quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Gabrielli dá Banho de Água Fria

Nos primeiros anos do meu governo, preparamos competente projeto de uma refinaria, que na sua concepção, tornava quase natural, quase obrigatória a sua construção no Maranhão. Planejada para o distrito industrial do porto do Itaquí em São Luis, ela beneficiaria 150 mil barris/dia e substituiria a importação de óleo diesel que é regularmente feita pelo porto e em seguida distribuído para vários estados vizinhos. O óleo é retirado dos grandes navios no Itaqui e segue para o destino final, por navios menores, vagões de trem e caminhões-tanques. A refinaria se encaixava perfeitamente ao nosso cenário e seria rentável, pois o mercado já existia e era cativo do porto.

Concebida antes do rompimento com a família Sarney, fiz uma exposição sobre sua implantação ao todo-poderoso Ministro Chefe da Casa Civil, José Dirceu, na residência oficial do presidente do Senado. O então Ministro se disse impressionado com a viabilidade do projeto e prometeu ajudar.

Pouco tempo depois veio o rompimento com os Sarney, e o governo federal virou as costas para o projeto. Isto ocorreu principalmente depois que Lula não conseguiu que eu capitulasse ao Sarney, em apelo que fez no seu gabinete. Naquele momento a União fechou as portas para o Maranhão.

Agora, com a ascensão de Edson Lobão ao Ministério de Minas Energia, o processo renasce, turbinado, gigantesco, classificada como Premium e custando estratosféricos 20 bilhões de dólares. É a era Pré-Sal do Brasil Grande. A Petrobras foi sempre reticente sobre a obra, mas o ministro não parava de anunciá-la. Os atos se repetiam e só a assinatura da desapropriação do terreno teve umas três solenidades no palácio dos Leões. Algumas delas ainda com Jackson Lago no governo.

O experiente engenheiro Lobato, que participou da construção de Camaçari, e do Pólo de Sal-Gema de Alagoas, além de outros empreendimentos na área do refino e da petroquímica, escreveu um competente trabalho, publicado pelo Jornal Pequeno, relatando um rosário de dúvidas, e pedindo para ver a planta da refinaria, pois a página eletrônica da Petrobrás carecia de referencias firmes ao projeto. Além disso, como São Tomé, o engenheiro queria ver o cronograma de execução da obra. Por isso, quase cai o céu sobre sua cabeça. Segundo os jornais da oligarquia, ele não passava de um “lesa-pátria” e estava contra os interesses do estado!

No meu governo, participei ativamente da elaboração dos estudos, projetos e plantas da siderúrgica da Bao Steel, viajando até a China para a assinatura dos atos de contratação dos estudos ambientais e da planta siderúrgica, da definição dos equipamentos para encomendas de fabricação ((já que eles não existem na “prateleira”e precisam ser especificados e encomendados com grande antecedência). Procedi também a prospecção de projetos de financiamento internacional tal o montante de dinheiro requerido. Para isso era necessário fazer uma licitação para escolha de uma entidade financeira para coordenar os trabalhos, pois são centenas de empresas, contratadas no mundo inteiro para montarem, cada uma em sua área, os projetos do empreendimento e do estudo de viabilidade financeira. Fiz essa breve descrição para ilustrar quão complexas podem ser as etapas que precedem projetos desta envergadura.

Quanto à Refinaria Premium, aqui só falam em começar as obras na semana que vem, no ano que vem, e que a obra começaria pela terraplenagem do terreno. Em Pernambuco fizeram a terraplenagem a cinco anos e ainda nada da refinaria.

E os projetos, onde estão? Será que estamos sendo enganados? O futuro dirá...

Contudo, na semana passada, quem se encarregou de jogar “água fria” no projeto foi o próprio presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli. Em evento promovido pelo jornal Correio Braziliense, afirmou que são cinco refinarias no Nordeste: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Disse ainda que os projetos não são de uma obra qualquer, são complexos e que levam tempo para serem concluídos. E por fim afirmou que não sabia quando as obras começariam, tampouco quando terminariam. Até que enfim uma informação clara, mas muito triste para nós maranhenses. Essa entrevista foi também publicada em O Estado do Maranhão da família Sarney.

Uma coisa que sempre me causou estranheza é que Lula – que costuma fazer pirotecnias em cerimônias de muito menor porte - nunca veio aqui para lançar o que seria um dos maiores projetos do seu governo. Afinal são 20 bilhões de dólares!

Sobre o assunto, o respeitado professor José Goldemberg, um dos maiores conhecedores dos problemas de energia no mundo, publicou importante artigo em O Estado de São Paulo recentemente. O ensaio, reproduzido em meu blog, lança muitas dúvidas sobre o Pré-Sal. Ele analisa que, quando estivermos prontos para extrair comercialmente esse óleo (daqui a vinte anos), a agenda ambiental se imporá no mundo, por causa das desastrosas conseqüências do aquecimento solar. Isto naturalmente, modificará a agenda mundial de energia, priorizando fontes não poluentes, como a eólica, a solar, o álcool, carros elétricos, fazendo cair os preços do petróleo, com restrição de consumo muito grande, forçada, dos seus derivados.

Se o professor estiver certo, como geralmente está, o consumo decrescerá e sendo assim não serão necessárias novas refinarias, já que haverá restrições fortes aos financiamentos para a indústria de petróleo. O momento é problemático, carregado de muitas dúvidas acerca de energia.

A revista Exame, que trata de assuntos econômicos, detectou a veemente exploração política em torno do Pré-Sal, com políticos e governos tentando tirar o máximo de vantagens pessoais e partidárias, visando as próximas eleições. “Nas últimas semanas, porém, os brasileiros foram apresentados a outra face da maldição do petróleo - a política - e dessa não está fácil de escapar...

A miragem de bilhões de reais jorrando em alto-mar (os cálculos sobre as reservas variam de 30 bilhões a 100 bilhões de barris de petróleo) tem levado os políticos em Brasília a uma espécie de delírio, evidenciando uma sina bem conhecida dos brasileiros. Trata-se da velha prática de uso das causas nacionais como meio de obter ganhos pessoais e partidários”. Tomara que aqui não seja assim...

E a dupla Roseana e Ricardo Murad? O sistema de abastecimento de água de São Luis, o Italuis, está assim por culpa de quem? Todos sabem que o TCU paralisou as obras por problemas insanáveis nas licitações realizadas por Roseana e Jorge Murad, irmão de Ricardo Murad. Sempre a família, sempre os mesmos métodos da oligarquia. Agora tentam usar o problema que eles causaram, e que até hoje não respondem por isso, para fazer suspeitíssimas dispensas de licitação bem ao seu estilo, principalmente pela proximidade das eleições. Não mudam nunca...È bom o Ministério Público Federal abrir os olhos.

Não bastam processos de construção de hospitais impugnados pelo CREA, fechamento de outros estabelecimentos de saúde no interior, a suspensão de repasses de recursos para adversários e mudança nos critérios de repasses do SUS, com fins de cooptação política... Agora nos chega mais essa lambança. Essa família vai continuar com seus métodos nefastos, enquanto mantiver o poder usurpado ao povo pela decisão digna de republiquetas concedida por quatro ministros do TSE. Agora mais ousados pelas incertezas desses tempos!

Por fim, convido-os a passarem os olhos nos novos dados publicados recentemente pela PNAD. O Maranhão cresceu muito no meu governo e continuou crescendo muito no de Jackson. Mas, infelizmente, com Roseana Sarney, essa tendência será interrompida e o Maranhão poderá voltar para o último lugar no país...

Enquanto isso, Fernando Sarney já está em campanha e contatando prefeitos para apoiá-lo. Precisa muito de um mandato...

5 comentários:

Ricardo Santos disse...

Parabens ex-governador Zé Reinaldo, vc tem coragem de bater no Sarney de frente. Ainda mais´porque faz questao de afirmar que rompeu definitivamente com esse grupo político.

Anônimo disse...

O fefe so vao ser eleito se ele compra voto pq ele ta muito sujo e nao tem mais besta aqui no maranhao.

REINALDO ABREU TRINTA JUNIOR disse...

*Reinaldo Abreu Trinta junior

OLÁ COMPANHEIRO ZÉ REINALDO,

PARABENS PELO BRILHANTE ARTIGO. É LAMENTÁVEL QUE ESSE CÂNCER NEFASTO E DEVORADOR AINDA NÃO DEIXOU O MARANHÃO EM PAZ. TEMOS QUE COLOCAR O FLÁVIO DINO, E MEMSO COM RISCOS, SEM CO0MPROMISSOS PESSOAIS DE CAMPANHA, SENÃO TEREMOS UM NEO-GOVERNO PSEUDOJAKSON. PORTANTO, ALIANÇAS MALDITAS, ESTAREMOS NO MESNMO PRISMA DOS SARNEYS, SÓ QUE DE LADO INVERSO. NÃO É ISSO QUE OS MARANHENSES QUEREM E MERECEM. QUANTO A REFINAFRIA, ACHO DIFÍCIL NÃO SÓ ELA VIABILIZAR-SE ANTES DE SETE ANOS, ALIÁS, ACHO ATÉ DIFÍCIL ELA CHEGAR AQUI. MUITOS ESTADOS ESTÃO QUERENDO UMA MINA DESSA PATENTE. VAMOS COLOCAR PESSOAS NOVAS PARA OS CARGOS ELETIVOS E COMISSIONADOS, NADA CONTRA OS VELHOS, MAS, SE PENSARMOS ASSIM: "VOCÊ ESTÁ NOVO, DEIXA EU DESSAA VEZ,NA PRÓXIMA VOCÊ ENTRA". ORA, SE ISSO CONTINUAR A SE PROCESSAR, SEMPRE TEREMOS "GAGAS" E DESATUALIZADOS POLÍTICOS.

GOSTARIA QUE ESSES COMENTÁRIOS FOSSEM POSTADOS PELO SENHOR.

CAPITÃO REINALDO TRINTA

* O mesmo é capitão pro-ativo da PMMA; Bacharel em Segurança Pública; Especialista em Direito Processsual Penal; Pós Graduado em Direito Militar pela Universidade Castelo Branco com Chancela da UNESCO, especializando de MBA em Desenvolvimento Gerencial - Fama Excellence. alem de possuir um vasto currículo miliciano em Cursos Técdnicos e Humanitários.
Bolguista atuante e ideologicamante político definido, ativista maranhense. pARTICIPANTE DE TODAS AS LUTAS DE CLASSE EM FAVOR DA PMMA.

By William Santos disse...

BOM DIA, ADOREI O BLOG.

ABRAÇÃO E UM BOM COMEÇO DE SEMANA.

WILLIAM SANTOS.

Unknown disse...

Esclarecedor o seu artigo. Tenha cuidado, eles já estão na contra-ofensiva na mídia, querendo colocá-lo como inimigo da refinaria.