quarta-feira, 2 de junho de 2010

Para Sarney, só Lula dá Esperança

Duda Mendonça tem mostrado a Sarney que a situação de Roseana Sarney é crítica e que, pelas próprias pernas (dela e do grupo da oligarquia), ela não conseguirá ir muito longe. Essa é a realidade fria expressa por um mestre dos marqueteiros contratado a peso de ouro. Sarney, muito experiente, não contesta. Ele sabe que é verdade.

E é fácil de entender o porquê desta constatação.

Roseana Sarney tomou o governo nos tribunais para que passasse a ter chance de ganhar nas eleições de 2010. Usou a máquina como pôde. O primeiro alvo foram os prefeitos e alguns foram “conquistados” por ameaças de cassação nos tribunais e outros tentados por vultosas quantias repassadas em convênios que exigiam contrapartidas eleitorais. E mais: ela, para reforçar o caixa, conseguiu empréstimos, sem definição de obras ou ações prioritárias, para que pudesse gastar livremente naquilo que quisesse. Uma ilegalidade a mais, entre tantas. O que freou um pouco esta iniciativa inconseqüente foi a perda do controle fiscal das contas governamentais que contiveram sua expansão.

Em seguida veio a propaganda desenfreada, verdadeira campanha antecipada. Veio o próprio Lula por três vezes, Dilma duas, anúncios inconsistentes de refinaria, etc. Qualquer um, com metade disso, estaria eleito antecipadamente.

Mas a retirada de Jackson Lago do governo e os escândalos semanais envolvendo diretamente a família trouxeram enorme rejeição a Roseana e à família.

Assim, ela não consegue passar dos 43% de intenções de voto, o que significa segundo turno e derrota certa.

E esse é o desenrolar dos fatos...

Chamaram aquele que é o considerado o melhor marqueteiro do país, fizeram uma vaquinha, arranjaram R$ 12 milhões que, segundo a revista Veja, era o valor exigido por Duda Mendonça e ele tentou tudo. Reuniu os secretários de estado para garimpar material aproveitável para melhorar a imagem do governo de Roseana. Quase nada conseguiu de relevante. Experimentou mudar a personalidade dela, tentando achar o caminho para diminuir sua rejeição entre os eleitores. Não adiantou.

Foi assim que, depois de muito estudar o quadro das eleições no Maranhão e realizar pesquisas qualitativas e quantitativas e o potencial dos adversários, chegou a uma certeza definitiva.
E essa certeza é simples.

Se o PT estiver com Flávio Dino, Lula não poderá pedir votos no horário eleitoral para Roseana Sarney, que é do PMDB. Ele, segundo a legislação eleitoral só poderá pedir votos para Flávio Dino, coligado com o PT, seu partido.

Mesmo que aqui haja dois palanques para Dilma: o de Flávio e outro de Roseana Sarney, ele fica impedido de pedir votos para ela no horário eleitoral. Isso explica porque dois palanques é ideia tão combatida pela oligarquia.

Portanto, sem a coligação com o PT nada feito. Lula nada poderá fazer e, crendo em Duda, o caldo estará entornado definitivamente. Talvez outro nome da oligarquia possa até ser melhor do que o dela. Talvez nessas condições ela nem seja candidata.

Sarney, que sabe de tudo isso, não desistirá de tentar convencer Lula a fazer o que sabe ser seu último recurso: a intervenção no PT do Maranhão. Afinal essa é a sua última cartada para tentar eleger sua filha.

Mas as coisas não são simples assim.

Sem intervenção nada muda e para isso são necessários 2/3 dos votos. Ou seja, várias tendências, entre as várias que caracterização o partido, terão que votar. E muitos preferem deixar tudo como está ou também porque preferem dois palanques ao invés de um só.

E Flávio Dino já disse que não aceitará uma decisão que violente o que foi decidido limpa e legalmente no cumprimento do regimento do partido e de decisões nacionais. O jogo está jogado e qualquer ato de força será entendido como é: uma violência. A partir daí, o caminho é a justiça e todas as conseqüências de uma demanda como essa.

O senador José Sarney sempre é visto como aquele político muito bem informado e que estuda minuciosamente como fazer acontecer o que quer. Com muita antecedência. E depois vai mexendo personagens na direção escolhida. Muitas e muitas vezes isso deu certo. Mas nesse caso, ele cometeu um erro que poderá ser fatal para a eleição da filha.

Será que isso chegou a passar pela sua cabeça e ele não julgou importante?

O fato é que se ele tivesse falado com Lula, para que ele permitisse a filiação de Roseana no PT do Maranhão, a eleição dela passaria a ser uma possibilidade real. Seria muito difícil para a oposição e talvez nem tivesse havido uma candidatura do deputado Flávio Dino. Sarney seria dono de Lula, que pediria votos para Roseana sem nenhum impedimento legal. Seria um paraíso para a Sarneylandia...
Porque que ele preferiu que ela fosse para o PMDB? Estava precisando dar uma demonstração de força ao partido em face da enxurrada de denúncias que recebia? Ou imaginou que ela não suportaria ouvir de membros do PT, que não a aceitariam no partido, dizer-lhe duras verdades, sempre que participasse de algum ato partidário?

Enfim, seja qual foi o motivo, o fato é que isso tornou viável e muito forte o projeto oposicionista. A tal ponto que a viabilidade da candidatura de Roseana passou a depender de uma intervenção, muito ruidosa, no PT.

Sarney tenta correr reverter o processo a todo custo, mas sabe que Dino será candidato de qualquer maneira. É osso duro de roer...

Por fim, não poderia deixar de parabenizar ao ex-governador Jackson Lago pelo grande sucesso de sua pré-convenção. Quem ganha é a oposição.

2 comentários:

REINALDO ABREU TRINTA JUNIOR disse...

ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ REINALDO,



CAPITÃO TRINTA JUNIOR (APIXONADO PELA PMMA)

Candido disse...

Sua linha de raciocinio e correta, muito bem elaborada, Jackson ganhará as eleições de outubro, Flavio é um bom nome mas ainda precisa de muitas eleições para se tornar conhecido no interios uma vez que as televisões só mostram o que os Sarney querem. Um abraço.