terça-feira, 29 de julho de 2008

Colunaço do Pêta

Data de Publicação: São Luís, Domingo, 27 de julho de 2008

Dr. Pêta recorre, hoje, a um oportuno comentário do blogueiro John Cutrim (www.johncutrim. zip.net) para abrir o Colunaço deste domingo!!! Vale a pena conferir!!!

“O ex-presidente da República e senador José Sarney, em nota escrita de próprio punho no último dia 16, endereçada à Agência Estadual de Notícias, manifestou solidariedade ao governador Roberto Requião, vítima de censura prévia imposta por decisão judicial a pedido do Ministério Público Federal. O senador Sarney afirma ser incompreensível que, na defesa de suas idéias, no exercício de sua liberdade de consciência e expressão, Requião seja punido e intimidado no seu justo direito de falar, expondo suas posições e defendendo o seu governo, relatando suas obras que são de grande dimensão, exemplares ao longo de sua vida pública.

Esse mesmo José Sarney, senador pelo PMDB do Amapá, ex-presidente da República, membro da Academia Brasileira de Letras, duas vezes presidente do Senado, ex-governador do Maranhão, tão democrata nos discursos do senado, nos artigos na Folha de São Paulo e que agora defende com unhas e dentes seu amigo da grande elite conservadora paranaense, está sendo acusado de usar a Polícia Federal para intimidar o jornalista Lourival Bogéa, diretor do Jornal Pequeno. Lourival é alvo de uma representação penal impetrada via Brasília na Polícia Federal.

O mesmo José Sarney, que criticou veementemente o presidente Hugo Chávez, acusando-o de autoritarismo e de cercear a imprensa naquele país, ingressou nesse mês com uma ação indenizatória no valor de 220 mil reais contra o Jornal Pequeno, que é um jornal que tem 57 anos, sempre trabalhando pelas causas democráticas e populares no Maranhão tendo como objetivo o compromisso de fazer uma imprensa livre, imparcial e ética. Tudo porque Lourival Bogéa é um contundente e diário crítico da atuação política de Sarney.

Diante de todas essas contradições do ‘coronel’ Sarney, ficam evidentes os seguintes pontos e indagações: o jogo duplo de cena que Sarney faz quando estão colocados em jogo os seus interesses, nunca fez e nunca fará nada de graça, nem mesmo quando apoiou a Ditadura Militar. Por que o senador Sarney não processa a revista Veja, que tem publicado um vasto material de cunho jornalístico sobre as suspeitas que recaem sobre ele e sua família no caso Gautama?! E, por fim, por que o ‘rei da mordaça’, como o senador José Sarney é conhecido por tentar impor censura a jornalistas do Amapá e do Maranhão, tenta de todas as formas (não conseguirá) calar o Jornal Pequeno, já que ele se auto-proclama escritor, jornalista e político defensor da democracia e das liberdades? Sarney é a figura de um paradoxo, o oposto do que alguém pensa ser a verdade”!!!

http://www.jornalpequeno.com.br/2008/7/27/Pagina83427.htm

Nenhum comentário: