quarta-feira, 25 de março de 2009

A Ponte da Liberdade

Na sexta-feira passada o governador Jackson Lago inaugurou a Ponte da Liberdade, maior obra já construída pelo governo estadual com recursos próprios, em toda a história do estado. Com mais de 1.000 metros de extensão, sobre o Rio Tocantins, a obra liga o Maranhão ao estado vizinho de mesmo nome.

Essa ponte vai dar ensejo à consolidação de Imperatriz como a cidade pólo de uma vasta região do interior do Brasil, que engloba Maranhão, Pará e Tocantins. Com grande importância regional, a ponte vai ainda trazer desenvolvimento, empregos e vai virar símbolo da região.

O povo feliz acorreu em massa e o governador Jackson, vítima de uma trama da família Sarney, um golpe de estado jurídico, como bem classificou o Ministro Resek, fez um discurso empolgante e duro.

A ponte poderia ter se chamado Ponte do Renascimento, pois é isso que está acontecendo com a Região Tocantina. É claro, já que em 2002, quando Roseana Sarney deixava o governo, ali só se ouvia falar em separação do restante do estado, tão revoltados que estavam com o desprezo e descaso com que o governo da época tratava a região.

Não bastasse o renascimento de uma região, a ponte pode muito bem representar o renascimento de todo um estado, que encontrou encontrado a si mesmo desde que rompi com o grupo Sarney, e, em seguida, com a eleição de Jackson, e a conseqüente derrota daquele grupo em 2006. O estado ressurgiu, encontrou a liberdade, se uniu, e começou a corrigir 40 anos de governos inconseqüentes e irresponsáveis que levaram o estado a ser classificado pelo IBGE em 2002 como o pior dos estados brasileiros: o mais pobre e mais atrasado de todos.

A obra começou a ser decidida em 2004, pois cansei de ouvir do ex-governador do Tocantins, Siqueira Campos, que desde 2002 azucrinava e provocava a governadora da época, Roseana, desafiando-a a construir essa obra, meio a meio, com ele. E ela nada respondia, pois jamais passou pela sua cabeça fazer obras grandes na região.

Tive muito trabalho para sanear financeiramente o estado e quando propus a construção da ponte, o governador de Tocantins, Marcelo Miranda, me disse que não poderia participar financeiramente da obra. Faria apenas o asfaltamento das estradas que integravam a ponte ao sistema viário do seu estado. Mesmo assim, resolvi enfrentar o desafio, mesmo sabendo que Lula, para não desagradar Sarney, também não ajudaria.

Contudo, não foi tão fácil. Era um desafio de mais de R$ 100 milhões, gigantesco para um estado pobre como o nosso. Além disso, o IBAMA atrasou as licenças da obra durante dois anos, até o início de 2006. Recebi, nesse momento, ajuda inestimável da Deputada Federal Terezinha Fernandes, do PT, que muito me auxiliou nessa luta contra a burocracia. E finalmente iniciamos a obra.

O resultado da eleição de 2006, em que o povo da região votou maciçamente em Jackson, mostrou que apoiavam o que tínhamos feito, além de expor claramente a rejeição a Roseana Sarney, que durante seu governo de quase oito anos, nada fez por eles.

Jackson a tudo enfrentou para prosseguir com a obra. Procurou ajuda do governo federal, mas o bloqueio Sarneysista impediu qualquer ajuda. Uma obra muito mais importante do que as do badalado PAC, ligando dois estados pobres e nenhum gesto do governo federal... Os custos foram todos arcados pelo Maranhão.

A obra ficou linda. É um projeto ousado e moderno. Um verdadeiro símbolo de uma luta contra o atraso, contra a oligarquia e contra o clã Sarney. É impressionante a coragem que eles têm de afrontar o povo do Maranhão desrespeitando o voto e a decisão pessoal de cada um que não quis que voltassem ao governo.

Hoje, o que vemos diariamente na imprensa é a exposição de grandes mazelas, irresponsabilidades e mal feitos no Senado. E agora a descoberta de que as passagens que a instituição disponibiliza aos senadores, pagas pelo povo brasileiro, servem para levar amigos da senadora Roseana Sarney a Brasília nos fins de semana. E mais: com hospedagem franqueada impropriamente na residência oficial da Presidência do Senado, atualmente desocupada, mas que conta com toda a estrutura de empregados e custos, bancada por nós. E esse era só mais um escândalo...

Não bastasse tudo isso, agora se descobre que existem 181 Diretores no Senado. Com títulos e funções que, por si só, já são um disparate. Como são 81 senadores, temos dois diretores para cada senador. Um vexame!

Em um local desses, administrado dessa maneira, imaginem o desperdício de dinheiro, os desvios, o mau uso do dinheiro público! O orçamento do Senado, assim, tem que ser muito grande. Para comparar, é da mesma grandeza do que o do estado do Maranhão – cerca 6 bilhões de reais.

Entre esses 181 diretores, Roseana, rainha do patrimonialismo brasileiro, não podia ficar de fora. O jornal O Globo denunciou que a assessora de imprensa da senadora também é uma das Diretoras do Senado e sabem para aonde suas ligações vão? Acertou quem falou que são para o gabinete de Roseana...

Meu Deus, não tem jeito!

Agora pensem comigo: se em plena capital da república, onde são mais vigiados, fazem essas loucuras, imaginem o que essas pessoas, treinados que são em não respeitar a vontade do povo, aprontarão por aqui?

O Maranhão não agüenta Roseana de novo. O povo não quis e agora tentam ‘o tapetão’ dos Tribunais, para fazer dobrar e humilhar o povo maranhense. Tentam se vingar da derrota que os humilhou perante o Brasil...

Não estão agredindo Jackson Lago, mas sim a todo o povo do Maranhão.

Pagarão com a rejeição dos maranhenses.

Viva a Ponte da Liberdade!

5 comentários:

Antonio disse...

O engraçado são as fotos, nos Jornais e blogs da Mirante ninguém vê esse tanto de gente...Espero que o troco venha mais uma vez em 2010, com quem quer que se seja o canditado...

Anônimo disse...

Meu Voto Arma ou Intrumento..?

Sempre votei com serenidade, sempre votei por acreditar que o meu voto era uma arma contra a corrupção e a ganância de um grupo de desumanos e mesquinhos desalmados que só pensam em dinheiro e poder.A tristeza que sinto em ver um sonho chegar ao fim é muito duída .Entendi que meu voto não vale nada, entendi que meu voto é apenas um istrumento dos grandes que estão no poder, que compram autoridades,ignoram leis, mandam e desmandam, fazendo dos cargos publicos verdadeiras maquinas opressoras de um povo sofrido.Ainda não perdi as esperanças, ainda acredito que possa ter um grito a ser soado ao ouvidos da justíça para que não
venha dar maus exemplos às gerações futuras...que nosso povo não cruze os braços que nosso povo lutem até os ultímos recursos,para que nossos sonhos não venha ser destroidos por um grupo de famintos que só pensam em vingança.

Anônimo disse...

Caro amigo do povo José Reinaldo; meu nome é Marcio e hoje graças a Deus tenho um curso superior e já estou cursando a pós graduação e tenho uma imensa vontade de um dia nós acabarmos de vez com toda metastase que pode se irradiar da triste familia di coronel de curupu que cada dia que passa esta se afudando em escanda-los e falcatruas; isto é uma vergonha para a população maranhense. pois Sarney pensou que o senado era o aranhão onde sua falcatruas eram todas acobertadas, só que dessa vez ele se enganou, pois tem al que vem para o bem e ele sendo presidente do senado o povo brasileiro vai ver que a raça dessa familia não vale nada. Nós maranhenses não iremos aceitar essa cassação e vamos lutar até o fim para que a Senadora Roseana não volte á assumir o nosso governo pois estamos com o Dr. Jackson e não tem mal que dure para sempre e acreditando neste pesamento eu venho lhe pedir que faça o que estiver ao seu alcançe para nos ajudarmos a destruir esse mal que tenta novamente se diseminar em nosso estado. já somos livres; ja temos liberdade! ja temos ensino médio em todos os municipios do maranhão; temos mas de 50% de prefeitos do nosso lado; estamos com as maiores cidades do Maranhão; temos a maioria de deputados na assembleia a nosso favor e o principal temos Deus do nosso lado, pois que ajuda os pobres, quem tenta melhorar a qualidade de vida do próximo a Deus está fazendo e Ele sempre do nosso lado estará. viva o Maranhão! viva a Democracia! viva todos os maranhenses que votaram no Dr. Jackson! Viva o Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabêns Dr. José Reinaldo pela sua coragem e determinação, pois vc é uma peça fudamental para libertação do Maranhão!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Estive na ponte, eu constatei que de uma vez por todas. A Roseana Sarney aqui em imperatriz e na regiao nao ganha mais nem pra ser suplente que dira uma vereadoa. Taí as fotos que podem comprovar a força do povo e determinação de um governador operante. Salve! Salve! Dr. Jackson, parabéns josé Reinaldo por ter moral para puxa o 1º fio do tapete voador do grupo sarney. Deus abençoe nosso estado.

Anônimo disse...

Estive na ponte, eu constatei que de uma vez por todas. A Roseana Sarney aqui em imperatriz e na regiao nao ganha mais nem pra ser suplente que dira uma vereadoa. Taí as fotos que podem comprovar a força do povo e determinação de um governador operante. Salve! Salve! Dr. Jackson, parabéns josé Reinaldo por ter moral para puxa o 1º fio do tapete voador do grupo sarney. Deus abençoe nosso estado.