quinta-feira, 15 de maio de 2008

Dengue

A dengue está crescendo rapidamente nas áreas tropicais e subtropicais de todo o mundo nos últimos anos, graças a fatores tanto naturais quanto causados pelo homem. Entre os países que experimentaram epidemias recentes estão Camboja, Costa Rica, Índia, Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã. No Hemisfério Ocidental, surtos também ocorreram em algumas ilhas do Caribe, Cuba, norte do México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico e Venezuela. Neste ano, a dengue atacou o Rio de Janeiro, infectando mais de 75 mil pessoas no Estado brasileiro.

Epidemiologistas dizem que o aquecimento global está permitindo que o mosquito tigre-asiático, Aedes albopictus, um vetor tanto da chikungunya quanto da dengue, sobreviva em áreas que antes eram frias para ele. Este mosquito agora prolifera no sul da Europa e até mesmo na França e na Suíça. Não há vacina para dengue e dificilmente alguma surgirá tão cedo. Em 2003, a Fundação Bill e Melinda Gates dedicou US$ 55 milhões ao longo de seis anos para estimular o desenvolvimento de uma vacina para dengue e impedir sua proliferação global. Testes de vacinas estão em andamento em várias áreas tropicais, mas espera-se que a aprovação de uma vacina eficaz ainda demore cerca de uma década.

Comentário do Blog: Esse assunto referente ao aquecimento global preocupa a todos no mundo, porém, ainda sem um acordo que envolva a todos.Foi divulgado que os Estados Unidos conseguiu reduzir as emissões de gás carbônico mais que os países signatários do Pacto, que não é assinado por aquele país. Isso foi conseguido por meio do uso de modernas tecnologias. Não deixa de ser uma esperança.
O Brasil continua apanhando, pois, depois das medidas contra o desmatamento, ao contrário de diminuir, este aumentou nos estados do Pará e Mato Grosso. Estamos muito mal na foto!

2 comentários:

Anônimo disse...

A "fama" do Grande Democrata...

Coluna do Sebastião Nery em 17 de maio de 2008

"Tadinho do Sarney"
O senador Sarney, democrata no Senado, "liberal" na "Folha" e intelectual na Academia, sempre defendendo a "liberdade de imprensa", o "direito de expressão", quando chegam as eleições vira o cão do terceiro livro. Volta aos horrores da ditadura, reencarna o sargentão bigodudo da Arena, incorpora o Edir Macedo e processa todo mundo que o critica.

Em 2006, abriu dezenas de processos contra jornalistas, jornais e até simples "blogs", lá no Amapá. Agora, entrou em Brasília com uma ação exigindo R$ 220 mil de "indenização por danos morais" (é quanto ele avalia sua moral?) por causa de artigo ("Sarney quer acabar com Jackson") do jornalista Jersan Araújo, publicado no "Jornal Pequeno", do Maranhão.

Para defendê-lo, Sarney foi buscar dois advogados no Piauí. Estranho. Que culpa tem o Piauí? Por que no Piauí? Por que não no Maranhão? Será por que os do Maranhão já o conhecem de sobra?

Os dois causídicos do Piauí são desbragadamente enganatórios:

"O jornal quer transformar a concepção e o pensamento dos leitores sobre a figura impoluta (sic) do autor, que possui um caráter (sic) indubitavelmente digno e respeitável (sic) e está passando pelo sofrimento (sic) de ver seu nome motivo de escrachos (sic), difamação, injúria, calúnia". Tadinho do Sarney. 20 anos de bedel da ditadura e tão inocente.

Anônimo disse...

Cresce a "fama" dos Sarney...

Deu no Cláudio Humberto17/05/2008

Marido de Marina enrolado na Justiça
O técnico agrícola Fábio Vaz de Lima, casado há 20 anos com a ex-ministra Marina Silva, tem algo em comum com a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA): é acusado de irregularidades na extinta Sudam. Lima e Roseana teriam beneficiado ilegalmente a Usimar em São Luís, com recursos do Fundo de Investimento da Amazônia. O processo, com onze volumes, envolve também o marido de Roseana, Jorge Murad.


17/05/2008 | 00:00
Ecologia motorizada
O marido da ex-ministra se enrolou com a Justiça há oito anos no Maranhão, onde seria instalada a indústria de peças automobilísticas.
: