segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Senador Chega Vestido de Maracatu em Posse de Ministro no Ceará

Agência SobralNews: Fortaleza - Uma cerimônia que tinha tudo para transcorrer num clima de sobriedade, desde a escolha do local – um vetusto auditório do Palácio da Luz, antiga sede do Governo, à presença de ilustres convidados, incluindo mais de uma dezena de Ministros do STJ, a posse do Ministro César Rocha na cadeira 22 da Academia Cearense de Letras por pouco não se transmudou num acontecimento bizarro quando, chamado para compor a mesa, o Senador José Sarney, do PMDB do Amapá, saindo de uma porta lateral ao palco apareceu vestido numa farda verde-oliva e com uns bordados reluzentes no peito.

Os risos sufocados como num rastilho se alastraram no auditório ao mesmo tempo em que uma mesma pergunta se resumia numa unanimidade – que roupa era aquela? “De um general russo”, apostou Nonato Girão, um historiador do Pirambú.

“Deve ser de bumba-meu-boi”, arriscou Cícero de Menezes, revendedor de automóveis usados, retirando em seguida a suposição com um argumento definitivo de que “no Amapá não deve ter boi daquele jeito”.

O Deputado Ciro Gomes, pré candidato do PSB à Presidência da República, sentado na penúltima fila de cadeiras, ainda tentou disfarçar o riso com uma pigarreada, não agüentou e saiu fingindo que ia fumar um cigarro lá fora. Os Ministros do Superior Tribunal de Justiça, todos juntos num mesmo reservado de poltronas à esquerda do palco, comunicavam-se entre si com piscadelas nos olhares.

Como se não percebesse que aquela alegria repentina e simultânea, para não dizer gozação, era por sua causa, o Senador amapaense manteve-se ora carrancudo, ora querendo mostrar descontração, até que terminados os discursos, e só foram dois pela tradição, o do acadêmico que chega e o do que fala em nome da Casa, logo mais que depressa foi encerrada a sessão.

A cena mais engraçada aconteceria, minutos depois, na rampa do hotel Cesar Park, na Praia de Iracema, entre turistas em roupas descontraídas, motoristas em roupa esporte e os funcionários do hotel uniformizados, eis que pára na porta um carro preto blindado e do banco traseiro sai a figura de verde-oliva cheia de bordados dourados.

No lobby do hotel as pessoas achavam graça querendo adivinhar e achando o rosto da pessoa algo parecido com o de um ex Presidente da República. “É ele, sim”, garantiu um recepcionista. “Duvido, deve ser um desses portugueses exóticos que aparecem por aqui”.

Coube a Diógenes Benevides, conhecido como Gilberto Freire da Aldeota, decifrar o enigma em definitivo, dando o mote para a gaiatice que iria dominar as conversas no jantar que se seguiu, em Messejana, em homenagem ao Ministro Cesar Rocha. “O general russo é ele mesmo, o Sarney. E aquela roupa não tem nada a ver com exército russo coisa nenhuma. A roupa é de maracatu, é da alta hierarquia do maracatu”.

Restou ainda a pergunta se o Senador do Amapá continuar aparecendo em solenidades com roupas excêntricas não vai sofrer representação na Comissão de Ética por falta de decoro.

2 comentários:

Ricardo Santos disse...

Ricardo Santos:


Noossa!!! Posso imaginar o frisson, causado pelo “elegante” senador, aos presentes na solenidade... Alguns se perguntando é um pássaro???? outros: um avião??? Não... é ele???aquele... psiuu!!!

Anônimo disse...

A QUE PONTO CHEGOU O VELHO SARNEY,AGORA SE FANTASIA ATÉ DE MARACATU,ACHO QUE A DEROTA NO MARANHÃO E O PROCESSO FAJUTO DE CASSAÇÃO DO GOVERNADOR JACKSON LAGO O DEIXARAM DESNORTEADO.