terça-feira, 4 de março de 2008

Energia Eólica e Nordeste

Já escrevi em um dos meus artigos sobre a importância, para o Nordeste e para o Maranhão, da energia gerada pelos ventos abundantes da região. É da ordem de 75 GW o potencial do nordeste de geração de energia eólica. Portanto, gigantesco, uma dádiva de Deus, nesse momento de busca mundial por novas formas de gerar energia limpa e ecologicamente correta. Esse fato pode ajudar a tirar o Nordeste da pobreza, já que poderemos ter, para apresentar nessa competição global pela atração de empresas, o fator determinante: energia.

É uma característica de nosso estado a grande velocidade dos ventos, sempre alinhados, quase nenhuma turbulência e poucos períodos de calmaria. O potencial do Maranhão é enorme e beneficiado pela grande extensão do nosso litoral, seguido de baixadas, logo vasta parte do território acaba também tendo ventos fortes e mais de uma centena de quilômetros em direção ao interior são beneficiados. Nos falta, ainda, o aprofundamento de pesquisas com anemômetros computadorizados para mapear em todos os espaços os ventos existentes, informação fundamental para os empreendedores. A Secretária Telma Tomé me disse que o estado e a Eletronorte devem fazer as pesquisas que faltam.

No mundo inteiro há uma corrida pela energia eólica, em fazendas em terra e até no mar, em projetos offshore. Só em uma dessas fazendas, nos Estados Unidos, esperam produzir 3000 MW, maior que as hidrelétricas em construção.

E nós? E o Brasil? Ainda estamos bem atrás dos outros países, mas já existe um processo de conscientização em andamento... Estados como o Ceará já têm projetos que envolvem vários bilhões de reais.

Voltei a esse assunto neste artigo, porque a Governadora Vilma de Faria (PSB), do Estado do Rio Grande do Norte, publicou um ótimo artigo na Folha de São Paulo, em que procurava chamar a atenção do Governo Federal para a importância desse tipo de geração de energia. Nele, expôs, com êxito, que o Nordeste poderia ajudar o Brasil a resolver seus problemas num setor tão estratégico para o desenvolvimento nacional. O fato da governadora ter colocado o assunto na sua pauta de prioridades é animador, já que, nesse sentido, os estados com mais potencial, na região e no Brasil, são exatamente o Maranhão, o Ceará, o Piauí e o Rio Grande do Norte.

A governadora não falou, mas existe um fato muito importante para o programa deslanchar de vez, atraindo os empresários com mobilidade e rapidez de execução: é a necessidade da ANEEL colocar preços compensadores no leilão para compra de energia oriunda de fontes alternativas como a energia eólica. O leilão será em junho. Se isso ocorrer, o êxito do programa é certo e as coisas começarão a acontecer rapidamente.

Se os governadores dos 4 estados fizerem uma mobilização sobre esse assunto junto ao Presidente da República, no Congresso, na Sudene e nos Ministérios de Minas e Energia e do Planejamento e, principalmente, na Casa Civil, da Ministra Dilma Rousseff, vão conseguir. E vão iniciar uma nova e promissora era na região.

Isso ajudará até a mudar a agenda atual do Brasil, que é uma das mais medíocres de todos os tempos. Tudo que se vê na chamada grande imprensa brasileira é a luta da velha política patrimonialista, que atrasou o Brasil e o Maranhão por tanto tempo, tentando nomear mais e mais gente que, na maioria das vezes, não está suficientemente preparada para assumir tais cargos. Isto, naturalmente, contribui para o atraso do Brasil em relação aos outros países chamados emergentes que, libertos dessas praticas antigas, vão ganhando terreno. E quem chefia tudo isso? Quem está permanentemente no noticiário, insaciável, prometendo greves no Senado, junto com a filha, também Senadora, na tentativa de emplacar mais alguns cargos em posições estratégicas do setor elétrico, que pretende dominar totalmente, sem discussão? O Senador José Sarney , é claro. Sobretudo agora, tal uma máquina desgovernada, disputando com Renan Calheiros, até ontem grande aliado, cargos na Petrobras, como divulgado na imprensa.

O Presidente Lula está no limite da sua paciência e vem desabafando com freqüência, chegando a dizer ao Ministro de Minas e Energia que dará os cargos, mas, irá responsabilizá-los por qualquer problema no Senado. Agora resolveu viajar pelo Brasil, sair de Brasília, para se livrar das pressões de Sarney que o estão incomodando muito.

A irritação que o Presidente demonstrou sexta-feira em Sergipe, quando saiu criticando os outros poderes, não tenham dúvidas, era porque dali a pouco iria embarcar para Brasília, voltando a ser assediado pelos políticos fisiologistas. Não está mais agüentando a voracidade impertinente deles!

E ainda acabarão culpando a região e o Maranhão por toda essa exposição de práticas políticas condenáveis. Se ao menos Sarney usasse uma parte da força que tem com Lula em beneficio do Maranhão, deixando vir a siderúrgica e a refinaria... Mas isso não passa pela cabeça dele.

4 comentários:

Anônimo disse...

BOEING TERÁ FILIAL NO BRASIL.

ENQUANTO O MARANHÃO REZA PARA LULA PEITAR SARNEY PARA PODE TER UMA SIDERÚRGICA, SÃO PAULO E MINAS GERAIS BRIGAM PARA PODER SEDIAR A FILIAL DA BOEING NO BRASIL. A NOTA É DA COLUNA ONLINE DO JORNALISTA ANCELMO GOIS DE O GLOBO.

Negócio de avião
Boeing tucano

A Boeing terá uma filial no Brasil - e seu endereço virou uma queda-de-braço entre os tucanos Aécio Neves e José Serra. São Paulo largou na frente, mas o subsecretário de Assuntos Internacionais do governo de Minas, Luiz Antônio Athayde, está atrás de apoio financeiro para levar a empresa para seu estado.

O lobby mineiro conta com a Gol, atualmente o maior cliente da Boeing por aqui. A conferir.

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/post.asp?t=boeing_tucano&cod_Post=92269&a=98

Anônimo disse...

Ricardo Santos:


Parabens pela coerencia nos textos!
Zé Reinaldo deixo para vc a leitura desse blog, é de um grande jornalista que confidenciou-me sua admiração pela luta do nosso povo contra os oligarcas. Ele vai estar de volta dia desses. Entre lá, o endereço é esse aqui:
http://diplo.wordpress.com/

Anônimo disse...

ROSEANA ESPERNEIA CONTRA A DECISÃO DO TSE DE JULGÁ-LA POR PROPAGANDA ELEITORAL EXTEMPORÂNEA.

Roseana Sarney e emissora de TV do Maranhão questionam decisões do TSE
04 de março de 2008 - 16h53

A senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) e a emissora de TV Mirante Ltda ajuizaram Agravos Regimentais no Recurso Especial 27844 e no Agravo de Instrumento 8098, respectivamente, que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A TV questiona decisão do ministro Cezar Peluso, que confirmou a condenação da emissora ao pagamento de multa fixada em R$ 21.282,00 (vinte e um mil, duzentos e oitenta e dois reais), por propaganda eleitoral extemporânea em favor de Roseana Sarney.

Já a senadora contesta outra decisão do ministro que acolheu parcialmente o Agravo de Instrumento ajuizado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra sentença do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). O Tribunal Regional liberou o DEM (antigo partido da senadora) e Roseana da acusação de realização de propaganda eleitoral extemporânea.

Em seu recurso, a senadora Roseana Sarney argumenta que Agravo interposto pelo MPE não atacou os fundamentos da decisão agravada.

Entenda o caso

A Coligação “Frente de Libertação do Maranhão” (PDT/PPS/PAN) acusou Roseana Sarney (PMDB-MA, ex DEM), candidata ao governo estadual nas eleições de 2006, de ter veiculado no site “imirante.com”, de sua propriedade, matéria caracterizada como propaganda irregular. Na propaganda, o pai de Roseana, senador José Sarney (PMDB-AP), proclamava a vitória da filha e defendia a realização de auditoria no Estado, a ser realizada após a posse dela “para apurar os escândalos do governo José Reinaldo”.

Em outra denúncia, que é assunto do AG 8098, Roseana e o DEM são acusados de propaganda eleitoral extemporânea no mês de maio/2006, em propaganda partidária, por meio de quatro inserções. Segundo o MPE, a senadora e o DEM teriam violado o artigo 36 da Lei nº 9504/97.


http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/index.jsp?pageDown=noticiaSearch.do%3Facao%3Dget%26id%3D993300

Anônimo disse...

BLOG DA MURANTE É PEGO DESCARADAMENTE NA MENTIRA TENTANDO PASSAR CONTA REJEITA DO PSB DE 2003 DE RICARDO MURAD PARA JOSE REINALDO QUE SÓ EM 2005 ENTROU NO PARTIDO.

O JORNALISTA DÉCIO SÁ TENTOU BOTAR NA CONTA DE JOSE REINALDO AS CONTAS REJEITADAS ONTEM PELA CORTE ELEITORAL DO PSB. SÓ NÃO CONTAVA COM A BOA MEMÓRIA DE SEU JOCA E DO GOOGLE ONDE FACILMENTE SE ENCONTRA REGISTRO DE QUE JOSÉ REINALDO SÓ ENTRO NO PSB NO DIA 25/09/2005, UM SEXTA-FEIRA. VEJA A MENTIRA DE DÉCIO E A RESPOSTA DE SEU JOCA EM SEGUIDA:


Te cuida, Zé Reinaldo!
TSE mantém rejeição de contas do PSB


O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade e de acordo com o voto do relator, ministro Marcelo Ribeiro (foto), negou seguimento a Agravo Regimental no Agravo de Instrumento (AG 7616) interposto pelo Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro no Maranhão (PSB-MA) contra a rejeição de suas contas relativas ao exercício financeiro de 2003.

De acordo com os autos do processo, as contas partidárias foram rejeitadas por conterem vícios insanáveis, pelo fato de ter transitado pela conta do Fundo Partidário, importância que excedeu ao valor que foi destinado naquele exercício, ao Diretório Regional do PSB.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) rejeitou a prestação de contas do partido, motivo pelo qual o PSB-MA interpôs o Agravo no TSE, sob o argumento de que ainda faltaria esclarecer a motivação pela qual o TRE maranhense decidiu pela insanabilidade das contas, conforme prevê a Constituição da República, artigo 93, item IX, que garante a fundamentação de todas as decisões do Poder Judiciário, sob pena de nulidade.

Para o ministro Marcelo Ribeiro, inicialmente, verifica-se que o agravo encontra-se mal formado, pois não há procuração nos autos, o que inviabiliza o conhecimento do apelo, de acordo com a jurisprudência do TSE.

Além disso, o ministro lembrou que não cabe recurso especial contra acórdão de Tribunal Regional Eleitoral que examina prestação de contas de candidato, por constituir decisão de índole eminentemente administrativa.

De acordo com o relator ao citar precedente da Corte, “Não há como prosperar a alegação de vícios no aresto ora embargado se o apelo sequer foi conhecido, em razão do tema nele versado”. Sua decisão foi acompanhada por unanimidade.


REPOSTA DE SEU JOCA:

Em 2003 Jose Reinaldo era filiado ao PFL hoje DEM, só em 2004, ele saiu e foi para o PTB. e em 2005 foi para o PSB, extamente no dia 25/09/2005 uma sexta-feira, registro muito facilmente encongtrado no google. O PSB de 2003 era de RICARDO MURAD por isso é ele quem deve se explicar por essas contas hora rejeitadas. MENTIRA TEM PERNA CURTA MEU CARO DÉCIO.