terça-feira, 10 de junho de 2008

Safra de grãos cresce 8,7% no ano e bate recorde

Produção deve alcançar 143,3 milhões de toneladas ante o do ciclo 2006/07, de 131,8 milhões de toneladas (Jacqueline Farid e Fabíola Salvador, da Agência Estado) BRASÍLIA - O nono levantamento sobre a safra de grãos 2007/08 mostra que a produção deve alcançar recorde histórico de 143,3 milhões de toneladas. O resultado é 8,7% maior que o do ciclo 2006/07, de 131,8 milhões de toneladas, informou nesta segunda-feira, 9, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Também estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a maio de 2008, indica uma produção de 144,3 milhões de toneladas, 1,2% acima da prevista em abril (142,6 milhões de toneladas), e 8,4% superior à obtida em 2007 (133,1 milhões de toneladas).
A soja e o milho seguem como as culturas de maior destaque da safra histórica. Juntas, elas já representam 82,6% da produção total de grãos que. Segundo a Conab, os preços remuneradores dessas commodities no mercado, seguidos das boas condições climáticas nos últimos meses em todo o País e da melhor tecnologia aplicada no campo, são os principais fatores da elevação da produção. Cerca de 90% da safra já foi colhida.

A soja está com colheita de 99% das 59,9 milhões de toneladas previstas. O milho já chega a 65% colhido, do total de 58,4 milhões de toneladas. O arroz, que perdeu em área, mas ganhou em produção, está 95% colhido, em fase final no Rio Grande do Sul, responsável por 60,2% do cultivo nacional, que será de 12,2 milhões de toneladas. Já a produção do feijão total deve atingir 3,5 milhões de toneladas. A segunda safra do produto está em fase de colheita e a terceira terminando o plantio, informam os técnicos da Conab.


COMENTÁRIO DO BLOG: O Brasil está dando enorme contribuição na luta contra a fome e a carestia, produzindo muito mais alimentos do que produzia antes. O Maranhão antes da oligarquia assumir o controle do estado produzia muito mais do que no período sarneysista. O Prof. Lemos da Universidade Federal do Ceará compara a serie estatistica da produção de alimentos no Maranhão, ano a no desde 1940 e salta aos olhos o período de tempo do governo de Roseana Sarney, quando a produção de alimentos caiu a um terço do que era produzido antes. Foram tantos os desatinos cometidos nesse período que até a Secretaria de Agricultura do estado foi extinta. Um crime!

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma do "caridoso" franciscano "democrata"

A foice
Sarney não perde uma

O jornalista Corrêa Neto recebeu, nesta terça-feira, 10, mais uma citação do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá para pagar R$ 29.900,35.
Com isso, Corrêa ultrapassa os R$ 900 mil em dívidas referentes às ações movidas pelo advogado do senador José Sarney (PMDB-AP), nas quais, o jornalista foi condenado pelo TRE.
Corrêa jura que não tem recursos nem bens, nem expostos nem escondidos, como muitos políticos têm.
Vai ficar devendo. Esse é o verdadeiro Sarney.

Publicado ou Escrito por Chico Bruno

Anônimo disse...

MARANHÃO FOI O ESTADO QUE SUPEROU COM MAIOR FOLGA A META DO IDEB - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM 2007

O MARANHÃO FOI O ESTADO QUE CONSEGUIU SUPERAR COM A MAIOR FOLGA A META PARA O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA(IDEB) EM 2007. A NOTA MÉDIA DOS ESTUDANTES MARANHENSES DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL FICOU EM 3,7 PARA UMA META DE 2,9. OU SEJA, O MARANHÃO SUPEROU EM 0,8 PONTOS A MÉDIA EXIGIDA. O MARANHÃO SUPEROU, INCLUSIVE, A META PARA O ANO EXIGIDA PELO IDEB, QUE ERA DE 3,5. UM FEITO E TANTO, QUE SÓ FOI ALCANÇADO GRAÇAS AO BRILHANTE TRABALHO QUE VEM DESENVOLVENDO, DESDE OS TEMPOS DO GOVERNO JOSÉ REINALDO, O SECRETÁRIO LOURENÇO VIEIRA DA SILVA. AGORA, TODOS NÓS JÁ SABEMOS PORQUE A TURMA DO OUTRO LADO DA PONTE QUER TANTO A CABEÇA DE LOURENÇO..........

A SEGUIR A MATÉRIA DA AGÊNCIA ESTADO, DO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO E O LINK DE ACESSO:

Maranhão lidera superação de meta do Ideb

São Paulo - O Maranhão foi o Estado que superou com maior folga a meta para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2007. A nota média dos estudantes maranhenses de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental ficou em 3,7, para uma meta de 2,9 - diferença de 0,8 pontos. Alagoas (com nota 3,3), Mato Grosso do Sul (4,3) e Mato Grosso (4,4) também cumpriram a meta para essa etapa de ensino, com folga de 0,7 pontos. A Bahia teve diferença positiva de 0,6 pontos entre a nota média (3,4) e a meta (2,8). O índice varia em uma escala de zero a dez.
Ao todo, 15 Estados e o Distrito Federal atingiram ou superaram as metas nos ensinos Fundamental e Médio. Onze Estados ficaram abaixo do esperado em pelo menos uma das etapas de ensino. Sergipe, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Goiás, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte não cumpriram as metas para o Ensino Médio. O Pará ficou abaixo da meta ainda de 5ª a 8ª série do Fundamental.
"O resultado ruim no Ensino Médio é um alerta", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad. "Sabíamos que ensino médio era um grande desafio. Embora o Brasil tenha cumprido a meta na média geral, temos de nos concentrar nessa etapa", disse, em entrevista coletiva em Brasília, transmitida ao vivo pela internet. Em nível nacional, a nota média para essa etapa de ensino foi de 3,5 pontos, o que supera a meta para o ano, de 3,4.
Destaques
As notas mais altas no Ideb, que variam de zero a dez, foram atingidas por estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental. Distrito Federal e Paraná tiveram a média mais alta do País, com 5 pontos e superação da meta de 2007. São Paulo e Santa Catarina também tiveram destaque, ambos com nota média de 4,9 e pontos acima da meta. Minas Gerais cumpriu o esperado para o ano, com 4,7 pontos. Em nota à imprensa, a secretária da Educação de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro, comemorou o resultado. "Isso mostra que o Estado está no caminho certo", avaliou. "As metas estabelecidas foram superadas, mas queremos mais." (Carolina Freitas)

http://www.agenciaestado.com.br/institucional/ultimas/2008/jun/11/2718.htm

PARABÉNS GOVERNADOR, ESSA VITÓRIA TAMBÉM É SUA!

SEUJOCA.BLOGSPOT.COM