sábado, 9 de maio de 2009

Sopa de Miúdos

Folha: A farra das passagens aéreas provocou tal escândalo que o presidente da Câmara foi obrigado a limitar seu uso ao próprio parlamentar e seus assessores. A reação dos deputados foi imediata.
Um deles teve o descaramento de afirmar que não estava no Congresso por seu bel prazer, mas para servir à nação, a um custo que, acrescento eu, só de grana viva, vai a mais de R$ 60 mil, sem falar do resto. Outro cara-de-pau afirmou que queriam separá-lo da esposa, acabar com seu casamento, já que a proibiam de ir encontrá-lo em Brasília. A hipótese de ele pagar a passagem dela está excluída, uma vez que, na sua opinião, "a família faz parte do mandato".


Nunca vi marido tão apegado à esposa, já que não pode ficar sem ela nos três únicos dias da semana que passa em Brasília. Esse é o tipo de gente que está nos representando. A reação dos eleitores os fez voltar atrás. "Me entenderam mal", disse um deles, com o mesmo despudor.

A atitude das pessoas que se opuseram à medida tomada pelo governo do Rio para definir os limites das favelas com a construção de muros me parece mais fruto de preconceito do que outra coisa.


Aludiram todos ao Muro de Berlim, numa forçação de barra que deveria constrangê-los. Parece até que foram os comunistas que inventaram o muro. Na casa onde morei, em São Luís, com meus pais e irmãos, nos anos 50, havia um muro, sabiam? E também havia em todas as casas da vizinhança. É uma tática manjada demonizar as coisas para desacreditá-las. Lembro-me de um prefeito que, faz uns 30 anos, decidiu cercar as praças do Rio com grades. Imediatamente os defensores da liberdade sem limites vieram a público criticá-lo. Como não puderam lançar contra ele as "grades de Berlim", alegaram que estava atentando contra o direito de ir e vir dos cidadãos. A verdade é que praças como a Sezerdelo Correa, aqui em Copacabana, haviam se tornado valhacoutos de mendigos, que ali faziam suas necessidades, e de pivetes, que cheiravam cola e assaltavam as pessoas. Pois bem, o prefeito não deu ouvido às críticas e cercou as praças, que assim continuam até hoje, para a felicidade dos cariocas. A praça Serzedelo Correa, como a praça do Lido hoje são lugares aprazíveis, onde as crianças brincam e os aposentados jogam dominó e batem papo.

A brasileira Bruna Bianchi Ribeiro era casada com o norte-americano David Goldman. Moravam nos Estados Unidos e tiveram um filho. O garoto tinha 4 anos, quando Bruna disse ao marido que viria com o filho passar férias no Brasil e, aqui chegando, telefonou para ele dando por acabado o casamento e dizendo que o filho ficaria com ela. Isso, sem dúvida, caracteriza sequestro. Pouco depois Bruna morreu e seus pais, junto com o novo marido dela, negaram-se a devolver o menino ao pai biológico. O advogado da família chegou a afirmar que, se o menino, por força da Justiça, for entregue ao pai, será repetir o que fez Vargas, entregando Olga Benário aos nazistas. Afirma isso e nem corado fica.

A propósito do bate-boca entre o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa, o presidente Lula declarou: "Isso é natural. É que nem futebol, onde se briga a toda hora. Se fosse por isso, o futebol já tinha acabado". É uma observação de raro brilhantismo. Imagino em que pobreza não ficará a vida intelectual brasileira depois do Lula!

Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, afirmou que não há homossexuais em seu país e por isso o governo iraniano não tem de legislar a respeito. Nunca houve ou não há mais? Fala sério, Ahmadinejad!

E por falar nele, o discurso que fez, no encontro da ONU para discutir o racismo, provocou a reação das delegações dos países europeus, que se retiraram do recinto. O ministro brasileiro da Igualdade Racial não tugiu nem mugiu, ficou quieto, atitude coerente com a do seu governo, que não costuma apoiar os brancos de olhos azuis, mesmo quando têm razão. Já no Brasil, informado da opinião de Lula, aderiu ao protesto.

O país inteiro ficou surpreso quando Dilma Rousseff, em entrevista coletiva, fingindo naturalidade, comunicou à nação que estava com câncer. Nunca vira, até então, uma pessoa expor publicamente doença tão grave, que todos procuram ocultar. E logo deduzi: foi Lula quem a mandou fazer isso para salvar a candidatura à Presidência da República, o que logo se confirmou. A que ponto chegam as pessoas por ambição política! O Brasil vai mal. Confio que Dilma sairá dessa; quanto à candidatura, depois disso, não sei.

Texto de Ferreira Gullar para a Folha de São Paulo

Um comentário:

trintajunior2bol.com.br disse...

CARO AMIGO ´ZÉ REINALDOM MAU QUASE CHARÁ. SOU SEU ANÔNIMO FÃ, E TENTO IMITAR-TE NA HONESTIDADE, SONHOS E REVOLUÇÕES, ALÉM É CLARO DE CORAGEM DE LUTAR PELOS PRÓXIMOS.
SOU AMIGO DE UM AMIGO SEU, TENTEI LHE CONHECER, MAS, INFELIZMENTE, APESAR DE SER UM HOMEM QUE ATÉ JÁ PERDI AMIZADES POR VOCÊ, MAS, NUCA ME ARREPENDÍ. SEI QUE MUITOS CONSELHOS DEU A AO JÁCKSON, INFELIZMENTE ELE É UM CABEÇA DURA. VOU SEMPRE COMENTAR NO SEU BLOG, POIS, SÓ AGORA QUE DESCOBRI. SOU JÓVEM, MAS, FREQUENTO A RODA DE BATE PAPO DO SHOPING SÃO LUÍS, NO CAFÉ DO PÃO DE QUEIJO, MUITOS BAÕES DO OLIGARQUIA ESTÃO LÁ, MAS, SOMENTE EU E O CELSO ROCHA SEU AMIGO, É QUE TE DEFENDEMOS. CONTUNUE ASSIM. SOU MUITO, MAS, MUITO PARECIDO COM O SENHOR, PRINCIPALMENTE PELO AMOR ACAUSA PÚBLICA, MESMO COM O RISCO DA VIDA. SOU CAPITÃO TRINTA JUNIOR DA PMMA, SOU MUITO CONHECIDO NO INTERIOR E CAPITAL, POR SER UM HOMEM DAS RUAS, GOSTAR DE AJUDAR O PRÓXIMO, COM AMOR DEDICAÇÃO. ACHO QUE PESSOAS COMO NÓS E OUTROS, NÃO VIEMOS A ESTE MUNDO PARA SER SERVIDO, MAS, PARA SERVIR, GOSTO MAIS DE AJUDAR QUE SER AJUDADO, VEJO ISSO NO SENHOR. CASO QUEIRA SABER SOBRE MIM, PERGUNTE AO SEU AJUDANTE DE ÓRDEM, ALIÁS, ESSE CAPITÃO SANTANA, É UM HOMEM DE UM BOM CARATER TAMBÉM, É, AS COISAS BOAS SE ENCONTRAM, ASSIM COMO AS RUINS. ELE É DA MINHA TURMA DE OFICIAIS SA PMMA. VOU COLOCAR SER LINK NO MEU BLOGUE, CASO QUEIRA, COLOQUE O MEU, NA SUA LISTA DE BLOGS AMIGOS. UM GRANDE ABRAÇO, ESPERO POR SUA RESPOSTA. QUE DEUS LHE ILUMINE, NÃO PERDEMOS, DEUS ESTÁ APENAS LIMPANDO O MARANHÃO. PRESTE BEM ATENÇÃO NESSA PROFECIA:

JACKSON PERDEU, NÃO POR CAUSA DOS CONVÊNIOS, MESMO ERRADOS FOI EM ESTADO DE NECESSIDADE, FOI SIM, POR TER DEIXADO DEUS DE LADO, MUITO HUMILHOU E DEIXOU O AZIS E ADERSON HUMILHAR DO PASTOER PORTO, HOMEM SIMPLES E HONESTO. NESSE ÚLTIMO MOVIMENTO PAREDISTA QUE FIZEMOS NO CLUBE DOS OFICIAIS, DIGA-SE DE PASSAGEM, SOMENTE FICOU ATÉ O FIM TRÊS OFICIAIS, ENTRE OS QUAIS, ESTE QUE VOS ESCREVE, O PASTOR SEMPRE ESTEVE DO NOSSO LADO. ESSE GOVERNO QUE AÍU ESTÁ, VAI ACONTECER O MESMO, COMO DIZ O DIZER POPULAR, E A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS, O QUE É DO POVO VAI VOLTAR PARA O POVO, ENTÃO ELA DEVE FEZER UM BOM GOVERNO (DEVOLVENDO AO POVO O QUE TIRARAM) E, VAI HAVER UMA BRIGA COM O LOBÃO FILHO, ELA E A NICE,AÍ COMPANHEIRO, VAI RACHAR O GRUPO, DEVE ENTRA EM SENA, NÃO MAIS O FALIDO PDT DE JÁCKSON, MAS, SE UNIRÃO APENAS O FLÁVIO DINO, BIRA E ROBERTO ROCHA, E DEVE SER APOIADO POR VOCÊ, QUE FOI O ÚNICO QUE DERROTOU SARNEY (2006). O POVO, MESMO OS ELEITORES DE ROSIANA (OS QUE SEM OS CONVÊNIOS, NÃO VOTARIAM NO JÁCKSON), COM ESSA CASSAÇÃO, FICARM COM NÁUSEA DELA. AÍ É QUE ELES NÃO VÃO SE ELEGER EM 2010, OU SE SE ELEGEREM, COM FRAUDES, VÃO PAGAR COM A MNESMA MOEDA QUE IMPUSERAM AO JACKSON, CASSAÇÃO. EU SOU AQUELE ANÔNIMO QUE UM DIA COM O PROFESSOR TEXEIRA DO SNI, PEDI QUE TE DESSE UM PESQUISA, NA QUAL A IRIA HAVER SEGUNDO TURNO NAS ELEIÇÕES PASSADAS, MAS ACHO QUE TEXEIRA ME ENGANOU, LEVOU COMO SENDO DELE, PARA FAZER MÉDIA, E ME DISSE QUE O SENHOR NÃO PODERIA ME RECEBER NAQUELE DIA NO SÃO MARCOS. PELOMENOS FOI O QUE ELE ME DISSE.

MEU BLOG É (www.capitaotrinta.blogspot.com; www.segurancaprotetiva.blogspot.com) e nosso e-mail é (trintajunior@bol.com.br)

um grande abraço

REINALDO TRINTA