segunda-feira, 8 de junho de 2009

O ministro insensato, o sino sumido e a Constituição violentada

Em outubro de 2003, o Brasil foi confrontado com um crime que, praticado 15 anos antes pelo deputado constituinte Nelson Jobim, assumiu dimensões bem mais perturbadoras ao ser revelado por um Nelson Jobim já vestindo a toga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Com a naturalidade de quem explica por que prefere chimarrão a café, o ex-parlamentar do PMDB gaúcho confessou ter infiltrado na Constituição de 1988, cujo texto definitivo lhe coube redigir, dois artigos que não haviam sido votados, muito menos discutidos no plenário.

Se o país tivesse juízo, a reação indignada obrigaria Jobim a devolver a toga, identificar os textos contrabandeados (para que fossem prontamente expurgados), pedir perdão ao povo em geral e a seus eleitores em particular, voltar aos Rio Grande do Sul e ali ficar à espera da intimação para explicar-se no tribunal. Se o Brasil fosse sensato, milhões de cidadãos ultrajados estariam tentando entender como pôde quem faz uma coisa dessas ter virado ministro da Justiça e depois ministro da corte incumbida de decidir o que é ou não é constitucional. Como o país não tem juízo e raramente é sensato, fez de conta que Jobim continuava, na terceira idade, tão brincalhão quanto o estudante de direito que fez parte do grupo que furtou o sino da faculdade e, em vez de devolver o símbolo da instituição, transformou-o em troféu de uma confraria de marmanjos. Nações com hímen complacente não gritam nem quando a Constituição é afrontada. Três dias depois da revelação, o réu confesso voltou espontaneamente ao tema para garantir que não agira sozinho. As infiltrações ilegais, alegou, foram encomendadas pelo deputado Ulysses Guimarães, presidente da Assembléia Nacional Constituinte morto no começo dos anos 90. Ulysses não viveu para confirmar ou desmentir a versão que o reduz a mandante do crime de falsificação de documento público. Por se achar muito brincalhão, ele costuma tratar coisas sérias com a leviandade do garotão que ajudou a fundar a Ordem do Sino. Brinca de general, almirante, brigadeiro, até já incorporou o herói de araque Jobim das Selvas para duelar com a sucuri. Era previsível que acabasse brincando com o que mata, fere, espanta, dói, atormenta, traumatiza. Um acidente aéreo apavorante, por exemplo.

Link original (Coluna do Augusto Nunes - Revista Veja)

Um comentário:

A Velha Debaixo da Cama disse...

BOM DIA SR. JOSÉ REINALDO E TODOS OS SEUS LEITORES.

APROVEITO SEU ESPAÇO PARA DIVULGAR MEU BLOG, “O MARANHÃO TEM DONO… O MARANHÃO É DO POVO…” CUJO LINK É http://avelhadebaixodacama.blogspot.com/

CONTO COM A CONTRIBUIÇÃO DE TODOS!

A VELHA TAMBÉM ESTÁ NO ORKUT http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4250415467824152264

TEM COMUNIDADE http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=90682445

E TAMBÉM ESTÁ NO TWITTER http://twitter.com/avelhatadeolho

BEM, ESTOU USANDO TODOS OS MEIOS DISPONÍVEIS PARA DISCUTIR… AGORA SÓ FALTA A CONTRIBUIÇÃO DE CADA UM PARA QUE ESSA FERRAMENTA DÊ CERTO!

OBRIGADA PELO ESPAÇO SEMPRE CONCEDIDO!!!