sábado, 13 de fevereiro de 2010

Oposição Irá Acertada

Começo esse artigo falando de reação. Sim, a oposição começa a reagir, reunindo-se com freqüência e acertando, com calma e maturidade, seus maiores problemas, quase todos seqüelas da eleição de 2008 para prefeitos. E a reação é contra as ações movidas pelo desespero de Roseana Sarney. Desespero porque sabe. Roseana sabe que está governadora unicamente por intermédio de uma decisão indefensável (a favor da qual não se encontra nenhuma sólida base constitucional) que a colocou no poder. Ela, a perdedora das eleições, sofre com ilegitimidade e opta por fazer ameaças e promessas de ajuda para tentar angariar apoios.

Contudo a oposição reúne esperanças. Os grandes obstáculos agora parecem pequenos e removíveis com as armas mais forte que temos: diálogo e paciência.

Não tenho dúvidas que chegaremos acertados às eleições. Breve teremos reuniões com todos os protagonistas para discutir a nossa conduta como participantes dessas eleições que prometem ser as últimas em que a oligarquia ainda tem força e poder. O único condicionante para as primeiras reuniões é que não existam condições prévias de nenhuma natureza. Vamos resolver tudo no consenso, apoiados em pesquisas qualitativas, já que as quantitativas nada representam nesse momento ainda distante das eleições. Vamos procurar nessas qualitativas a melhor maneira de juntar nossas forças, que não são pequenas, e vencer.

É isso que a população está querendo e chegou a hora de começarmos a olhar o pleito como o grupo mais próximo do desejo da população que antes de tudo quer ter a confiança renovada com a união de todos nós.

Isto está ao nosso alcance e vamos conseguir. Sem seqüelas, pois trata-se de líderes responsáveis e que novamente darão tudo por um Maranhão melhor.

Dito isso, vamos aos fatos. Em documento divulgado recentemente, o PT diz que não vai tolerar alianças com neoliberais e que só fará alianças com quem apoiar a Dilma Roussef, que será a candidata do partido. Então, como Flávio Dino é da base de Lula e vai apoiar a candidata do PT, o Maranhão não se enquadra de maneira nenhuma na restrição. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, completou a nota informando que não haverá intervenção de maneira nenhuma e tudo se resolverá pelo diálogo político.

Assim, quem apoiar a Dilma e tiver o apoio do partido nos estados, além de não contrariar a diretriz partidária que confere prioridade absoluta a eleição de Dilma, terá o apoio do PT. Um baque e tanto em Roseana Sarney e seu pai, pois com o PT, Flávio Dino será mais do que nunca candidato. Irremovível.

Sei que a turma da oligarquia e os jornalistas que apóiam o grupo ficam furiosos quando furamos o bloqueio e colocamos em dúvida os mistérios que cercam a refinaria. Com isso, reagem violentamente. Mas o que posso fazer? Sejam transparentes e deixem de querer mentir e enganar o povo. Que aceitem o fato e procurem mudar de postura. Aceitem que existem pessoas que poderão levantar coisas fundamentais que eles não querem discutir.

Afinal, vejam se essa história de Pedra Fundamental e muro do terreno tem seriedade. No dia da inauguração da tal pedra, anunciaram que iriam cercar o terreno imediatamente. Seriam 21 quilômetros de muro e que essa etapa ficaria pronta em maio. Já com quase um mês da pantomima eleitoral, que teve até a presença do Presidente Lula - imprescindível para dar credibilidade para um melancólico lançamento da obra que deveria ser a mais importante do Brasil - se você for até Bacabeira, verá que os possantes conseguiram fazer apenas 900 metros do citado muro.

Agora pensem comigo: nesse ritmo de construção vamos levar anos para terminar um muro. Quanto mais a refinaria em si. E mais: a Petrobras alertou que no orçamento da empresa, não há recurso para tal fim. Alguém pode esclarecer isso?

Quem falta com a seriedade: nós ou o governo de Roseana Sarney?

Pois bem, minha candidatura ao Senado vai ganhar importância para o PSB nacional, que a apoiará. Vamos caminhando para a consolidação política de uma candidatura que poderá dar fim à terrível hegemonia que José Sarney tem no Senado. Hoje estou convencido de que, se tivéssemos elegido Castelo em 2006, Jackson Lago não teria sido cassado. O Senado é onde Sarney tem espaço para as manobras, para fazer tudo o que quer, como realmente o faz. E sem nenhuma contestação, absoluto que é, há tanto tempo naquela Casa...

Portanto, para a oposição, a eleição de um senador é tão importante quanto a eleição do governador.

Mudando de assunto, tomou posse recentemente como presidente da Academia Maranhense de Letras o grande intelectual maranhense, Milson Coutinho. No seu discurso inicial, ele comenta a falta de apoio do governo do Maranhão. Curioso é o fato do imortal José Sarney não ter enquadrado a filha e conseguir o apoio fundamental para a entidade, obrigando o magistrado a reclamar em público.

No plenário, as críticas foram ainda maiores, pois todos sabem que há dinheiro até para inovações de gosto duvidoso, como brincadeiras de São João fora de época. Mas enfim... Esta é apenas mais uma contradição desse governo que pena por falta de legitimidade.

E para finalizar, rememoro a duvidosa contratação de vários “hospitais” sem concorrência e sem projetos, como atesta o próprio CREA. Nunca antes na história desse estado (parafraseando o nosso presidente), contrataram-se hospitais em lotes. Nenhum engenheiro consegue imaginar como isso é possível. E ainda pior: ao custo de mais de R$ 50 milhões. É um verdadeiro acinte e pavoroso escárnio aos órgãos de fiscalização. Só um Sarney consegue fazer isso.

Bom carnaval a todos. Brinquem com paz e alegria. Até a volta. Vou me ausentar por 15 dias e lamento ficar sem a companhia dos leitores que me animam e dão força.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Zé Reinaldo, os prefeitos precisam ser alertados contra o golpe de Roseana. Ela oferece mundos e fundos agora, mas, se reeleita, em 2012 não ficará com nenhum desses prefeitos, afinal não foram eleitos com a ajuda do governo dela.
Antônio Carlos