sexta-feira, 20 de março de 2009

Após denúncia, Sarney pede que diretores do Senado coloquem cargos à disposição

Reinaldo Azevedo: Na Folha Online. Comento em seguida: O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pediu hoje que os 131 diretores da Casa Legislativa coloquem os cargos à disposição depois da série de denúncias que atingiram a instituição. Sarney pediu ao primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), para comunicar os diretores da instituição sobre a sua decisão.

Oficialmente, assessores de Sarney afirmam que a medida pretende facilitar mudanças administrativas que serão anunciadas pelo parlamentar para o Senado. Sarney já enviou e-mails para servidores da Casa prevenindo sobre alterações na estrutura do Senado que estariam sendo elaboradas por técnicos da instituição.

Nos bastidores, porém, o afastamento dos diretores está vinculado à onda de denúncias que atingem o Senado desde que Sarney assumiu o cargo, no início de fevereiro. Nesse período, dois diretores da Casa pediram exoneração após denúncias de envolvimento em irregularidades. Há duas semanas, Agaciel Maia, então diretor-geral do Senado, deixou o cargo após a Folha revelar que ele não registrou em cartório uma casa avaliada em R$ 5 milhões.

Na semana passada, o diretor de Recursos Humanos do Senado, José Carlos Zoghbi, pediu exoneração depois de ser acusado de ceder um apartamento funcional para parentes que não trabalhavam no Congresso.

Reportagem da Folha também mostrou que mais de 3.000 funcionários da Casa receberam horas extras durante o recesso parlamentar de janeiro. O Ministério Público Federal cobrou hoje explicações de Sarney sobre o pagamento das horas extras trabalhadas no recesso.

Ontem, a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), filha do presidente da Casa, foi acusada de usar passagens aéreas do Senado para transportar amigos e parentes do Maranhão para Brasília. O grupo teria se hospedado na residência oficial do Senado, embora o parlamentar não esteja ocupando o local desde que assumiu a presidência.

Reportagem do jornal "O Globo" também mostrou que familiares de servidores da Casa estariam empregados em empresas que prestam serviços terceirizados ao Legislativo. Pelo menos três diretores da Casa e duas empresas estariam envolvidos no esquema. Uma das empresas, a Aval, tem como responsável José Carvalho de Araújo --empresário que foi preso pela Polícia Federal na Operação Mão-de-Obra, acusado de fraudes em licitações do Senado.

Segundo a reportagem, estima-se que 90% dos servidores que trabalham em empresas terceirizadas do Senado têm parentesco com funcionários do Senado.

Comento: Comentário rápido. Há 81 senadores e 131 "diretores". Dá um 1,6 diretor por Senador. É, parece bom...

Por Reinaldo Azevedo

Comentário do Blog: É uma caixa preta lotada de escândalos para todos os lados, o que sucessivas administrações de Sarney e Renan montaram no Senado. Onde estavam o TCU, as Corregedorias e outros órgãos de controle, que assistiram toda essa montagem calados? Agora, um Sarney muito assustado com a divulgação de seguidos escândalos, vai tentar se passar pelo homem que vai consertar tudo. Mas nem uma palavra pelo uso da Casa da Presidência do Senado, que virou hotel de companheiros de carteado de Roseana, muito menos pelo uso de passagens da mesma instituição para os jogadores viajarem para essa importante missão de interesse nacional.
Bem, o fato de haver 131 diretores do Senado para 81 senadores, ou 1,6 diretor por senador merece um registro no livro de recordes. Deve ser por isso que ainda não conseguiram votar nada neste ano. É um escândalo!

Um comentário:

Ricardo Santos disse...

BUENO, ESSE LAMAÇAL TODO LULA NÃO VÊ, A ALTA CÚPULA DO STE, O ZERUS GRAU NEM SONHA, O MINISTRO AIRES BRITO, ENTÃO, NEM AÍ...
MAS CASSANDO O GOVERNADOR DO MARANHAO, SERVIRÁ DE EXEMPLO PARA A MORALIDADE, PARA O BEM E TODOS E FELICIDADE GERAL... ME BELISQUEM PRECISO ACORDAR DESSE PESADELO.