sexta-feira, 7 de março de 2008

Espírito Público

Dora Kramer do Estado de São Paulo: “A posição de ex-presidente da República e condição de fiador da transição democrática não inibe - e isso impressiona - o senador José Sarney de fazer manobras fisiológicas com a falta de cerimônia de um iniciante. Anunciou a disposição de pedir licença do mandato junto com a filha Roseana e o aliado Gilvan Borges, dizendo que era para escrever suas memórias. O governo entendeu o recado e, ante a ameaça de retirar três votos do Senado, substituídos por suplentes a serem conduzidos como marionetes em favor dos interesses do clã, tratou de dar a presidência da Eletrobrás a um afilhado de Sarney que, ato contínuo, desistiu do período sabático dedicado à literatura. Como bem observou um petista de altíssimo escalão há 15 dias, quando do anúncio da falsa retirada: E que livro escreverá Roseana?

Cristiana Camarco da Folha de São Paulo: “A reunião de líderes da Câmara e do Senado foi um exemplo de clima de tensão. Ela terminou em bate-boca entre os senadores Heráclito Fortes (DEM- PI) e a líder do governo no Senado Roseana Sarney (PMDB- MA), que chegara atrasada.
Garibaldi saiu e a reunião estava dominada pela oposição. Foi aí que Roseana dirigiu-se a Heráclito e, em tom enfático, disse: “E o senhor pode levar um recado para seu partido...”O senador reagiu e de dedo em riste: “Recado, não. Eu não levo recado.” Surpresa, a líder ainda tentou corrigir. “Mas eu estou trazendo um recado do governo, e você, um recado da oposição”, disse, passando a enumerar os obstáculos criados pela oposição para não votar o orçamento. “Agora, não. O governo decidiu que vai votar na quarta- feira”, concluiu. “Mais alguma ordem?” devolveu Heráclito, irônico.”

Como se vê, o presidente Lula, se depender de aliados como esses, está perdido. Um Sarney fisiológico ao extremo, que faz chantagem com o governo, por cargos e vantagens e, a outra, Roseana, incompetente e arrogante, e por isso, levando bordoadas diversas no Senado vindas dos outros senadores. Acorda Lula!!!

Um comentário:

John Cutrim disse...

Ontem, no programa político do PMDB que foi ao ar, foi sentida a estranha ausência de pemedebistas fortes: da líder do governo no Congresso, senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), e de seu pai, José Sarney (PMDB-AP), o que não se sabe se foi por vontade própria dos mesmos ou por opção da direção do partido.O novato na legenda peemedebista e hoje ministro de Minas e Energia, o maranhense Edison Lobão, apareceu.

John Cutrim www.johncutrim.zip.net/