOM, EM SUAS FACES BIGODUDAS:

SARNEY NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

POR ESSA DUAS LETRAS E SEU CORONÉ NÃO ESPERAVAM, PRINCIPALMENTE NO DIA DO ANIVERSARIO DE PANTALEÃO:

O EX PRESIDENTE DA REPÚBLICA FERNANDO HENRIQUE CARDOSO É O ÚNICO BRASILEIRO NA LISTA DOS 100 MAIORES INTELECTUAIS DO MUNDO NA ATUALIDADE, SEGUNDO A REVISTA AMERICANA "PROSPECT", ISTO SIGNIFICA DIZER QUE NÃO PASSA DE PURO DELÍRIO E BABAÇÃO DE OVO DE DUAS LETRAS A BABELA INVENTADA HOJE POR ELE DE QUE O SEN PANTALEÃO É O MAIOR MARANHENSE DE TODOS OS TEMPOS, QUASE CANONIZANDO O CHEFE. QUANTA PRETENÇÃO HEIN DUAS LETRAS.....E PERGUNTAR NÃO OFENDE, NÃO ERA PANTALEÃO QUE ERA UM SUPER, HIPER, MEGA ESCRITOR DUAS LETRAS? SÓ NA TUA TELHA, OU MELHOR DIZENDO NA FALTA DELA....

24/04/2008 - 08h06
FHC entra em lista de 100 maiores intelectuais do mundo
da BBC Brasil

O sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi selecionado como um dos 100 intelectuais públicos mais importantes da atualidade, em uma lista divulgada nesta quinta-feira pela revista americana "Prospect".

A lista é ponto de partida para uma votação em que o público poderá selecionar os cinco nomes que consideram os mais importantes. Com base nos resultados, a revista criará um ranking dos principais intelectuais por ordem de importância.

Segundo a publicação, a escolha dos candidatos foi feita com base em "critérios simples": os intelectuais tinham que estar vivos e ativos na vida pública. Além disso, deveriam demonstrar excelência na sua área de atuação e habilidade em influenciar debates internacionais.

FHC foi o único brasileiro escolhido pela Prospect para integrar a lista dos candidatos. A relação inclui ainda nomes como o lingüista Noam Chomsky, o papa Bento 16, o semiólogo italiano Umberto Eco, o ex-vice-presidente dos EUA e hoje ativista ambiental Al Gore, o filósofo alemão Jürgen Habermas, o ex-presidenciável peruano Mario Vargas Llosa, entre outras personalidades.

Esta não é a primeira vez que a revista "Prospect" faz um ranking dos 100 principais intelectuais. Em 2005, a publicação também abriu a votação para o público. Na ocasião, os cinco eleitos foram Noam Chomsky, Umberto Eco, Richard Dawkins, Václav Havel e Christopher Hitchens.

A votação para a escolha deste ano se encerra no dia 15 de maio. Os resultados estarão disponíveis online a partir de 23 de junho e serão divulgados na edição de julho da revista.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u395156.shtml

Anônimo disse...

Sr. Zé Reinaldo.

SOU SUA ADMIRADORA E ELEITORA. SUA CORAGEM É MOTIVO DE ORGULHO PARAOS MARANHENSES ESCLARECIDOS E INDEPENDENTES. EM FRENTE, EX-GOVERNADOR. MARIANNA

HILTON RAFAEL disse...

Sr Ze Reinaldo

Este momento que nosso Lindo e persistente Estado vive poiticamente, nos desilude totalmente com política, não sabe-se quem está certo, promessas foram feitas e a maioria ou quase nada foi cumprida, você é um homem corajoso de fibra e garra que lutou por um destino melhor para esta Terra, porém seus aliados parecem estar desperdiçando a chance de se libertar totalmente do poder desta disnatia dos semi-deuses maranhenses, é triste, pois eles estão afim de brincar e com essa "gestão" que estamos tendo creio que ninguém sentirá muita falta dos nossos atuais administradores.Gostaria de deixar esta mensagem.Ou coisa muda para melhor parando essa inércia no governo ou daqui a pouco não vai ser preciso mais processo para essa administração ser suplantada.Como maranhense não gostaria de ver o poder ser tomado na marra por uma família que só atrasou esse Estado, porém motivos acho que os atuais administradores oferecem de bandeja para os seus algozes.