quarta-feira, 7 de abril de 2010

Filas e reclamações marcam início da terceira etapa de vacinação na capital

GRIPE A - O problema foi causado pelo atraso no reabastecimento dos postos

Começou ontem em todo o estado, a terceira etapa da vacinação contra a Gripe A (H1N1). Esta fase, que se estende até o dia 23 de abril, é destinada à população com faixa etária de 20 a 29 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a meta é imunizar mais de um milhão de jovens, que foram incluídos na campanha de vacinação por conta dos elevados índices da doença registrados no ano passado. No Brasil, os índices de vacinação já chegam perto de 7,5 milhões de pessoas. Em São Luís, o início da terceira etapa foi marcado por filas e muitas reclamações, pois além do atraso no reabastecimento das vacinas, a exigência de documento de identificação que comprove a idade e o término da campanha de vacinação do grupo anterior também foram motivos de sérios transtornos.

Para a realização da campanha no Maranhão foram enviados desde a última quinta-feira, 1°, cerca de 720 mil doses da vacinas. No entanto, em decorrência do feriado prolongado, os postos de vacinação só começaram a ser reabastecidos ontem. Com isso, centros de saúde como o Clodomir Pinheiro Costa, no anjo da Guarda; PAM e Centro de Saúde Cohab-Anil, ambos na Cohab, entre outros, estavam até o final da manhã sem receber a dose do medicamento. A previsão é que até o início da próxima semana cheguem as demais 712 mil doses para fechar o total estimado previsto para esta fase.

No Centro de Saúde Paulo Ramos, na Rua do Passeio - Centro, a fila era quilométrica e, por conta das informações desencontradas, um clima de insatisfação e desconforto se instalou no local. Idosos, gestantes e até crianças que estavam na fila não puderam ser atendidos por conta da priorização nas doses das vacinas.

Link Original

Nenhum comentário: