quarta-feira, 4 de junho de 2008

A Pré-camapanha e a Justiça Eleitoral

1. Repetindo aqui a imagem usada várias vezes neste Ex-Blog como analogia com uma fotografia de anos atrás. A pré-campanha é o clique que fixa a imagem no celulóide. A campanha é a revelação da foto. Numa campanha sem pré-campanha o eleitor entra com muito menos informação e passa a ser mais facilmente atingido pela demagogia e “mercadopoliticaria”.

2. Nas democracias parlamentares a pré-campanha em tese é todos os dias, pois num regime de gabinete a qualquer momento pode ser dissolvido o parlamento. E num sistema binário ou ternário, já se conhece a qualquer momento, os nomes para primeiro ministro.

3. Nos EUA a pré-campanha é uma instituição de muitas décadas e por vários meses, chamada "primárias". Esse exemplo americano começa a ser seguido em alguns países da America Latina, como Uruguai, Chile e México que consagraram as primárias em lei.

4. No Brasil o TSE e TREs reprimem a pré-campanha e a entendem como campanha fora de época. Esse é um processo crescente e que ganha intensidade. Com isso as informações não chegam ao eleitor e os candidatos de máquinas públicas ou de máquinas privadas como igrejas com meios de comunicação, passam a levar vantagem sobre os demais, especialmente os menos conhecidos.

5. Se naqueles países é assim, muito mais num presidencialismo pluripartidário onde a confusão de informações concentradas -especialmente a partir da entrada da TV- desinformam mais do que informam e formam e transformam as eleições em jogos de máquinas.

6. O TSE, e os TREs, deveriam, logo após as eleições de 2008 (pois já estamos no mês das convenções), rever estes procedimentos e analisar se a repressão que exercem às pré-campanhas não produz o resultado inverso ao que pretendem.

Comentário do Blog: O processo das primárias como adotado nos Estados Unidos me parece muito democrático. Estamos vendo o final delas e a disputa travada pelos democratas é fantástica porque permite a um senador filho de pais imigrantes vencer um grupo muito forte de outra senadora que é esposa de um ex-presidente do país que exerceu o mandato por 8 anos. Se fosse decidido, como aqui, pelos chefões do partido, entre quatro paredes, jamais daria o Obama.

POSTO 9!
A linguagem e os símbolos do Posto 9 em Ipanema, são incompreensíveis para o resto do Brasil e estão prejudicando a imagem do ministro do meio ambiente pelo Brasil a fora e pela grande mídia nacional fora de do Rio.

O BAIXO NÍVEL DA POLÍTICA SUL-AMERICANA! MORALES PRESIDENTE DA BOLÍVIA, CHAMA GARCIA -PRESIDENTE DO PERU- DE GORDO E POUCO ANTI-IMPERIALISTA!
EL PAIS (Evo Morales ve a Alan García “gordo y poco antiimperialista")

Morales recordó que en 1989 asistió en Perú a una conferencia de García, quien entonces era, en su opinión, un “orador de primera, antiimperialista” y, además, estaba “muy flaco”. “Ahora lo veo muy gordo y poco antiimperialista. Es mi preocupación sobre el compañero Alan García”, afirmó en una conferencia en las afueras de la ciudad de La Paz. Comentó también que el presidente peruano “critica” a los Gobiernos de Cuba y Venezuela, dos de los mayores aliados

As três notas são do ex-blog do Cesar Maia

Nenhum comentário: